Estratégia Black Friday: 7 dicas para vender mais e evitar fraudes

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Índice

  • 7 dicas de como vender mais na Black Friday
  • Como proteger sua empresa contra fraudes na Black Friday
  • Como a inteligência de dados ajuda as empresas na Black Friday

A Black Friday vem se estabelecendo no calendário de empresas e consumidores brasileiros. A data é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e potencializar os resultados no final do ano.

Embora seja um evento muito ligado ao segmento B2C, o mercado B2B também pode se aproveitar e criar estratégias que ajudem a atrair novos clientes e a vender mais. No entanto, para que a estratégia tenha sucesso, é preciso planejamento. E isso não envolve apenas as ações comerciais, mas também de prevenção a fraudes.  

A seguir, separamos dicas essenciais para aumentar as vendas nesta Black Friday e também medidas para proteger a empresa nesta data. Boa leitura!

7 dicas de como vender mais na Black Friday

Mesmo sendo uma data consolidada no calendário comercial brasileiro, muitas empresas ainda cometem erros básicos na hora de definir suas estratégias. Separamos alguns passos fundamentais para quem deseja vender mais nesta data:

1. Ofereça descontos reais

O termo “Black Fraude” infelizmente vem à tona ano após ano. Isso porque muitas marcas se utilizam do buzz gerado ao redor da Black Friday, mas não oferecem descontos ou fazem promoções reais.

Ou seja, há toda a roupagem e identidade visual que remete à data, mas sem os benefícios que os consumidores esperam. Essa honestidade, além de esperada, é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizá-los à empresa.

Leia mais: Conheça o sistema de antifraude para e-commerces

A lógica se aplica às vendas B2B: é importante que seus prospects, independente do tamanho e do segmento do negócio, consigam ver vantagens na oferta, personalização de serviços e que recebam uma abordagem comercial de impacto.

E falando em fidelização, devemos nos lembrar de outro aspecto muito importante: a retenção. Por isso, em vez de focar apenas na aquisição de novos clientes, é recomendado oferecer vantagens para quem já é cliente recorrente da marca.

2. Tenha estratégias de upsell e cross sell

Um assunto que tem muito a ver com a retenção e a experiência dos clientes são as estratégias de upsell e cross sell para aumentar as vendas na Black Friday.

Basicamente, o upsell refere-se à oferta de upgrades no produto ou serviço adquirido pelo cliente logo após a compra. O objetivo é agregar valor e, ao mesmo tempo, aumentar o ticket médio.

Para fazer ofertas que façam sentido para o cliente, é preciso conhecer suas dores e oferecer uma experiência de compra positiva. Para isso, o relacionamento é fundamental para identificar oportunidades que ele possui e qual solução pode atender essas necessidades.

Já o cross sell trata da venda de produtos ou serviços adicionais. Nesse caso, o cliente já possui uma solução que o atende bem, mas pode se beneficiar ainda mais de outra que o permita tirar ainda mais valor da primeira.

3. Explore o senso de urgência

Os gatilhos mentais são outra importante ferramenta para ajudar a aumentar as vendas na Black Friday. Recursos como prova social e senso de escassez são estratégias psicológicas legítimas para estimular o cliente a comprar.

Por meio do uso de chamadas para ação (CTA) bem planejadas (“última chance”, “por tempo limitado”, “oferta exclusiva para as X primeiras compras” etc.) e de recursos como contagem regressiva, é possível criar um senso de urgência em relação à oferta apresentada, indicando que “é agora ou nunca” para aproveitá-la.

Isso gera no prospect um estímulo à compra. As próprias teorias de Neuromarketing mostram que o comportamento do consumidor está diretamente conectado com os estímulos que o cérebro recebe, fazendo com que fique com mais atenção e emoções mais afloradas.

4. Estruture uma campanha de comunicação 

Existem diversos canais de comunicação que podem fazer com que o seu cliente se conecte com a marca e esteja disposto a comprar seus produtos.

Quando falamos da lógica B2B, devemos lembrar sempre que a venda pode ser mais complexa e com um ciclo de vendas maior. 

Veja algumas possibilidades:

  • Campanha para Redes Sociais;
  • Mídias indoor e outdoor;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Landing Pages;
  • E-mail Marketing, etc.

Por exemplo: enviar e-mails para a base de clientes é uma estratégia importantíssima para chamar atenção para a data e criar expectativa. Para isso, porém, é preciso fazer um bom trabalho de segmentação com base no perfil dos consumidores e, sempre que possível, personalizar a mensagem.

A personalização tem papel fundamental nesta época do ano, uma vez que os clientes provavelmente estão recebendo dezenas de e-mails todos os dias. Por isso, apresentar ofertas diretas e alinhadas às suas necessidades/características torna-se um diferencial importante.

5. Invista na reativação de leads

A Black Friday é uma excelente oportunidade para reativar leads desengajados e negociações perdidas no passado.

Se o time de vendas fizer um bom trabalho para retomar o contato com os clientes que não fecharam uma negociação, que cancelaram ou que não convertem há algum tempo, as chances de conquistá-los com descontos e promoções é grande.

Leia mais: Predição de churn: como prever o cancelamento de clientes

Vale lembrar, que é importante fazer uma segmentação de acordo com o motivo de lost para chegar no prospect certo e no momento certo.

Uma das questões mais recorrentes das empresas é o budget, e o final de ano é uma excelente oportunidade para retomar essa questão, diversas empresas estão fechando seus planejamentos e podem provisionar novas oportunidades para o próximo ano.

6. Faça campanhas de mídia paga

As campanhas de anúncios permitem alcançar um público altamente segmentado e “furar a bolha” do negócio. P

or meio de plataformas como Google Ads e das principais redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube etc.) é possível expor a marca a uma audiência maior e com maior fit.

7. Monitore seu desempenho

Todas estratégias e campanhas colocadas em prática devem ser monitoradas e na Black Friday isso é ainda mais importante, já que o volume de vendas tende a ser maior.

Por isso, é essencial contar com ferramentas que permitam acompanhar os principais KPIs de vendas e outras métricas que ajudem a traduzir a eficácia de cada ação.

Número de novos clientes, CAC, ROI e ticket médio. Existem muitos indicadores que podem (e devem) ser monitorados para permitir uma avaliação precisa.

Como proteger sua empresa contra fraudes na Black Friday

Devido à grande expectativa e movimentação, a Black Friday também é alvo de muitas fraudes contra as empresas. No ano passado foram registradas quase 120 mil tentativas de golpe (alta de 131,5%). E isso foi somente no e-commerce.

Mariana Nascimento, PM de Prevenção à Fraude na Neoway, fala sobre as fraudes durante a Black Friday e as medidas de segurança que as instituições financeiras precisam ter para se prevenir.

Diante desse cenário, é imprescindível que as empresas pensem nas vendas, mas saibam como se proteger. Abaixo, algumas recomendações para evitar fraudes durante a Black Friday:

Realize auditorias internas e externas

Auditorias internas e externas são recursos importantes para identificar e prevenir fraudes e falhas. Internamente, elas são realizadas pela própria organização e visam repassar as operações e controles internos. Externamente, são feitas por empresas especializadas que analisam toda a questão contábil e fiscal do negócio.

Faça gestão de riscos

A gestão de riscos é outra medida essencial para prevenir e solucionar fraudes. É ela que permite identificar os pontos fracos e brechas nas operações e sua correção imediata.

Monitore os processos

O monitoramento contínuo de riscos possibilita que a organização crie uma primeira linha de defesa contra fraudes.

Ao manter uma vigilância constante sobre as frentes de atuação do negócio, os gestores contam sempre com relatórios e métricas utilizados para acompanhar os principais indicadores.

Invista no treinamento dos funcionários

Ter todo esse controle sobre os processos e operações da empresa é ótimo, mas é preciso considerar o fator humano. A definição de políticas e boas práticas de prevenção à fraude não vão funcionar se os colaboradores não estiverem capacitados para colocá-las em prática.

Sendo assim, é fundamental oferecer treinamentos para capacitá-los a não apenas conhecer as políticas da empresa, mas também a usar as ferramentas necessárias e saber como proceder para prevenir e combater fraudes.

Conheça seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores

As relações que a empresa mantém também devem ser foco de atenção. Para isso, as políticas voltadas para conhecer melhor os terceiros, é muito importante. Você já ouviu falar nos 4Ks do Compliance?

As estratégias de Know Your Customer (KYC), Know Your Supplier (KYS), Know Your Partner (KYP) e Know Your Employee (KYE) são centrais para que cada uma dessas relações tenha a devida segurança e acompanhamento.

Como a inteligência de dados ajuda as empresas na Black Friday

A Black Friday se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio, sendo praticamente impossível não se preparar para este momento.

A tecnologia e todo o conhecimento que os dados podem trazer às empresas permitem que elas tenham inúmeras vantagens diante da concorrência, estejam mais protegidas e consigam apresentar ofertas mais personalizadas aos seus clientes

Com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway, por exemplo, a estratégia de vendas da sua empresa ganha mais força. A Neoway ajuda os clientes a conquistar leads mais qualificados, a fazer segmentações eficientes e a personalizar campanhas. 

Renata Contidio, do time da PJ Neblina, conta como a empresa obteve um aumento de 43% de faturamento utilizando a inteligência de dados da Neoway.

Além de identificar potenciais mercados para expansão, a Neoway permite que os clientes tenham mais inteligência em suas vendas e uma estratégia mais robusta, com aplicações importantes para o negócio, como:

Mas, como você viu neste artigo, a tecnologia e a inteligência de dados não só reforçam o aumento das vendas: elas também ajudam com que as empresas estejam mais protegidas contra fraudes e situações de risco inerentes ao mercado. 

Um dos grandes pilares da Neoway é a Identificação de Fraude. E, como você deve imaginar, as fraudes contra as empresas durante a Black Friday continuam sendo um motivo de preocupação para os negócios.

Thiago Costa, do time da Financeira Alfa, fala sobre a importância dos dados para mitigar riscos e alavancar resultados dentro da empresa.

Golpes como chargeback, roubo de identidade, phishing, entre outros, demandam uma atenção especial neste momento. 

A Neoway também possui soluções de prevenção à fraude, as quais centralizam dados e informações valiosas, entregando o que a empresa precisa para estar mais segura. Além da precisão e agilidade para verificar documentos, os clientes Neoway conseguem: 

  • Fazer o cruzamento de informações;
  • Realizar o monitoramento contínuo;
  • Fazer o arquivamento de histórico;
  • Gerenciar processos antifraude e de monitoramento;
  • Antecipar e se proteger contra riscos.

Um exemplo de caso de uso importante é o Neoway Check, que permite que os processos de validação, antifraude e onboarding de clientes seja massificada, como o complemento de:

A Black Friday é uma ótima oportunidade para empresas que desejam se destacar no mercado e querem ter a tecnologia como aliada.

Como você pôde conferir neste artigo, a inteligência de dados potencializa este processo, ajuda com que as empresas tomem as melhores decisões e fiquem muito à frente da concorrência.

Entre em contato com o time da Neoway e entenda como a inteligência de dados pode transformar o seu negócio. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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