Como o indicador de potencial de consumo pode ser medido com dados para gerar mais vendas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é potencial de consumo?
  • Qual é sua relação com o potencial de mercado?
  • Como a inteligência de negócios auxilia na identificação do potencial de consumo?
  • Como as ferramentas de BI auxiliam na potencialização das vendas e da fatia de market share?

Os dados podem ajudar uma empresa a expandir seu market share e alavancar as vendas. Num primeiro momento, eles alimentam os indicadores que vão definir o quanto a empresa pode produzir e qual a demanda para os produtos dela.

A partir das informações geradas por essas métricas, será possível direcionar as vendas para um caminho mais estratégico e inteligente.

Este artigo é sobre a confluência entre potencial de consumo, potencial de mercado e a inteligência de negócios que está por trás desses levantamentos. Leia mais a seguir. 

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

O que é potencial de consumo?

Potencial de consumo é o que mede a capacidade de consumo de um determinado mercado ou público.

É uma métrica de um valor preditivo relacionado ao poder de compra estabelecida em receita ou unidades. 

Pode ser segmentada por:

  • comportamento;
  • localização;
  • demografia;
  • ou qualquer outro conjunto específico de pessoas.

Qual é sua relação com o potencial de mercado?

O potencial de consumo costuma ser observado em conjunto com o potencial de mercado, que é classificado como TAM, SAM e SOM:

  • Total Addressable Market (TAM), que representa a demanda teórica do mercado como um todo por um produto ou serviço;
  • Serviceable Addressable Market (SAM), relacionado à proporção de mercado que uma empresa é capaz de atender, inclusive geograficamente;
  • e Serviceable Obtainable Market (SOM), que é o mercado acessível, ou seja, a parte que a empresa pode, realisticamente, conquistar.

Não basta os consumidores terem condições para comprar (potencial de consumo) se a empresa não consegue suprir essa demanda.

O potencial de mercado consiste, portanto, na relação entre o que a organização pode produzir e quanto o mercado pode comprar. 

Sendo assim, quanto maior for o potencial de mercado de uma empresa, maior é o market share que ela pode conquistar.

Vale destacar que conhecer o tamanho do mercado é um passo fundamental que vai basear toda a tomada de decisão, das estratégias de marketing ao ritmo da produção. Essa previsão é o que vai permitir elaborar um plano de negócios sólido e robusto.

Como a inteligência de negócios auxilia na identificação do potencial de consumo?

A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI) é uma abordagem que ajuda na tomada de decisões baseada em dados, e envolve coletar, organizar, analisar e visualizar dados de negócios para fornecer insights sobre o desempenho, permitindo tomar decisões mais informadas e estratégicas.

O cálculo das ferramentas de BI normalmente leva em consideração os elementos listados abaixo para identificar o potencial de consumo.

  • Grupo de análise: é a definição do grupo que será analisado, que pode ser dividido em pequena (“advogados solteiros residentes em São Paulo, entre 30 e 40 anos”) ou larga escalas (“pessoas residentes no Brasil”).
  • Renda do grupo: é um fator crucial, por ter grande influência no poder de compra de um grupo. As plataformas de inteligência viabilizam tanto a identificação de prospects que se encaixam nos padrões desejados, quanto a descoberta dos valores referentes a um grupo pré-selecionado. Nelas, há um extenso banco de dados com informações variadas que permitem a filtragem para apontar outras características comuns aos grupos. 
  • Padrão de consumo: cada grupo possui seus próprios hábitos, costumes, preferências e características, que refletem necessidades e gastos específicos.
  • Tendências: os hábitos de compra dos consumidores, impactados por novas tecnologias ou soluções, se modificam recorrentemente. A identificação de tendências permite o apontamento de novas oportunidades de negócio. A inteligência de negócios pode fazer uma análise de concorrência, estudos de mercado e monitoramento de redes sociais. 
  • Índices socioeconômicos: fatores como taxa de desemprego, distribuição de renda, inflação, taxas de juros, nível de urbanização e acesso ao crédito por parte dos grupos estudados são de grande valia. Dados de fontes como IBGE, ONU, Banco Mundial e OCDE podem ser incluídos na fórmula de cálculo de consumo de mercado.
  • Fontes de dados confiáveis e atualizados: além de todos os fatores já citados para uma identificação rigorosa do potencial de consumo, é preciso contar com uma combinação de fontes de dados confiáveis. Ou seja, é importante que a ferramenta de inteligência de negócios contenha informações atualizadas em tempo real, que permitam uma avaliação acurada e higienizada. 

