Estratégias de upsell e cross sell para aumentar as vendas

SCROLL DOWN

Tão importante quanto conquistar novos clientes para um negócio é fidelizar aqueles já conquistados. Principalmente se, além de retidos, eles aumentarem seus investimentos ao longo do contrato, por meio de upsell e cross sell. Portanto, o trabalho não termina quando a equipe de vendas cumpre a última etapa da jornada.

A partir daí, entram em cena o time de Customer Success (CS) e o Account Manager, que podem rentabilizar a carteira de clientes. Neste artigo, destaco como essas estratégias funcionam para aumentar as vendas.

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

O que é upsell e cross sell (upselling e cross-selling)?

Upsell e cross sell formam a última das quatro etapas de uma estratégia de vendas bem definida (prospectar, conquistar, manter e aumentar a oferta), com foco em aumentar a receita e agregar valor à experiência do cliente por meio da oferta de complementos ou upgrades. 

O upsell baseia-se em melhorar a compra inicial do cliente, aumentar o contrato com uma versão mais completa do produto.

Já o cross sell consiste em oferecer soluções complementares ou para outros segmentos não contemplados na primeira negociação.

Partem do princípio que, para vender mais, não é necessário, obrigatoriamente, atrair novas oportunidades. Pelo contrário: é possível aumentar a receita da empresa vendendo para sua própria base de clientes.

A ideia por trás dessa estratégia é que a jornada de compra do cliente não acaba com a assinatura do contrato ou com a aquisição de uma solução. 

O que acontece após a conquista de um novo negócio é fundamental para os resultados da empresa, e é seu papel garantir o sucesso dos clientes para retê-los, fidelizá-los e, por meio do cross-selling e upselling, fazê-los investir em novos produtos ou serviços.

Cross-selling

Cross-selling ou venda cruzada se dá pela oferta de um produto ou serviço que esteja relacionado ou seja complementar à solução que o cliente adquiriu. 

Mais do que estimulá-lo a consumir mais, essa estratégia de vendas tem como objetivo agregar valor à experiência do cliente e oferecer alternativas para atender melhor às suas expectativas e entregar melhores resultados.

As vendas cruzadas são relativamente simples de serem implementadas, uma vez que é possível oferecer diversas combinações de produtos para continuar gerando faturamento, inclusive de forma recorrente. 

Essa é uma estratégia que deve ser pensada junto à jornada do cliente, desde o primeiro contato.

O exemplo mais claro de cross-selling acontece no e-commerce. Quando alguém coloca um produto no carrinho ou já adquiriu algum item específico, o próprio sistema do site oferece uma série de itens complementares com base no histórico de compras e no comportamento desse cliente.

Outro exemplo bastante conhecido são as redes de fast-food: ao criar promoções para que os clientes adquiram acompanhamentos ou bebidas junto aos seus lanches, essas empresas estão simplesmente agregando valor à experiência dos consumidores.

Técnicas de Cross-sell

Existem três técnicas de cross-selling que merecem destaque. São elas:

  • Segmentação: a ideia é analisar e entender a base de clientes para direcionar soluções específicas de acordo com os diferentes perfis de consumidores e suas características.
  • Relevância: para que a venda cruzada seja bem sucedida, é preciso que a solução complementar oferecida ao cliente realmente agregue valor e contribua para tornar sua experiência melhor ou mais completa. Geralmente, para que seja mais eficaz, a sugestão ofertada deve possuir valor mais baixo do que o item que o cliente está adquirindo.
  • Timing: para aumentar as chances de sucesso, não basta o cross-selling ser relevante; a sugestão tem que ser feita no momento certo. Seja durante a negociação ou por meio de uma abertura do consumidor, é preciso reconhecer o momento mais propício para oferecer as soluções que vão complementar a sua experiência.
Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Upselling

Upselling é uma estratégia de vendas relacionada ao upgrade do produto ou serviço inicialmente adquirido. 

Ou seja, diferentemente do cross-selling, o upselling não busca incentivar o consumo de soluções complementares, mas sim superiores – e, por óbvio, de maior valor -, sempre apoiado por condições atraentes.

Importante notar que, obrigatoriamente, o upselling acontece com produtos ou serviços da mesma categoria da escolha inicial do cliente. 

O ponto-chave não é utilizar essa estratégia apenas para aumentar a lucratividade, mas oferecer ao cliente, por um preço aceitável, uma solução que vai melhorar sua experiência, criando uma relação de confiança com o objetivo de fidelizá-lo.

O mesmo exemplo da rede de fast-food pode ser utilizado para explicar o upselling: após realizar a venda cruzada, convencendo o cliente a adquirir acompanhamentos e bebidas, o vendedor pode fazer o upselling, sugerindo que, por um pequeno acréscimo no valor, a pessoa leve porções maiores.

Técnicas de Upsell

As estratégias de upselling tendem a ser um pouco mais complexas e técnicas, sobretudo para que a empresa não passe a ideia de que seu objetivo é simplesmente fazer com que o cliente adquira uma solução mais cara.

Nesse caso, é preciso convencê-lo de que o objetivo não é outro senão sua satisfação e que a operação é para que o cliente consiga alcançar seus objetivos com melhores resultados e uma melhor experiência.

Assim, existem dois pontos-chave no upselling:

  • A oferta deve fazer sentido: é preciso que os vendedores conheçam todas as funcionalidades e possibilidades da solução que representam. Se o cliente busca um determinado produto para um fim específico, de nada adianta tentar convencê-lo a adquirir uma solução mais cara e que não tem relação com o que ele busca.
  • O foco deve ser as necessidades do cliente: além do contexto, a oferta de upselling deve ser feita de maneira honesta e focada no sucesso do cliente, em atender às suas reais necessidades. 

Em outras palavras, a sugestão de upgrade deve ser feita apenas quando é, verdadeiramente, a melhor opção. Isso trará mais confiança à relação, favorecendo a recorrência das compras e a obtenção de novos clientes por indicação.

Qual a diferença entre cross selling e upselling?

Embora tenham objetivos e até mesmo conceitos muito parecidos, upselling e cross-selling são estratégias utilizadas de formas diferentes. 

Enquanto o upselling busca fazer com que os clientes adquiram soluções mais completas e mais caras, o cross-selling foca na adição de produtos ou serviços complementares.

Como vimos, o cross-selling é uma abordagem de fácil execução. Seja no e-commerce ou até mesmo nas gôndolas colocadas próximas aos caixas nos supermercados, as vendas cruzadas não exigem menos esforços para serem postas em prática e funcionarem.

Já o upselling pode, em muitos casos, demandar uma qualificação maior e mais expertise do time de vendas das empresas, já que é preciso conhecer a fundo a solução oferecida e entregar argumentos válidos para que o cliente aceite a aquisição de um produto ou serviço mais caro. 

Não à toa, o upselling é muito utilizado em vendas B2B, embora possa ser aplicado em diferentes segmentos.

Diferenças à parte, upselling e cross-selling compartilham o mesmo objetivo: aumentar o ticket médio por meio de estratégias de baixo custo.

Quais são as vantagens do upselling e cross-selling?

Infográfico apresenta as vantagens do upselling e cross-selling.

Entre os principais benefícios do cross-selling e upselling estão:

Redução de custos

A aquisição de novos clientes é mais cara para uma empresa do que vender para sua base atual. 

O cross-selling e o upselling trabalham no sentido da fidelização dos clientes, buscando vender mais para quem já está “dentro de casa”. Assim, a operação se torna menos onerosa, sobretudo no que se refere ao Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Fidelização de clientes

Ao oferecer soluções que agregam valor e otimizam a experiência do cliente, a empresa o auxilia a alcançar seus objetivos e atender às suas necessidades de forma mais rápida e completa.

Com isso, a satisfação e a confiança do consumidor com a marca aumentam. O resultado é a fidelização desses clientes, o que não só os leva a consumirem mais, como também aumenta as chances de atrair novos consumidores por meio de indicação.

Mais conhecimento sobre o cliente

É um ciclo virtuoso: para que o cross-selling e upselling sejam eficazes, é preciso que a empresa conheça seus clientes, suas preferências e necessidades. 

E quanto mais informações, mais certeiras e precisas serão as estratégias de vendas cruzadas e upgrades, tornando o processo mais eficiente e trazendo melhores resultados.

Além disso, ao conhecer a fundo seus clientes, a empresa consegue desenvolver novas soluções que atendam suas dores e desejos. Novamente, isso aumenta as chances de vender mais e aprender ainda mais sobre os consumidores.

Redução da taxa de churn

Ao gerar clientes fiéis e mais satisfeitos, as estratégias de cross-selling e upselling conseguem reduzir a taxa de churn, que envolve a rotatividade de consumidores e o número de cancelamento e desistências de compra.

Afinal, o time de vendas foca em oferecer soluções que fazem sentido para seus clientes, no momento certo e de forma que agregue valor à sua experiência.

Outros benefícios que merecem destaque são:

  • Ajuda na construção de um diferencial competitivo;
  • Aumenta o ticket médio;
  • Colabora para o desenvolvimento de planos comerciais mais assertivos;
  • Facilita a identificação de produtos ou serviços obsoletos;
  • Melhora as estratégias de comunicação;
  • Reforça indicações.

Fernando Grossi, Diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros; Rodrigo Barros, Diretor de Marketing da Thomson Reuters na América Latina e a Coordenadora de Vendas da Neoway, Wendy Shelly debatem as estratégias de retenção, cross sell e upsell para aumentar as vendas neste webinar:

A importância do Account Manager no upsell e cross sell

Ter uma pessoa dedicada ao incremento da carteira é muito importante, porque para se manter saudáveis e competitivas, as empresas precisam aumentar o MRR (sigla em inglês para receita recorrente mensal) e manter uma baixa taxa de cancelamento. E nesses aspectos, há muito a explorar dentro das contas já conquistadas.

Como exemplo, podemos pensar em um cliente que inicia a contratação de um serviço em seu modelo mais básico, para entender se faz mesmo sentido para o negócio dele. É aí que entram o CS, que ao longo do atendimento pode fazer um diagnóstico atualizado para ampliar o contrato, e o Account Manager, que munido destas e das informações de kickoff, conseguem apontar novos caminhos para a parceria: o que faz sentido e qual o formato ideal em termos de upsell ou cross sell.

Leia mais: O que é Go-to-Market e para o que serve?

Além disso, novos produtos e versões atualizadas são desenvolvidas com frequência. O papel do Account Manager é apresentar mudanças, melhorias e complementos às soluções já contratadas. Pode acontecer de um produto ser eficiente no momento da contratação, mas não funcionar no longo prazo a medida que os desafios do cliente vão mudando.

Manter essa atualização na estratégia junto ao cliente, além de treinar o olhar para novas áreas de atuação no negócio, resulta não somente em retenção, mas em recorrência de compra e elevação do ticket médio.

As estratégias usadas para aumentar as vendas

Entendimento do perfil do cliente ideal (ICP)

Quando uma venda é concretizada, o Account Manager entra em ação. Recebe informações do cliente, inclusive se contratou mesmo o que pretendia inicialmente — uma primeira pista sobre o que abordar nos contatos futuros.

Leia mais: Projeção de vendas: como utilizar ferramentas de IA para vender mais

São traçadas metas de curto, médio e longo prazo para cada atendimento, a partir do perfil apresentado pelo executivo de vendas na passagem do bastão. A melhor hora para a oferta depende da análise de diversos fatores, que devem convergir para um cenário propício. Não faz sentido, por exemplo, abordar um cliente em risco de churn – primeiro é preciso resolver suas questões.

Planeje

Como toda estratégia de vendas, o cross-selling e o upselling devem ser bem planejados para que sejam executados da melhor forma possível. 

Quando aplicadas de maneira equivocada, essas estratégias podem inclusive trazer prejuízos para o negócio, desvalorizando o produto em vez de melhorar a experiência do cliente.

Saiba apresentar as ofertas

Naturalidade é palavra-chave na hora de fazer vendas cruzadas. É preciso mostrar para o cliente que o foco da empresa está em ajudá-lo a resolver seus problemas da melhor maneira possível, e não em “empurrar” produtos ou serviços que ele não precisa. 

As ofertas devem fazer sentido, sendo apresentadas no momento certo e sempre na forma de sugestões.

Saber o momento de fazer upsell e cross sell

O primeiro passo para um account planning eficiente é mapear a carteira de clientes, ou seja, segmentar as contas por diferentes aspectos, como segmento de atuação, faturamento, potencial de crescimento, perfil de compra e/ou tempo de contrato. Compreender o orçamento do cliente também é decisivo para levar a ele o melhor argumento.

O momento certo para colocar em prática a estratégia de upsell é quando o cliente já está num processo de aprendizado e envolvimento com os produtos. Assim, compreenderá a nova solução oferecida, sobretudo se o Account Manager estiver com todos os dados sobre o desempenho que atestem a necessidade de um aumento no escopo de contrato.

Já um cenário de cross cell é caracterizado por uma boa pesquisa. Que outros produtos é possível oferecer? Na Neoway, por exemplo, o cliente pode ter contratado soluções de Sales & Marketing, mas ter uma área de Compliance ainda não explorada.

Não exagere

Nessa mesma linha, é preciso evitar apresentar muitas sugestões de uma só vez. Isso pode deixar os clientes confusos e, pior ainda, desconfiados, o que pode levá-los a abandonar a compra).

Parceria com Customer Success

Toda conta nova é confiada a uma equipe de Customer Success, que atua em parceria com o Account Manager. Podemos dizer que dividem responsabilidades. Um trabalha no suporte, no entendimento da estratégia e é medido, como o nome diz, pelo sucesso do cliente. Já o Account Manager tem um papel comercial, de incremento de vendas.

O trabalho do Account Manager depende do CS para entender o dia a dia do cliente e ajudar a alimentar a estratégia de acordo com as necessidades e desafios encontrados.

  • Quais os obstáculos?
  • Qual o plano de ação?
  • Como implementar melhorias?

Quanto mais o CS entende a conta, melhor passa o status do cliente, como atua, quais são suas expectativas e o que pode melhorar.

Também apresenta o Account Manager ao cliente e o coloca em contato com pessoas de áreas-chave que terão papel decisivo para analisar futuras propostas. Por isso, Account Manager e CS devem fazer reuniões semanalmente, repassar toda a carteira e analisar se algum cenário avançou naquele período, identificando oportunidades.

Automação inteligente e orientação baseada em dados

Para fazer cross-selling e upselling é essencial que a empresa conheça seus clientes a fundo, suas características, necessidades e comportamentos. Assim, esse processo deve ser orientado por boas informações.

Hoje, a Inteligência Artificial, assim como outras tecnologias que ela abrange, como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN), traz novas possibilidades a soluções como o conhecido CRM, ao introduzir a capacidade de aprendizado autônomo a esses sistemas a partir das interações e dados.

Com este tipo de ferramenta inteligente, é possível obter dados sobre todo o processo comercial, do primeiro contato às particularidades de cada cliente, o que vai permitir uma análise de perfil mais assertiva. A partir disso, pode-se partir uma segmentação mais clara de clientes e ofertas.

Essas soluções também podem identificar padrões e priorizar os melhores leads, ajudando o time comercial a definir o melhor momento para oferecer upgrades ou soluções complementares e para quem apresentá-las.

Portanto, com análises precisas e processos bem definidos, é possível esclarecer cenários, aumentar o ticket médio das operações e melhorar a eficiência operacional. 

Saiba mais sobre o poder da tecnologia no podcast Big Data e IA: os caminhos para entregar valor e acertar na estratégia comercial, que traz o case da Nestlé.

Teste e escale

Para saber se a estratégia de vendas cruzadas está funcionando, é preciso mensurá-la. Para isso, é importante fazer testes e acompanhar quais tipos de oferta mais funcionam e qual abordagem está sendo mais efetiva. 

Uma vez que o processo esteja mapeado e os gargalos identificados, é possível replicá-lo para outras frentes, escalando a operação.

Os benefícios do upsell e cross sell para fidelização de clientes

Reter tem um custo operacional menor do que prospectar, além de gerar oportunidades de incremento de receita por meio de upsell e cross sell.

A fidelização de clientes também é consequência desse trabalho de retenção, que faz o cliente perceber que recebeu uma orientação muito bem fundamentada e, principalmente, que o novo produto ou serviço no qual investiu trouxe melhores resultados para a companhia. Desta forma, estabelece-se uma relação de confiança.

Conclusão

Cross-selling e upselling são estratégias de vendas utilizadas para aumentar a receita e agregar valor à experiência do cliente por meio da ofertas de complementos ou upgrades de compra.

Essas metodologias partem do entendimento de que é mais vantajoso e barato investir em quem já é cliente da empresa do que atrair e conquistar novos consumidores. 

O foco é totalmente voltado para o sucesso do cliente, oferecendo soluções que façam sentido, no momento ideal e de forma a construir uma relação de confiança. O objetivo não é outro senão a fidelização, fator fundamental para gerar vendas recorrentes e indicações diretas.

Saiba como as soluções Neoway podem ser aplicadas no seu negócio, fale com um de nossos especialistas.

Aprimore seus esforços de marketing e vendas com as soluções Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura