Custo de aquisição de clientes (CAC): o que é e como calcular?

SCROLL DOWN

A definição e o acompanhamento de métricas é algo fundamental para as estratégias de marketing e vendas de uma empresa. E um dos indicadores que mais influencia na tomada de decisões da organização é o CAC.

Neste post, veja o que é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como calculá-lo e por que essa métrica é tão importante para as empresas. Acompanhe!

Baixe agora o nosso Guia Data Driven e entenda como a análise de dados vai levar sua empresa além.

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de marketing e vendas que demonstra o quanto a empresa está investindo, em um determinado período de tempo, para conseguir um novo cliente.

É importante notar que esse indicador é influenciado pelo trabalho ao longo de todo o funil de vendas, da atração de visitantes até o fechamento de uma nova venda.

No entanto, existem outros fatores e situações que podem alterar essa métrica. Um exemplo é a contratação de novos vendedores. Afinal, é normal que, durante as primeiras semanas de trabalho, eles não consigam trazer tantos clientes quanto um profissional mais experiente e aclimatado à empresa.

Sendo assim, o ideal é que o custo de aquisição de clientes seja calculado todos os meses. Isso vai ajudar a organização a mantê-lo sob controle e evitar variações muito bruscas e outras surpresas.

Como calcular o CAC

Infográfico: Como calcular o CAC

O cálculo do CAC é simples. O índice leva em consideração a soma dos investimentos destinados para conquistar novos clientes (marketing e vendas) e o número total de clientes conquistados em um determinado período:

CAC = Total de investimentos / Número de novos clientes

Exemplo: no último trimestre, uma empresa investiu R$ 10.000 em marketing e vendas e conquistou 20 clientes novos. Portanto, o custo de aquisição de cada cliente é de R$ 500.

Embora seja uma conta simples, é preciso atentar-se a alguns fatores. Como comentamos, existem diversos elementos que influenciam no cálculo do CAC. Entre eles:

  • Salários, bônus e comissões;
  • Compra/assinatura de ferramentas, como CRM;
  • Campanhas e compra de anúncios e mídia;
  • Realização e participação em eventos;
  • Gastos operacionais, isto é, toda a infraestrutura utilizada pelos times de marketing e vendas para converter novos clientes;
  • Treinamentos e viagens.

Vale lembrar que o custo de aquisição de clientes deve ser calculado para um período específico (mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual). Novamente, a medição mês a mês é a mais indicada, pois permite um maior controle e rapidez na implementação de melhorias.

Como saber se o CAC está bom

O CAC varia de empresa para empresa, assim como do seu ramo de atuação, porte, entre outros fatores. No entanto, o que vai definir se o indicador é satisfatório ou não é sua relação com o ticket médio gasto pelo cliente e com outra métrica fundamental, o Lifetime Value (LTV), que calcula o lucro líquido ao longo do ciclo de vida do cliente.

A lógica é simples: o CAC deve ser menor que o ticket médio. Isto é, se o custo de aquisição de novos clientes for de R$ 100 e o ticket médio for de R$ 70, a empresa está tendo um prejuízo de R$ 30 a cada novo cliente.

Já em relação ao LTV, o CAC também deve ser menor. Exemplo: se um cliente assina um software que custa R$ 100 por mês e mantém sua assinatura por três meses, seu LTV será de R$ 300. Utilizando o mesmo custo de aquisição de R$ 100 do exemplo anterior, isso significaria um prejuízo de R$ 200 por cliente conquistado.

Por que o Custo de Aquisição de Clientes é importante?

Infográfico: Por que o Custo de Aquisição de Clientes é importante?

É claro que saber quanto se investe para adquirir novos clientes e se está havendo prejuízo nesse processo é importante para a empresa. No entanto, o CAC também ajuda na tomada de decisões estratégicas.

Ao calcular o custo de aquisição de clientes e compará-lo com o ticket médio e o LTV, o que fica em evidência é a saúde financeira do negócio. O cálculo do CAC, especialmente quando feito com frequência, pode ajudar a empresa a identificar problemas potencialmente graves e implementar melhorias para reverter esse cenário.

Não à toa, o CAC é considerado um dos mais importantes KPIs de vendas e marketing. Afinal, o indicador consegue promover a otimização dos investimentos, melhorar a saúde financeira da empresa e potencializar a geração de novos clientes.

Quero saber mais sobre as melhores práticas para alcançar o cliente e oferecer a ele a melhor experiência? Acesse o e-book Guia completo de vendas: do planejamento estratégico ao upsell, saiba como chegar ao sim do cliente e mantê-lo satisfeito, engajado e interessado. 

Aprimore seus esforços de marketing e vendas com as soluções Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura