Conheça 5 gatilhos mentais para vendas

SCROLL DOWN

Em um mercado tão competitivo, tudo o que as empresas buscam é o “sim” do cliente. Mas, para chegar lá é preciso muito trabalho de convencimento. Além de promover um bom relacionamento, garantir a fidelização e o pós atendimento do cliente, é necessário saber vender.

Como você deve imaginar, existem inúmeras técnicas que podem ajudar nesse sentido e permitir que as equipes sejam mais estratégicas.  Diretamente ligadas à conversão, os gatilhos mentais podem trazer bons resultados e ajudar no convencimento do cliente.

Neste post, veja o que são gatilhos mentais para vendas, entenda como eles funcionam e como podem ser utilizados nas estratégias de marketing. Acompanhe!

O que são gatilhos mentais?

Infográfico: Entenda o que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos que visam influenciar a tomada de decisão de uma pessoa. Em um contexto de marketing e vendas, podem ser entendidos como técnicas de persuasão que buscam explorar os aspectos emocionais e sociais com base nos quais a mente humana funciona.

Para entender seu funcionamento, temos que compreender que nossas decisões dependem de dois sistemas: o subconsciente, que age “automaticamente” e de forma emocional e o consciente, que age de maneira lógica e mais lenta.

Os gatilhos mentais atuam justamente no subconsciente, buscando despertar uma vontade e/ou estimular uma ação específica dos leads — na maioria dos casos, a compra.

Como funcionam e como utilizá-los?

O uso de gatilhos mentais para vendas pode facilitar o trabalho do time comercial. Nosso cérebro responde instintivamente a determinados estímulos. Assim, um dos grandes desafios dos vendedores é gerar os estímulos certos para influenciar as pessoas no processo de tomada de decisão.

Aqui, é importante notar que não se trata de manipulação. Os gatilhos mentais para vendas são apenas recursos para gerar sensações (como urgência, necessidade ou noção de escassez),  para explorar o lado emocional das decisões de uma pessoa e contornar objeções que possam estar impedindo-a de fazer boas escolhas.

Assim, esses “atalhos” são utilizados para acessar seu subconsciente e incentivar reações instintivas. Isso é especialmente importante em vendas mais complexas e de maior valor.

Afinal, quando uma negociação envolve um gasto mais substancial, tendemos a agir com o consciente, de forma lógica. Em contrapartida, compras de baixo valor geralmente têm baixo nível de envolvimento e os consumidores se deixam levar pelo impulso. Os gatilhos mentais para vendas, portanto, buscam tirar o racional do processo.

Principais gatilhos mentais para vendas

Infográfico: Principais gatilhos mentais para vendas

Destacamos 5 dos gatilhos mentais para vendas mais utilizados:

Reciprocidade

A reciprocidade é um sentimento muito importante em nosso contexto social, pois quando recebemos algo positivo, nos sentimos impelidos a retribuir. E esse é o poder das vendas consultivas: ao gerar valor para o cliente, provavelmente ele vai retribuir de alguma forma, seja com o fechamento do negócio ou com indicações.

Prova social

O comportamento e a opinião dos outros têm grande peso em nossas decisões. O gatilho de prova social é aquele que utiliza exemplos de clientes que tiveram uma boa experiência com a empresa e suas soluções. Podem ser depoimentos (vídeo e texto), cases de sucesso, avaliações positivas ou clientes de renome.

Escassez

É uma tendência natural do ser humano se interessar por aquilo que está em falta ou prestes a acabar. Nesse sentido, informações que destacam a finitude de algo (tempo, vagas, descontos etc.) despertam um gatilho mental importante: o de urgência.

Urgência

Há uma expressão em inglês que define este gatilho: FOMO (Fear of Missing Out, algo como “medo de ficar de fora”). A urgência está relacionada à escassez de algo muito específico, que é o tempo. Não à toa, muitas lojas virtuais fazem campanhas com um relógio em contagem regressiva no site.

A urgência também pode ser despertada quando recebemos um ultimato, como “é sua última chance!”. A Black Friday, por exemplo, mistura muito bem esses dois elementos para estimular decisões mais emocionais dos compradores.

Autoridade

As pessoas tendem a confiar mais em quem domina um assunto. Por isso é tão importante que a empresa saiba se posicionar como uma autoridade no que faz, seja através do marketing de conteúdo ou de outras ações, como certificações, selos de qualidade ou ligando-se a artistas, especialistas e influenciadores, por exemplo.

E então, conseguiu entender o que são os gatilhos mentais e como funcionam? Para mais dicas sobre como melhorar a conversão e aumentar suas vendas, assista ao webinar Sales & Marketing da Neoway:

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura