E-mail Marketing: como criar uma boa estratégia

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Sendo uma das estratégias mais importantes de Marketing Digital, o e-mail marketing é amplamente utilizado para se conectar e construir relacionamentos duradouros com prospects, leads e clientes, e consequentemente, aumentar as vendas. Um de seus benefícios é a possibilidade de manter um contato mais próximo e a longo prazo, visto que o e-mail está no dia a dia das pessoas e é frequentemente acessado. 

Infográfico: e-mails diários

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail diários, e espera-se que esse número suba para 4,6 bilhões até 2025. Então, se você ainda não está usando essa estratégia em suas ações de marketing, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Continue a leitura para entender melhor sobre as vantagens que o e-mail marketing pode proporcionar ao seu negócio e como criar uma estratégia de sucesso. 

O que é o e-mail marketing?

Em suma, o e-mail marketing é a ação de enviar comunicações para uma grande quantidade de pessoas, com o intuito de estreitar relacionamentos e gerar leads ou vendas. Essas comunicações podem ser de vários tipos: promocionais, newsletters, entre outros.

Apesar de ser uma estratégia muito utilizada, existem diversos equívocos sobre o e-mail marketing. Muita gente associa e-mail marketing com spam, mas tratam-se de duas coisas bastante distintas. 

Diferentemente do spam, o e-mail marketing é enviado para pessoas que tenham demonstrado interesse prévio por um assunto ou produto. Além de que, na maioria dos casos, já autorizaram o recebimento da comunicação via e-mail, seja pelo cadastro em uma landing page sobre o produto, ou em algum tipo de contato com a empresa. 

Também vale ressaltar que existe a possibilidade de o usuário cancelar o recebimento do e-mail, caso não deseje mais receber a comunicação. 

Outro equívoco muito comum é acreditar que o e-mail marketing trata-se de uma estratégia ultrapassada. De acordo com um estudo feito pela Optin Monster, empresa especializada em conversão de leads, 99% dos usuários de e-mail verificam sua caixa de entrada todos os dias, com alguns verificando 20 vezes por dia. Dessas pessoas, 58% dos consumidores verificam seus e-mails logo pela manhã. Assim, podemos concluir que o e-mail marketing está longe de ser um método obsoleto.

Outro ponto importante é que os e-mails são enviados de acordo com o estágio que a pessoa está na jornada de compras. Por exemplo, a ideia não é mandar um e-mail falando sobre as vantagens de determinado produto para alguém que ainda está no topo do funil, mas sim, enviar um tema mais voltado ao reconhecimento sobre o problema que aquele produto pode resolver. 

Como fazer uma boa estratégia de e-mail marketing

Infográfico: como fazer uma boa estratégia de e-mail marketing

Existem muitas possibilidades para criar uma estratégia de e-mail marketing. Muitos especialistas têm sua própria visão sobre o que pode ou não gerar mais resultados. No entanto, se você está começando e se sente perdido, tenha em mente que o mais importante é ter o básico definido. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas etapas essenciais para uma boa estratégia de e-mail marketing.

Saiba quem é seu público

Antes de mais nada, as comunicações via e-mail precisam ser enviadas para alguém. Mas, você sabe quem são essas pessoas? 

Ter clareza sobre quem é o público de uma campanha é imprescindível, pois é a partir daí que se consegue decidir quais pontos precisam estar nas mensagens, como, tipo de conteúdo, linguagem, tom de voz e até mesmo a frequência que essas pessoas irão receber os e-mails. 

Com essas informações, você poderá construir uma base de leads qualificados para aumentar o alcance da sua estratégia e gerar mais resultados. 

Mas, você deve estar se perguntando, “como criar essa base de leads?”. Existem várias formas de captar leads. As landing pages, por exemplo, são um excelente meio. Nelas, é possível coletar os contatos de forma espontânea. 

Tratam-se de páginas específicas para obter informações sobre o visitante, por meio do preenchimento de um formulário. Esse visitante preenche seus dados para obter algum tipo de material oferecido pela empresa, como um e-book, webinar, mais informações sobre determinado produto, entre outros. 

Outra prática bastante comum para obter contatos para uma campanha de e-mail marketing, é a compra de leads. Muitas opiniões rondam esse tema, sobre suas vantagens e desvantagens, mas fato é que essa é uma prática que exige muito cuidado e planejamento para garantir que os leads, caso adquiridos nesse processo, sejam de boa qualidade.

Defina o tipo de e-mail

São diversos os tipos de e-mail marketing, cada um com sua finalidade. Há e-mails voltados para promover a venda de um produto ou serviço e outros com o objetivo de levar conteúdos informativos para o lead, por exemplo. Abaixo, você vai conhecer melhor sobre alguns dos principais tipos de e-mail. 

Newsletters

As newsletters, ou boletins informativos, são um dos tipos mais populares de campanhas de e-mail. Podem ser usadas para compartilhar notícias e atualizações do setor, dicas, sugestões de conteúdo do blog e muito mais.

Esse tipo de comunicação costuma ser enviado regularmente, como a cada semana, quinzena ou mês. As newsletters possuem um papel importante para construir confiança e relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

Convites

Tem algum evento, curso ou promoção que deseja convidar seus contatos? Esse tipo de e-mail é uma ótima forma de fidelizá-los e gerar engajamento. 

As pessoas tendem a se sentir especiais ao serem convidadas para ocasiões, e convites recebidos por e-mail trazem uma sensação de proximidade, aumentando as chances de sua empresa obter mais inscritos e interessados.

Para obter sucesso, vale adicionar imagens e CTAs (call to action) chamativos para aumentar a taxa de abertura.

Promoções

Diferentemente das newsletter, que tem um caráter mais informativo, esse tipo de campanha de e-mail é voltada para gerar conversões, e possui um prazo de vida mais curto já que visa a venda. Seu foco é encantar e persuadir o cliente.

Uma boa prática para conseguir mais cliques nesse tipo de comunicação é evitar deixar claro, logo no assunto, de que se trata de um conteúdo promocional, afinal, já existem muitas empresas tentando nos vender coisas todos os dias. 

Foque em transmitir o que aquela pessoa conseguirá obter por meio de seu produto ou serviço, qual dor será resolvida, e qual será o benefício obtido. 

Automatize os processos de e-mail marketing

As automações de marketing servem para aumentar a eficiência, dar mais escalabilidade e agilizar processos. A automação de e-mail marketing permite que sejam enviados e-mails para uma lista de contatos de forma programada ou quando condições específicas forem atendidas. 

Por exemplo, o usuário se cadastra no site para receber as newsletter de sua empresa, e a partir daí, passa a receber as newsletters quinzenalmente, sem que alguém tenha que fazer uma nova ação para que isso ocorra. 

Além de otimizar os processos, a automação de e-mail marketing oferece grandes vantagens como a possibilidade de criar listas de e-mail altamente segmentadas. O recurso permite que listas sejam segmentadas com base nas atividades do assinante e nos dados do sistema CRM, como histórico de compras, estágio de lead, etc. 

Por meio de uma segmentação eficiente, os profissionais de marketing podem obter fluxos de automação de marketing bem direcionados que maximizam as vendas e o engajamento.

A automação de e-mail ajuda os profissionais de marketing a nutrir os leads que precisam converter por meio do funil de vendas de maneira eficaz. Isso garante que eles evitem a tarefa trabalhosa de enviar e-mails manualmente.

Conclusão

Como vimos, o e-mail marketing oferece diversas possibilidades para potencializar os resultados do seu negócio. Seguir as boas práticas e atentar-se ao essencial que uma campanha de e-mail precisa ter para alcançar sucesso é um dos primeiros passos. 

Saber quem é seu público e ter uma base de leads de qualidade garante um bom início para sua estratégia. Além disso, entender quais são os principais tipos de e-mail e utilizar a automação, combinada com a segmentação de leads, são ótimos meios para potencializar as ações de e-mail marketing. 

Confira nosso material sobre segmentação, que vai te ajudar a entender melhor como o método contribui para reduzir o desperdício de tempo e recursos, e para aumentar as vendas de um negócio: Guia completo: Segmentação eficiente para aumentar as vendas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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