Como as ferramentas de BI auxiliam na potencialização das vendas e da fatia de market share?

A inteligência de negócios, por meio de ferramentas de BI, pode auxiliar de várias formas na potencialização das vendas. Estas são algumas das principais:

  • Maior precisão no trabalho de vendas: o suporte da Inteligência de Negócios dá maior precisão ao trabalho dos vendedores, que ganha agilidade e possibilidades reais de diminuir o custo de aquisição do cliente e melhorar as receitas.
  • Descobertas de nichos e oportunidades: o Big Data Analytics contribui para que sejam levantadas informações que confirmem o potencial do segmento e também possam servir de argumento junto aos executivos e orientar as primeiras decisões em um novo posicionamento.
  • Mais eficiência na prospecção: o uso de informações contribuiu para evoluir o modo de prospectar nos últimos anos. Com análise de dados, é possível focar nos potenciais clientes com mais chances de conversão, pois já possuem características alinhadas com o que a empresa oferece e deseja alcançar em termos de vendas.
  • Qualificação dos clientes: o uso da Inteligência de Negócios permite que a empresa obtenha informações que ajudam a identificar diferentes características do cliente. Isso ajuda a criar um perfil ideal de cliente, ou ICP (Ideal Customer Profile). A partir daí, é possível definir quais ações podem ser adotadas para atraí-los e converter a venda.
  • Otimização de recursos: a análise de informações pode indicar que a empresa deve investir mais em campanhas para atrair e conquistar clientes de um determinado perfil ou de uma determinada região. A otimização de recursos também pode ser um dos pontos-chave para a decisão sobre a abertura de novas unidades. As informações ajudam a mapear localidades com alto potencial de consumo.
  • Redução nos riscos de ter clientes inadimplentes: pode-se avaliar melhor o histórico de pagamento, as dívidas contraídas e os bens de uma determinada empresa ou pessoa e também cruzar informações para buscar a sua ligação com sócios ou diretores que estejam envolvidos em casos de inadimplência e até de corrupção.

Exemplo de ferramenta de BI

A Neoway possui uma solução de inteligência analítica ideal para identificar potencial de consumo e acelerar os resultados em todos os estágios de um negócio. Essa solução atua em nove frentes importantes.

  1. Enriquecimento do CRM: ajuda a compreender as características da carteira de clientes.
  2. Criação do ICP e segmentação de clientes: gera personas de melhores clientes e segmenta a base de acordo com o comportamento.
  3. TAM/SAM/SOM e sales recommendation: revela novas oportunidades, permite entender o potencial de consumo dos clientes e oferece as melhores soluções.
  4. Qualificação inbound e outbound: aprimora a qualificação com um chatbot inteligente e SDRS terceirizados.
  5. Lead scoring: identifica empresas mais propensas à compra e acelera a qualificação de leads.
  6. Upsell e cross sell: identifica clientes propensos a crescer dentro da carteira e aumentar a receita.
  7. Propensão a churn: oferece uma previsão da taxa de cancelamento ou abandono de clientes.
  8. Visão 360: fornece informações sobre empresas e pessoas de todo o Brasil e gera insights.
  9. Análise de funil e data lake: estrutura visões e métricas do funil de venda em um único lugar.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como a solução de Marketing e Vendas pode ajudar sua empresa a acelerar os resultados a partir da análise de dados.

Descubra quais empresas são aderentes ao seu negócio e receba recomendações das melhores oportunidades de negócio com o On Target.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura