Como implementar a predição de churn e reduzir o cancelamento de clientes com inteligência analítica

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Índice

  • O que é predição de churn?
  • Benefícios da predição de churn de clientes
  • Qual a diferença entre predição e prevenção de churn?
  • Passo a passo para implementar a predição de churn:
    – Coleta de dados e análise comportamental dos clientes
    – Segmentação de clientes
    – Preparação de dados
    – Análise de dados
    – Uso de tecnologia (machine learning)
  • Qual o papel do NPS na reversão e predição de churn
  • Como reduzir o churn mensal e anual com inteligência analítica?

Se você ou sua empresa já evitou que um cliente cancelasse um contrato porque identificou uma insatisfação a tempo de reverter o quadro, você sabe o que é predição de churn

Apesar de ser uma situação indesejada pelas companhias, a rotatividade de clientes ainda é frequente. O que chama a atenção é que, em muitos casos, seria possível evitar a perda de clientes usando tecnologia para prever esse risco com antecedência e tomar uma atitude focada em retenção.

Veja, neste artigo, o que é predição de churn, seus benefícios e como colocá-la em prática, além de saber como é possível reduzir o churn na sua empresa

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O que é predição de churn?

A predição de churn é o processo de prever clientes com chance de deixar de usar um produto e/ou serviço da sua empresa e sair da sua base.

Entende-se também como uma ferramenta de análise preditiva que ajuda você a identificar esses clientes com risco de cancelar o serviço contratado.

Para prever o churn, é necessário analisar dados como:

  • frequência de uso do produto e/ou serviço;
  • comentários e feedbacks dos clientes;
  • solicitações e reclamações no suporte;
  • nível de satisfação com o uso da solução contratada;
  • inadimplência.

Com isso, é possível treinar modelos que usam machine learning para realizar as análises preditivas, que poderão prever a probabilidade de um cliente abandonar a empresa no futuro a partir da análise desses dados existentes. 

E, consequentemente, permite a você atuar com ações focadas em manter o cliente em sua base e reduzir o churn.

Benefícios da predição de churn de clientes

Ao contar com a predição de churn para os negócios, você tem a oportunidade de aumentar a retenção dos clientes.

Além disso, quando você identifica os motivos que podem influenciar um cliente a deixar sua empresa, você consegue elaborar um plano de ação preciso e focado em ajudar o cliente a obter melhores resultados, o que ajudará a aumentar seu nível de satisfação.

O time de Customer Success (CS) tem atuação direta nesse processo para melhorar a experiência do cliente. 

Ao saber quais são os clientes com maior risco de deixar a base, o time de CS pode direcionar seus esforços em ações que evitem o churn. E mais, ao mapear esses riscos com antecedência, é possível planejar ações e alocar recursos com mais eficiência operacional.

Qual a diferença entre predição e prevenção de churn?

Enquanto a predição de churn está voltada para identificar clientes com probabilidade de deixar a base da empresa, a prevenção de churn são as ações que atuam na retenção desses clientes para reduzir o risco deles cancelarem o contrato com a empresa ou abandonarem o produto.

Para a obtenção de melhores resultados na retenção e fidelização de clientes, é fundamental que estratégias de predição e prevenção de churn andem juntas.

Para atuar na prevenção e reduzir o churn, veja algumas ações que podem ser feitas:

Lembre-se de que o monitoramento é fundamental para verificar se as ações de prevenção ao churn estão gerando os resultados esperados. 

Ao acompanhar de perto esses resultados, é possível inclusive definir novas ações com o objetivo de reduzir o churn mensal e fazer um acompanhamento mais próximo. 

Passo a passo para implementar a predição de churn

Agora que você já sabe a importância de se utilizar a predição de churn, veja como implementar essa poderosa ferramenta, que ajuda nas estratégias do seu negócio e evita a perda de clientes, seguindo algumas etapas.

Coleta de dados do comportamento dos clientes 

Para iniciar, você deve reunir informações-chave sobre os clientes, como a frequência que ele usa o produto e/ou serviço, como ele realizou a compra, ticket médio, opiniões e feedbacks, tempo desde a última interação, hábitos de consumo, entre outras. 

Preparação de dados

Em seguida, é necessário fazer a higienização dos dados para organizar as informações e remover o que está duplicado. 

Se necessário, você pode fazer enriquecimento de dados, adicionando informações em uma base existente a fim de padronizá-la.

Segmentação de clientes

Ao separar a base em grupos com perfil semelhante por características demográficas, comportamentais e de consumo, por exemplo, a identificação de padrões de comportamento se torna mais fácil e rápida de ser feita.

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Assim, a segmentação de clientes tem um importante papel para ajudar a verificar os primeiros sinais de que um grupo de clientes tem mais chances de sair da base.

Análise de dados

Nesta etapa, os dados são examinados em busca de padrões e tendências que podem indicar sinais de alerta de churn, como clientes que não utilizam o serviço há mais de dois meses, por exemplo. 

Isso inclui o uso de ferramentas que facilitam a visualização dos dados e ajudam na identificação desses sinais de alerta.

Uso de tecnologia (machine learning)

Usar a tecnologia de machine learning na predição de churn é ganhar precisão e eficiência no processo. Nessa etapa, algoritmos são usados para analisar dados complexos e podem ser treinados para que possam detectar padrões que indicam a probabilidade de churn.

Qual o papel do NPS na reversão e predição de churn

Em pesquisas de satisfação do cliente, é muito comum o uso de NPS. Você já conhecia essa sigla? O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica que ajuda a medir a lealdade e a satisfação dos seus clientes.

O princípio desse método parte de que se um cliente está satisfeito com seu produto ou serviço, ele poderá recomendar a empresa para outras pessoas, sendo considerado um cliente leal. Esse tipo de cliente é classificado como promotor, além das classificações neutro e detrator.

Essa métrica pode ser usada como um dos indicadores na predição de churn, pois mostra o nível de satisfação do cliente com a empresa e o serviço, inclusive se é leal à sua marca.

Ao fazer a análise desse indicador, é possível compreender as causas e onde estão as falhas que levam à insatisfação dos clientes com risco de churn.

Como reduzir o churn mensal e anual com inteligência analítica?

O churn é um dos grandes desafios para os negócios, mas com o apoio de uma ferramenta da tecnologia de dados com inteligência analítica é possível reduzi-lo e ainda aproveitar oportunidades de crescimento.

Com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway, empresas que possuem áreas de vendas e marketing vendem mais com eficiência operacional.  

Alana Nunes conta como a TOTVS ganhou 60% de eficiência operacional e 25% de aumento de oportunidades na geração de demanda, utilizando as soluções de dados da Neoway.

Ao contar com essas soluções, você ganha uma importante aliada para desenvolver sua estratégia comercial com base em dados confiáveis e fazer análises preditivas com o objetivo de reduzir o churn.

Nossa expertise com dados segmentados permite oferecer soluções completas, adaptadas às necessidades específicas de cada setor – serviços financeiros (FSI), seguros, automotivo, tecnologia, bens de consumo, telecom, varejo, entre outros.

Temos soluções que o ajudam nas estratégias de retenção, assim como na análise de expansão da carteira de clientes por meio de upsell e cross-sell.

Outro diferencial das soluções de Marketing e Vendas da Neoway são os indicadores de priorização e prospecção, que tem como objetivo apoiar na priorização das melhores empresas para prospectar por meio do mapeamento das companhias em crescimento e que são relevantes. Você conta com mais de 20 indicadores proprietários.

Ricardo Oliveira, do time da Rivesa Volvo, conta como a empresa conseguiu extrair clientes qualificados e ter resultados crescentes com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway.

A confiabilidade dos nossos dados e indicadores garantem precisão na sua estratégia go-to-market e oferecem segurança na tomada de decisões. Isso contribui para a criação de estratégias sólidas baseadas em informações confiáveis e impulsionam o alcance das metas de negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre como podemos ajudar nas estratégias do seu negócio com inteligência analítica? Conheça as nossas soluções de Marketing e Vendas e fale com um de nossos especialistas.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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