Entenda o conceito de Documentoscopia e a sua importância na prevenção de fraudes

SCROLL DOWN

Índice:

  • O que é documentoscopia?
  • Conheça as subdivisões da documentoscopia
  • O que é perícia documentoscópica?
  • Importância da documentoscopia para prevenção de fraudes
  • 3 principais fraudes que podem ser evitadas com documentoscopia
  • Conheça as soluções de Prevenção à Fraude da Neoway
  • Conclusão

A documentoscopia permite às autoridades investigarem e identificarem fraudes relacionadas a qualquer tipo de documentação, seja ela física ou digital. 

Essa técnica tem sido cada vez mais usada, já que tentativas de fraude envolvendo documentos falsos ou adulterados são muito comuns, e os criminosos chegaram a um ponto de refinamento que torna difícil a identificação de possíveis golpes.

Trata-se, portanto, de um instrumento importantíssimo para proteger pessoas e empresas contra tentativas de fraude documental.

Neste post, veja o que é documentoscopia, suas subdivisões, o que é perícia documentoscópica, sua importância na prevenção de fraudes e como ela ajuda a evitá-las.

Baixe agora o e-book Panorama de Fraudes para saber como blindar sua empresa e não fazer parte da estatística.

O que é documentoscopia?

Documentoscopia faz parte do campo das ciências forenses e foca no estudo e análise de documentos – geralmente para fins judiciais – com o objetivo de averiguar sua autenticidade e evitar fraudes documentais.

Para isso, realiza todo o tipo de verificação com auxílio de diferentes técnicas, equipamentos e conhecimentos científicos. 

Isso inclui desde a análise e comparação de estilo de escrita e assinaturas até todos os indícios gráficos de um documento, como marcas de impressão, tintas, carimbos, tipo de papel, entre outros. Além disso, também verifica outras mídias e seus conteúdos, como imagens, áudios e vídeos.

A documentoscopia não se restringe ao mundo físico. Com a digitalização de processos e as novas formas para enviar e autenticar documentos em meios virtuais, a documentoscopia passou a usar tecnologias avançadas, como computação forense e Inteligência Artificial, para certificar a veracidade de documentos e mídias digitais.

Como é possível perceber, essa é uma ciência complexa, que só pode ser conduzida por um especialista no assunto. O trabalho do perito exige constante renovação, uma vez que novas formas de fraude documental surgem a todo instante.

Por isso, a verificação especializada de documentos é extremamente necessária, sobretudo em um contexto com elevado número de tentativas de fraude. Para se ter uma ideia, segundo um estudo feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC, divulgado em dezembro de 2023, 7,2 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros nos últimos 12 meses.

Desse total, 47% dos consumidores (3,3 milhões) sofreram fraudes ligadas a falsificação de documentos. Entre elas, emissão de cartões de crédito, contratação de empréstimo, financiamento ou até abertura de uma conta bancária usando documentos falsos.

Leia mais: Prevenção à fraude: qual a melhor forma de evitar riscos?

Conheça as subdivisões da documentoscopia

Infográfico apresentando s subdivisões da documentoscopia: Grafotecnia, Mecanografia, Alterações Documentais, Exame de Selos, Exame de Tintas, Exame de Suporte e Exame de Moedas Metálicas e Papel-Moeda.

Grafoscopia

Também chamada de grafotecnia, grafística, grafotécnica e perícia gráfica, a grafoscopia é a parte da documentoscopia dedicada

Para isso, são analisadas características como calibre, espaçamento, comportamento gráfico, inclinação, além de fatores relacionados com a escrita como pressão, progressão e traços complementares.

Mecanografia

É o estudo da escrita mecânica, isto é, feita em máquinas de escrever e em impressoras. 

Os exames mecanográficos buscam identificar o equipamento utilizado na produção do documento a partir de comparações com padrões observados em amostras colhidas de máquinas suspeitas.

Alterações documentais

Refere-se à detecção de alterações físicas nos documentos que possam modificar sua essência ou seu conteúdo. 

Para isso, o exame busca por rasuras, acréscimos, montagens, cancelamentos ou substituições de fotografias ou dados.

Exame de selos

Utilizado para verificar a autenticidade de selos e outros papéis de segurança.

Exame de tintas

Utilizado para determinar a composição e/ou características físicas e químicas das tintas utilizadas em determinado documento. 

O objetivo do exame é identificar e diferenciar se um texto foi produzido por uma caneta específica ou não.

Exame de suporte

Realiza a verificação das características de suporte dos documentos, como papel ou polímero, analisando sua estrutura, espessura, compatibilidade e outras características.

Exame de moedas metálicas e papel-moeda

Busca verificar a autenticidade da moeda por meio de comparação com uma amostra original ou, caso não haja, pela análise das suas características.

Leia mais: Fraude contra credores: Quando ocorre e como prevenir

O que é perícia documentoscópica?

A perícia documentoscópica é o trabalho realizado pelo profissional especialista na realização de comparações científicas e na análise de elementos e características de documentos e materiais de suporte, com o objetivo de verificar a fidedignidade documental. 

Assim, a perícia é um instrumento fundamental para identificar e evitar fraudes e falsificações.

Importância da documentoscopia para prevenção de fraudes

Homem escrevendo em um papel sobre documentoscopia e sua importância para prevenção de fraudes.

Como vimos, a documentoscopia é a área pericial que tem por objetivo verificar a autenticidade ou determinar a autoria de documentos.

Essa análise é geralmente baseada na comparação entre o documento suspeito e um documento padrão autêntico, além da verificação de quaisquer outros elementos que possam ter sido utilizados (de canetas e carimbos a equipamentos como impressoras).

Assim, a documentoscopia se mostra fundamental para a prevenção e identificação de fraudes, uma vez que consegue detectar se houve ou não adulteração em documentos importantes ou se eles não foram falsificados de alguma forma. 

Por isso, a perícia documentoscópica é importante aliada das autoridades judiciárias, já que auxilia na investigação de crimes.

Assim, a identificação de fraudes documentais é essencial para mitigar os prejuízos que possam ter sido causados às vítimas (pessoas e empresas) e para descobrir seus autores, o que favorece a aplicação da Lei e impede a prática de novos delitos.

Vale destacar ainda que, embora medidas de proteção como a biometria facial sejam cada vez mais comuns, elas podem não garantir a total segurança do usuário. 

Existem casos, por exemplo, em que a face de uma pessoa não consta em nenhum banco de dados. Nesse sentido, somente a análise documentoscópica poderá validar ou não a identificação pessoal, geralmente por meio da análise do RG ou da CNH.

Leia mais: Prevenção a fraudes em M&A: O que fazer e como evitar

3 principais fraudes que podem ser evitadas com documentoscopia

Infográfico que apresenta 3 principais fraudes que podem ser evitadas com documentoscopia: falsidade ideológica, estelionato e prejuízos financeiros.

1. Falsidade ideológica por meio de adulteração de foto do portador

Boa parte das fraudes, sobretudo no meio digital, ocorre por meio do uso de documentação irregular. 

Com um documento adulterado ou montado, os criminosos podem tentar abrir contas em bancos, pedir empréstimos, solicitar cartões de crédito, entre outros golpes.

Nesse contexto, uma das formas de fraude mais comuns é a tentativa de usar documentos por meio da adulteração de foto do portador. Para isso, os fraudadores substituem a foto da vítima pela sua. 

A documentoscopia pode auxiliar no processo de conferência da autenticidade do documento ao buscar indícios que apontem para a adulteração ou montagem.

2. Estelionato por meio de documentos falsos

Outro tipo de fraude muito comum é a impressão de documentos falsos contendo dados autênticos de outras pessoas. 

Geralmente, são fraudados papéis como RG ou CNH cujas informações conferem entre si (nome, CPF, data de nascimento etc.). Diferente da fraude anterior, os documentos falsos já são gerados com a foto do criminoso. 

Nesses casos, o papel pode ser utilizado para diferentes tentativas de estelionato, como venda de bem alheio, emissão de cheques sem fundo, contratação de serviços inexistentes, entre outros.

Novamente, a documentoscopia é fundamental para validar a idoneidade do documento. Para isso, existe uma série de técnicas e equipamentos que ajudam o perito a diferenciar a cópia falsa de versões originais.

3. Prejuízos financeiros por meio de boletos e financiamentos adulterados

Fraudes financeiras também fazem parte da atuação dos criminosos. Um exemplo bastante conhecido é a geração de boletos falsos. 

Esse golpe se tornou bastante eficiente, já que os fraudadores conseguem até mesmo interceptar compras feitas na internet e enviar boletos adulterados para os consumidores.

Na mesma linha, as fraudes envolvendo financiamentos adulterados também merecem atenção. Geralmente, são utilizados documentos falsos para vender bens, como automóveis, a terceiros.

Nesse tipo de crime, a documentoscopia é utilizada para fazer a perícia de cheques, papel-moeda, contratos e quaisquer outros documentos que tenham sido utilizados, averiguando sua veracidade e identificando o tipo de adulteração.

Neste episódio do podcast Bites & Business veja dicas para prevenir fraudes no onboarding digital e saiba como escolher as soluções digitais certas para impedir golpes.

Conheça as soluções de Prevenção à Fraude da Neoway

Mulher branca folheando papéis sobre documentoscopia e soluções de Prevenção à Fraude da Neoway.

A Neoway oferece ferramentas para a prevenção contra fraudes que dão precisão e agilidade para validar documentos, cruzar informações, gerenciar processos e monitorar clientes e fornecedores.

Com o Neoway Check, é possível fazer a identificação de perfis suspeitos, aprimorar processos e prevenir fraudes por meio de APIs seguras, tecnologias avançadas e com o nosso Background Check.

Conheça as soluções de Prevenção à Fraude:

  • Neoway Check: confirme informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: acesse dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. Faça diligências completas, evite riscos e tome decisões rapidamente.
  • Neoway Lawsuits: crie relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.
  • Neoway Watcher: monitore automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios. Identifique e aja de forma rápida para evitar riscos legais e reputacionais.

Veja as possibilidades:

Cheque e valide documentos 

A partir de uma parceria com a Combate à Fraude, nossa solução realiza a análise forense de documentos e a validação do layout. 

Obtenha dados cadastrais de forma rápida

Quando o documento é considerado válido, é realizada a extração das informações, como nome, data de nascimento, entre outras.

Faça background check eficiente

A solução permite fazer análises completas e identificar as relações entre empresas, pessoas e grupos econômicos. Isso possibilita que a empresa mapeie riscos e verifique se as redes de relacionamentos estão de acordo com suas políticas de compliance e crédito.

Valide a identidade das pessoas

Outra funcionalidade é o reconhecimento de rosto com prova de vida e a biometria facial comparada a foto do documento para se certificar da veracidade das informações prestadas. 

Conclusão

A documentoscopia é fundamental para a verificação da autenticidade de documentos e trata-se de um instrumento importantíssimo para a identificação e o combate a fraudes relacionadas à falsificação ou adulteração de documentos.

Seja no meio físico ou digital, essa ciência forense permite às empresas mitigar riscos, reduzir possíveis prejuízos e trazer muito mais segurança para a relação com os seus clientes. 

E, felizmente, a tecnologia oferece uma saída prática, com soluções que facilitam as análises e entregam resultados precisos.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como as soluções da Neoway podem ser aplicadas ao seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura