Black Friday 2023: dicas para proteger sua empresa!

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A Black Friday 2023 está próxima, ela ocorrerá no dia 04 de novembro. A data, como é de conhecimento dos brasileiros, movimenta fortemente o mercado e chama muita atenção dos consumidores pelos preços baixos. Para você ter uma noção, no ano passado, o varejo teve um crescimento de 6,9% em vendas.

Apesar dos resultados serem positivos, a data também chama atenção do mercado por um outro motivo: a prevenção à fraudes.  Devido ao grande número de transações, criminosos se aproveitam para aplicar golpes que prejudicam pessoas e empresas, de uma forma massificada.

Preparamos um conteúdo completo para você se atualizar sobre o assunto. Conheça a origem da Black Friday, veja a importância da prevenção de fraudes em diferentes segmentos, os golpes mais comuns e como preveni-los. Boa leitura!

Quando acontece a Black Friday 2023?

A Black Friday em 2023 ocorrerá no dia 4 de novembro. 

Quais as expectativas para a data?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, a perspectiva é de que o varejo volte a crescer no segundo semestre, mas de uma forma moderada. O cenário é muito positivo para o e-commerce e lojas virtuais, onde o faturamento deve aumentar mais de 10% (no ano passado, o faturamento do setor foi acima de 6 bilhões de reais).

Um ponto importante que observamos aqui é que o pagamento instatâneo feito pelo Pix estar cada vez mais popular. Além de trazer uma enorme agilidade para o usuário, também oferece facilidade nos pagamentos e deve ser amplamente usado nesta data.

Além desses dados, vale observar algumas curiosidades para 2023:

  • Pedidos com frete grátis são extremamente atrativos para o consumidor e deve ser uma premissa muito usada neste ano.
  • A expectativa é de que as mulheres tenham maior participação nas compras.
  • As formas mais usadas para pagamentos serão: cartão de crédito e Pix.
  • No ano passado, as categorias de produtos mais compradas foram: eletrodomésticos, eletrônicos e telefonia.

Qual a origem da Black Friday?

Tradicional data do varejo norte-americano, a Black Friday acontece logo após o Dia de Ação de Graças, e desde 2010 faz parte da temporada brasileira de liquidações. A origem da Black Friday não é certa e existem diversas teorias que ajudam a explicá-la.

Um dos primeiros registros do termo data de 1869, quando o mercado do ouro nos Estados Unidos quebrou, em uma sexta-feira de setembro, deixando muitos investidores e empresas de Wall Street completamente arruinadas.

Na década de 60, o termo era utilizado por policiais da cidade da Filadélfia para se referir ao grande confronto do futebol americano universitário da cidade.

O jogo acontecia logo após o Dia de Ação de Graças e era marcado, entre outras coisas, por grandes aglomerações de pessoas e trânsito caótico. Com o grande movimento nas ruas, os comerciantes da cidade aproveitaram para baixar os preços e oferecer vantagens aos consumidores.

Esses acontecimentos marcaram o início da tradição da Black Friday, que só viria a se popularizar nacionalmente nos anos 80.  Existe ainda outra explicação que ajuda a reforçar o uso do termo Black Friday. À época, os comerciantes costumavam anotar nas mãos a rentabilidade das suas lojas: a caneta vermelha marcava os prejuízos e a preta, os lucros.

Nesse mesmo período, a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças passou a ser vista como grande oportunidade para os lojistas aumentarem suas vendas e entrarem no azul – nos EUA, a expressão equivalente seria “entrar no preto”.

Black Friday 2023: a importância da prevenção de fraudes

importancia da prevencao de fraudes nas empresas

A alcunha de “Black Fraude” não foi dada gratuitamente. São inúmeros os casos de tentativas de fraude, como criação de sites falsos para roubo de dados financeiros dos usuários e falsos descontos.

Em 2022, 74% das compras foram realizadas pelo celular e 72% também tiveram essa origem. Ou seja: as pessoas estão cada vez mais usando os meios digitais para realizarem suas compras e as fraudes também são grandes nessse ambiente. Os dados foram divulgados pela Agência Brasil. 

O fato é que as fraudes são um problema global. Empresas de todos os portes e segmentos de atuação estão expostas a riscos. Segundo o Relatório Global de Fraude e Risco, elaborado pela Kroll, 89% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude.

Além de um número assustador, quando essas fraudes não são identificadas, controladas e mitigadas, elas podem levar a perdas financeiras significativas. Nesse sentido, no combate à fraude, as empresas podem não apenas escapar de prejuízos, como também conservar a boa experiência dos clientes.

Como identificar fraudes?

As fraudes na Black Friday costumam se concentrar em duas frentes. Uma delas é o phishing, que é a criação de sites falsos com o objetivo de roubar os dados pessoais e financeiros do usuários.

Outra é disponibilização de descontos irreais, em que a loja aumenta o valor do produto pouco antes ou compensa o valor do desconto em um frete mais alto, por exemplo. Em resumo, essas ações estão diretamente relacionadas à engenharia social (que ocorre quando uma pessoa é levada a ceder seus dados ou a infectar seus computadores, sem perceber).

Felizmente, com a inteligência de dados e com a tecnologia, as empresas já podem reforçar suas ações de prevenção à fraude.  Com as soluções da Neoway, por exemplo, as empresas conseguem coletar informações, realizar análises detalhas em segundos e ainda fazer o monitoramento contínuo.

Quais as principais causas de fraudes na Black Friday 2023?

Fraudes no Pix

As transações por pagamento instatâneo no país cresceram, assim como as fraudes no Pix em 2023.  De acordo com a pesquisa Allowme, 20% das contas abertas no Brasil são suspeitas de fraude. Para isso, os criminosos se utilizam de várias táticas para conseguir os dados dos usuários e interferir no envio do dinheiro. São diversos métodos usados e alguns deles valem a menção:

  • Instalação de malwares nos dispositivos dos usuários;
  • Criação de contas laranja;
  • Links suspeitos (em e-mails, whatsapps, SMS);
  • Ligações feitas em nome dos bancos.

Por isso, as próprias instituições financeiras estão se preparando fortemente para a data, com o intuito de protegerem seus usuários e o próprio negócio de prejuízos gigantescos. Com a tecnologia, as instituições conseguem identificar as ações fraudulentas e impedir que aconteçam. Tudo isso já é possível com a I.A e a inteligência de dados.

Essas ações vão de encontro às exigências do próprio Banco Central, que divulgou normas para a redução da fraude no pix.  Uma delas é o compartilhamento de dados entre instituições para que seja possível identificar as tentativas (e os históricos dessas tentativas) de fraudes.

Sites falsos

Como vimos, uma das modalidades mais comuns de fraude na Black Friday é o phishing. São sites falsos, criados por criminosos, que imitam a aparência de grandes lojas virtuais. Essas páginas fraudulentas são utilizadas para enganar o consumidor e roubar dados, principalmente do Pix e do cartão de crédito.

Para evitar esse golpe, o usuário deve desconfiar de descontos elevados (acima de 40%),e evitar abrir mensagens promocionais de remetentes desconhecidos, além de sempre conferir a URL do site que está visitando.

Roubo de dados

Os sites de phishing são apenas uma das formas que os criminosos têm para roubar dados pessoais e financeiros dos consumidores. Outra modalidade conhecida são as ligações telefônicas pedindo a confirmação de dados bancários e o envio de boletos adulterados.

Nesses caso, é recomendado que o usuário prefira concretizar a compra com cartão de crédito, sempre conferindo, é claro, a reputação da loja e a integridade do site em que está comprando.

Caso opte pelo boleto, o consumidor deve preferir realizar a leitura do código de barras e assegurar que as informações batem com as do vendedor.

Publicidade falsa

Anúncios em formato de banner em sites e redes sociais também merecem atenção do consumidor.

Isso porque muitos fraudadores compram esses espaços e copiam a identidade visual de grandes lojas para divulgar sites falsos para a prática de phishing.

Além de sites por toda a internet, Twitter e Facebook estão entre as mídias favoritas dos fraudadores. Aqui a dica é a mesma: conferir o link do site e desconfiar de promoções boas demais.

Mensagens falsas

WhatsApp e e-mail são dois dos canais prediletos de criminosos para enviar ofertas e links falsos para enganar consumidores.

Como dissemos, o recomendado é evitar clicar em mensagens de remetentes desconhecidos, sobretudo aquelas que contenham links e anexos.

Leia mais sobre phishing: Como detectar esse ataque e proteger sua empresa

Como prevenir fraudes na Black Friday?

7 dicas como prevenir fraudes na black friday

Realize auditorias

Auditorias são uma das principais ferramentas para identificação e prevenção da prática de fraudes e da ocorrência de erros. Elas podem ser tanto internas quanto externas.

No caso das auditorias internas, são uma ferramenta que a própria administração da empresa tem em mãos para averiguar o funcionamento das operações e realizar as devidas conferências dos processos e controles internos.

Já as auditorias externas, obrigatórias para empresas de grande porte e de capital aberto, são contratadas de forma independente e agem dentro da empresa avaliando todos os aspectos relacionados à parte contábil, fiscal e financeira da organização.

Faça uma gestão de riscos

Embora muitas empresas encarem a gestão de riscos como um custo desnecessário, o fato é que se trata de uma ferramenta essencial para prever, antecipar e solucionar riscos de fraude.

Para isso, é necessário ter total compreensão dos pontos fracos da operação da empresa e identificar aqueles que podem comprometer seu funcionamento. Isso é fundamental para que a empresa possa atuar de forma mais transparente e segura.

Monitore os processos de sua empresa

O monitoramento dos processos é uma medida crucial para que a empresa tenha uma primeira linha de proteção contra fraudes.

Com esse objetivo, a organização pode lançar mão de relatórios e documentos que abranjam todos os processos que envolvem suas operações.

Por exemplo: caso a empresa possua vendedores externos, é preciso monitorar o trabalho de cada um deles e registrar cada ação e indicador que sejam relevantes para seus negócios.

Identifique e corrija os pontos fracos

Fraudes geralmente ocorrem por conta de brechas que ainda não foram identificadas.

Nesse sentido, a realização de auditorias e o monitoramento constante dos processos ajudam a empresa a identificar os erros que estão sendo cometidos e a maneira como as fraudes estão acontecendo.

A partir do reconhecimento dos pontos fracos, é necessário corrigi-los, processo que, vale destacar, envolve muito mais do que a adoção de medidas para evitar a recorrência da fraude que foi identificada.

É preciso que a empresa crie políticas de prevenção à fraude claras, com parâmetros bem definidos e que permitam ter uma visão ampla dos riscos de cada operação.

Invista em treinamentos

A simples definição de políticas de prevenção a fraude não faz com que elas sejam colocadas em prática automaticamente.

Uma empresa é feita por seus colaboradores e é essencial que eles sejam treinados e capacitados para conhecer não apenas as políticas, mas também as ferramentas e as medidas que eles têm à sua disposição para combater novas fraudes.

Além de treinamentos específicos, a capacitação do quadro de funcionários pode ocorrer por meio de palestras, reuniões e oficinas que ajudem a promover uma mudança de postura nos diferentes setores.

O objetivo dessas medidas nada mais é do que estimular os colaboradores a pensar de acordo com as regras da empresa e, assim, aumentar as frentes de combate a fraudes.

Conheça seus colaboradores, clientes, fornecedores e produtos

Quanto maior a empresa, mais despercebido costuma passar o dia a dia dos colabores para a alta gestão da organização, o que certamente é um fator que contribui para o surgimento de brechas para a ocorrência de fraudes.

Conhecer bem cada funcionário, em todos os níveis hierárquicos da empresa, é fundamental para garantir que o comportamento, a conduta e o perfil de cada um estejam condizentes com o que prega a empresa.

De fato, esse é um filtro que pode ser aplicado desde o recrutamento de novos talentos.

Essas mesmas medidas devem ser adotadas em relação a clientes, fornecedores e parceiros para garantir que, em nenhuma frente de atuação, haja espaço para atos indevidos que podem vir a prejudicar a empresa.

Tenha uma cultura de compliance

Juntamente às políticas de prevenção a fraudes, a empresa deve construir sua cultura em torno da noção de compliance.

Para isso, é necessário envolver desde os colaboradores à alta gestão em condutas que contribuam para a integridade e transparência na organização.
Quando falamos em compliance, estamos nos referindo a um trabalho a longo prazo, que envolve não apenas o estabelecimento de novas normas e políticas, mas também boas ações de comunicação interna e capacitação das equipes.

Outra medida importante em relação ao compliance é a disponibilização de canais para denúncias, uma vez que se trata de um dos mais importantes meios de investigação, em que os próprios agentes internos da empresa contribuem para sua integridade.

Como a Neoway pode ajudar sua empresa?

A Neoway, por meio das soluções de Fraud Prevention, fornece os dados e a tecnologia que a sua empresa precisa para prevenir fraudes e garantir a conformidade em seus processos. As soluções atuam desde o onboarding digital massificado, due dilligence e monitoramento contínuo; tudo com precisão e agilidade.

Conclusão

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A Black Friday movimenta bilhões de reais no varejo brasileiro todos os anos. Ao mesmo tempo, cresce também a quantidade de reclamações dos consumidores e as tentativas de fraudes e golpes.

Felizmente, existem ferramentas e medidas que podem ser adotadas para prevenir esses episódios e garantir que as operações e a relação com os clientes não saiam prejudicadas.

Se a sua empresa precisa de mais previsibilidade e agilidade para analisar empresas e pessoas e monitorar riscos, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções da Neoway ao seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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