Conheça o sistema de antifraude para e-commerces

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O comércio eletrônico se firma, cada vez mais, como um dos mais populares meios de compra e venda entre os consumidores. 

Segundo a Forbes (2023), em 2026, estima-se que 24% das compras globais sejam realizadas online, acumulando um mercado que ultrapassa os US$ 8 trilhões.

Mas, se por um lado o setor movimenta a economia, gera negócios e traz praticidade aos clientes, por outro aumenta os riscos de fraudes. Por isso, dia após dia, popularizam-se os sistemas antifraude para e-commerce

Se você quer saber mais sobre esse tipo de tecnologia, continue a leitura. Neste artigo, descubra o que é um antifraude para e-commerce, os principais golpes aplicados e outras informações relevantes.

O que é um antifraude para e-commerce?

Antifraude para e-commerce é um tipo de sistema tecnológico que tem como objetivo identificar e prevenir ações fraudulentas em lojas virtuais. Esse instrumento tem como principal função proteger clientes, empresas e instituições financeiras.

Em outras palavras, se refere às práticas voltadas à mitigação de riscos de golpes no varejo e vazamento de dados pessoais, vital para programas de conformidade e credibilidade de uma marca no ambiente digital. 

No setor de comércio eletrônico, é comum que os antifraudes avaliem os pedidos dos clientes, realizando uma checagem automática para identificação e bloqueio de solicitações suspeitas. Isso ocorre por meio de uma série de critérios avaliados e detecção de anomalias, como geolocalização, IP, técnicas de confirmação de identidade e senhas. 

Muitos desses detectores possuem tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Nesses modelos, há a análise preventiva, que cancela transações com padrões de golpe, além do desenvolvimento de práticas de proteção que se retroalimentam para aperfeiçoamento do sistema. 

Quais os tipos de fraudes no e-commerce?

Tanto clientes quanto vendedores estão sujeitos a fraudes no e-commerce. Ou seja, os sistemas antifraude protegem não apenas a loja contra danos financeiros, mas também os consumidores e seus dados. 

Alguns dos tipos de golpes mais comuns no setor são: 

  • Conta falsa: uma compra é realizada com dados de terceiros ou informações enganosas
  • Golpe do PIX: o comprador é levado a fazer um pagamento via PIX para a conta do fraudador por meio de QR Code falso
  • Clonagem de cartão: uma compra é realizada por meio de um cartão com dados pessoais roubados
  • Engenharia social: o fraudador se passa por um representante de loja, instituição bancária ou outro tipo de falsidade ideológica para convencer um cliente a realizar uma transferência
  • Reembolso ilícito: o fraudador solicita o reembolso ou estorno para compras não realizadas 
  • Devolução programada: o fraudador realiza uma compra com a intenção de devolver posteriormente um item diferente do adquirido
  • Fraude amigável: um conhecido ou parente do titular realiza uma compra com o cartão de outra pessoa que, ao identificar a compra, pede o cancelamento e gera prejuízo para a loja
  • Autofraude: o próprio cliente age de má-fé ao alegar o não recebimento do produto.

Como evitar fraudes em um e-commerce?

Em pequenos e-commerces, é comum que os processos antifraude sejam realizados manualmente. Contudo, em dado ponto, torna-se impossível realizar a inspeção por conta própria. 

É aí que entram os sistemas antifraude, tecnologias que identificam e bloqueiam automaticamente essas tentativas de golpe

A importância de um antifraude na Black Friday

Nenhuma ocasião é tão importante para o comércio varejista eletrônico quanto a Black Friday. Nesse período há um crescimento substancial no volume de compras realizadas na internet. 

Contudo, também crescem as tentativas de fraude. Emergem, inclusive, novos golpes a cada ano. Infelizmente, ocorrem também ataques para esgotamento de estoque, negação de serviço (DDoS) e sobrecarga de sistemas de automação, aproveitando-se de brechas para prejudicar os lojistas. 

Além disso, surgem diversas promoções que oferecem desconto para pagamentos via PIX e também, como consequência, muitas tentativas de golpes. Por essa razão, é ligado um alerta para instituições financeiras, que podem aderir soluções como o Antifraude PIX, da Neoway. 

Por essa razão, o comércio eletrônico se prepara para a data com antecedência, planejando novos processos de mitigação de riscos e atualizando os modelos de antifraude para as tecnologias mais avançadas.

Spoofing
Golpistas enviam mensagens massivas em nome de uma instituição com promoções falsas

Site falso
São criados sites idênticos aos originais, mas com mudanças sutis na URL para roubo de dados dos usuários

Chargeback ilegal
Clientes realizam uma compra legítima e recebem os produtos, mas alegam o não recebimento dos itens

Cupons falsos
Fraudadores criam cupons e códigos de desconto que prejudicam os lojistas

DDoS
Iniciativas maliciosas sobrecarregam os servidores do site, levando o site a ficar fora do ar. Nesta data, isso pode representar danos graves à receita da loja

Sniping
Programas automatizados encontram ofertas relâmpago e realizam a compra para depois revendê-los por um preço mais alto

Quais as vantagens do antifraude para o e-commerce?

A implementação de um sistema antifraude para e-commerce gera uma série de benefícios. A seguir, conheça alguns dos principais. 

Cumprimento de regulamentações

O segmento do comércio eletrônico é um dos que estão sob vigilância constante dos órgãos reguladores, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados. Antifraudes auxiliam no cumprimento das normas para que a empresa atue em conformidade com a lei. 

Prevenção de riscos

Existem muitos riscos envolvidos nas transações realizadas no ambiente virtual. As ações preventivas e sistemas antifraude são capazes de reduzi-los, tanto em questões financeiras quanto jurídicas, reputacionais e fiscais. 

Redução de prejuízo

Ao evitar transações fraudulentas, minimiza-se as perdas financeiras oriundas de práticas ilegais ou chargebacks. Além disso, ocorre a aceleração operacional do negócio, aumentando sua capacidade produtiva. 

Ganho reputacional

As quedas nos números de fraudes também trazem credibilidade à companhia. Como consequência, há um aumento na confiança dos clientes, parceiros, fornecedores, instituições de concessão de crédito, órgãos governamentais e outros stakeholders. 

Se você deseja obter um sistema antifraude para onboarding digital automatizado, esteiras de validação e mitigação de riscos, conheça o Neoway Check e descubra tudo que essa solução pode fazer pelo seu negócio.  

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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