KYP: descubra a importância do Know Your Partner em compliance

SCROLL DOWN

As instituições que desejam estar em conformidade com a lei devem se adequar a uma série de normas e regulamentações para mitigar riscos financeiros e reputacionais

Essa preocupação extrapola as barreiras internas do negócio. Especialmente no setor financeiro, no qual as regras são rigorosas, é preciso monitorar todos os stakeholders, incluindo clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas. 

Contudo, um dos mais importantes itens da lista são os parceiros de negócio. Quando se fala em gestão de risco e compliance, há inclusive um conceito para tal: KYP (Know Your Partner). 

Se você deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura. Neste artigo, descubra o que é, qual é a importância e como fazer uma boa diligência de parceiros. 

O que significa KYP?

KYP é a sigla para Know Your Partner (em português, conheça seu parceiro). Trata-se de um processo de compliance que visa checar a conformidade de parceiros de negócio de uma empresa, incluindo subsidiárias, investidores, distribuidores, prestadores de serviços, entre outros. 

Sua principal função, assim como as demais áreas de compliance, é a verificação da conformidade legal de organizações com as quais uma empresa se envolve para evitar prejuízos jurídicos, econômicos ou reputacionais. Ocorre quando um negócio assume uma posição ativa para a gestão de riscos e proteger-se contra qualquer tipo de dano que gere prejuízo financeiro.

Nessa análise é considerado o histórico de potenciais parceiros. Muitas vezes, antes mesmo de assumi-los como tal. Em um processo conhecido como background check, são avaliados imbróglios jurídicos, questões fiscais, situação financeira e, muitas vezes, até mesmo a imagem da marca em redes sociais e órgãos de imprensa. 

Os 4K’s do Compliance

O processo conhecido como KYP integra um conjunto de práticas que mapeiam e controlam ameaças a uma companhia. Juntas, elas compõem as políticas fundamentais de compliance. São elas: 

Repare que os 4K’s do compliance englobam todos os stakeholders. Esse tipo de avaliação é realizado, principalmente, em instituições financeiras, para as quais a legislação é altamente rigorosa para controle de fraude. 

Como o KYP ajuda empresas?

Uma metodologia sólida de KYP ajuda as empresas em uma série de objetivos. O primeiro, claro, é a mitigação de riscos para distanciar-se de qualquer problema futuro e garantir total integridade e transparência nos relacionamentos de um negócio.

Além disso, há outros benefícios gerados ao conhecer profundamente um parceiro de negócio. Por exemplo, uma melhor capacidade de tomada de decisões, como a viabilidade de fusões, aquisições e cisões ou a identificação de compatibilidade para benefício mútuo. 

Por que é importante verificar antecedentes dos parceiros?

A auditoria realizada em empresas parceiras (ou com as quais se pretende fixar vínculos no futuro) é importante porque reduz a probabilidade de danos – por meio do controle de riscos. 

A atuação em regularidade garante que os parceiros cumprirão os compromissos assumidos em contrato e não serão alvo de sanções e penalidades por parte dos órgãos reguladores. 

Além disso, o envolvimento em escândalos fiscais, crimes de fraude, corrupção e financiamento ao terrorismo podem trazer repercussão negativa e outros efeitos danosos para parceiros.

Outro motivo que confirma sua relevância é analisar potenciais conflitos de interesse que podem ser prejudiciais à marca.

Como fazer um bom KYP?

Para realizar um bom método de KYP, é preciso estabelecer protocolos de verificação recorrentes e em todas as etapas do relacionamento com parceiros. Ou seja, previamente ao fechamento do negócio e recorrentemente enquanto durar a parceria.

Algumas das informações verificáveis são: 

  • Adequação legal
  • Quadro societário e acionistas
  • Histórico fiscal
  • Situação financeira
  • Processos passados e em andamento
  • Investimentos em ESG
  • Reputação da marca
  • Envolvimento em escândalos
  • Contratos e acordos vigentes
  • Sinergia de objetivos
  • Pessoas Politicamente Expostas (PPEs) e suas conexões.

Com esses dados em mãos, é realizada uma análise de risco e julgada se a parceria vale ou não a pena. 

Como usar a tecnologia para aprimorar processos de KYP?

A tecnologia é uma grande aliada no setor de compliance, inclusive na hora da realização da avaliação de parceiros. Ferramentas que aliam bases de dados atualizadas, aprendizado de máquina e inteligência artificial auxiliam na automação, filtragem e verificação. 

Um bom exemplo é a Neoway Compliance, que utiliza a modelagem de dados para checagem frequente de informações jurídicas e reputacionais. Já a Neoway Lawsuits traz uma vasta base de dados na qual é possível consultar processos jurídicos vinculados ao CPF ou CNPJ. 

Outra solução interessante é a Neoway Watcher, usada no monitoramento contínuo dos parceiros e pessoas, responsável por enviar informes diante de modificações como a integração de novos sócios, ramos de atividade inéditos e processos judiciais.Se você se interessou por alguma dessas soluções de análise de risco e compliance, fale com um de nossos especialistas para saber mais informações.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura