Estratégias para aplicar marketing B2C nos negócios

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O uso de estratégias de marketing B2C se faz cada vez mais necessário para alcançar públicos massivos.  Com uma abordagem direta e com maior foco em benefícios imediatos, essa modalidade tem o poder não apenas de atrair clientes, mas também de retê-los. 

Se você deseja saber mais sobre o marketing B2C e quais são as melhores estratégias utilizadas para lidar com o consumidor final, chegou ao lugar certo. Leia o artigo e fique por dentro do tema.

O que é marketing B2C?

Marketing B2C (Business to Consumer) é o nome dado à estratégia cujo público-alvo é o consumidor final. Ou seja, é voltado a modelos de negócio nos quais produtos e serviços são ofertados diretamente para pessoas físicas, em oposição ao B2B (Business to Business), no qual as negociações ocorrem entre empresas. 

Alguns exemplos de negócios B2C no Brasil são Americanas, Casas Bahia e Netshoes, que oferecem soluções diretas tanto para o cliente de lojas físicas quanto no comércio eletrônico. 

Contudo, também é possível assim categorizar prestadores de serviços como Netflix, iFood e Uber, ainda que os dois últimos atuem como intermediários. Existem, ainda, empresas que atuam em modelos híbridos, como alguns bancos, SaaS e construtoras.  

Qual a diferença entre o marketing B2C e B2B?

A principal diferença entre o marketing B2C e o marketing B2B é o público de cada um deles.

O primeiro caso (Business to Consumer) é voltado para consumidores tradicionais e possui um ciclo de vendas mais curto. Por essa razão, muitas vezes são utilizados gatilhos mentais que ativam emoções, como escassez, urgência, prova social, novidades e dores.

Naturalmente, nesse modelo o valor das compras costuma ser menor, então o foco do marketing é nas vendas em grandes quantidades. 

As atividades de marketing são baseadas em análise de dados para traçar estratégias de encurtamento da jornada de compra. Dessa maneira, a segmentação é realizada a partir de grupos com perfis comportamentais semelhantes 

Já no modelo Business to Business, o ciclo de vendas tende a ser mais complexo, especialmente quando se lida com grandes companhias. Isso porque há a necessidade de potencializar os investimentos das empresas, que precisam colher resultados. 

Por essa razão, muitas vezes, fatores de mercado são analisados com cuidado, além de a compra ou contratação ser avaliada por mais de um tomador de decisão. 

Aqui o trabalho dos profissionais de marketing se baseia na hiperpersonalização. A ideia é criar laços fortes para que sejam estabelecidos relacionamentos duradouros. Muitas vezes são ativadas campanhas voltadas a clientes específicos, como ocorre no Account-Based Marketing

Exemplo de marketing B2C

Um bom exemplo de marketing B2C é conduzido pela empresa Amazon. Com uma gama de soluções, oferece experiências únicas em cada interação com seus produtos e serviços. 

Isso ocorre de diferentes formas. Uma delas é o oferecimento de uma boa experiência de navegação ao usuário, que realiza todas as ações de maneira rápida no site ou app, mas não deixa de receber outras ofertas para adicionar ao carrinho de compras. 

Soma-se a esse modelo diversos outros recursos, como ações de otimização para mecanismos de busca (SEO), email marketing, redes sociais, links patrocinados e eventos e obtém-se a receita perfeita para um marketing B2C eficiente.  

Melhores estratégias de marketing B2C

Algumas das estratégias de marketing B2C mais populares são: 

Redes Sociais

As redes sociais são praças de interação no ambiente digital. Ou seja, onde os usuários se reúnem. Por conta disso, representam ótimas oportunidades para interagir com o consumidor final e engajá-lo.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a técnica que consiste na produção de materiais relevantes para o público-alvo. Ao compreender os problemas do consumidor, é possível criar peças para solucioná-los e atrair potenciais clientes. 

Remarketing

Muito utilizado no comércio eletrônico, o remarketing é uma ação de mídia paga que consiste em anunciar para pessoas que já demonstraram interesse em um determinado item. Ou seja, estimula a compra para aqueles que desistiram dela em um primeiro momento. 

Marketing de Influência

O marketing de influência se utiliza dos influenciadores digitais para atingir uma audiência já fidelizada por eles. Assim, suas recomendações são vistas com bons olhos pelo consumidor. 

Programas de Fidelização

Existem diversos modelos de programas de fidelização, como acúmulo de pontos para novas compras, ofertas exclusivas e cupons de desconto. No B2C são uma ótima maneira para manter o cliente engajado e, simultaneamente, utilizar gatilhos mentais para estimular a compra. 

Agora que você já sabe o que é marketing B2B, descubra também o que é o marketing B2B

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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