O que é o ticket médio e como aumentá-lo?

SCROLL DOWN

Uma boa gestão se pauta pela mensuração e análise de resultados. Afinal, sem conhecer as principais métricas do negócio, não é possível medir o sucesso das ações colocadas em prática.

Nesse sentido, o ticket médio é um dos indicadores de vendas mais importantes para um negócio. Mas você sabe como calculá-lo? Conhece sua importância? E ainda mais importante: sabe como aumentá-lo e tornar sua empresa mais rentável? É o que veremos a seguir.

O que é ticket médio e como calculá-lo?

O que é Ticket Médio e Como Calculá-lo?

Ticket médio é um indicador que mostra o valor gasto, em média, por cada cliente da empresa em um determinado período de tempo. Via de regra, quanto mais alto for, melhor. 

Normalmente, ele é calculado com base nos resultados de um mês. Basta fazer:

Ticket Médio = Faturamento no período / Quantidade de vendas no período

Vale destacar que o ticket médio pode ser calculado tanto de forma mais abrangente quanto para análises mais específicas, como determinados tipos de conta, categorias de produtos e até mesmo para medir a performance de cada vendedor.

O ideal é que ele seja calculado frequentemente para criar um histórico que permita realizar comparações e identificar sazonalidades e oportunidades.

Qual a importância do ticket médio?

O ticket médio é um importante KPI de vendas, pois ajuda a avaliar a produtividade do time comercial e sua capacidade para fechar negócios mais vantajosos para a empresa, sobretudo por meio de cross-selling e upselling.

A partir dessa métrica, é possível compreender melhor o próprio negócio e ter mais previsibilidade em vendas, o que embasa um melhor planejamento estratégico e a tomada de decisões.

O ticket médio também é um KPI essencial para que a empresa saiba se está gastando mais do que recebe. É por isso que esse indicador não deve ser analisado isoladamente: é preciso compará-lo com outras métricas de negócios, em especial o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Como aumentar o ticket médio?

Infográfico: Como Aumentar o Ticket Médio

Existem algumas estratégias para aumentar o ticket médio. Destacamos:

Capacite seu time de vendas

Investir no treinamento dos vendedores é essencial para que eles se relacionem melhor com o cliente e entendam melhor os produtos/serviços que oferecem. Com isso, eles se tornam mais preparados para melhor contornar objeções e utilizar os gatilhos mentais para criar senso de urgência e persuadir o cliente.

Conheça seus clientes

Não basta contar com vendedores que conheçam bem o negócio e o que oferecem; é preciso que os times de marketing e vendas conheçam muito bem os clientes da empresa.

Aqui entra o conceito de perfil de cliente ideal (ICP). Consumidores que se encaixam nesse perfil são mais propensos a gastar com os produtos ou serviços da empresa, sem que seja necessário investir muito para isso. Por esse motivo, é importante priorizar os ICPs desde a hora da prospecção de clientes.

Amplie seu mix de produtos

Retomando a ideia do cross-selling e do upselling, ampliar a oferta de produtos ou serviços pode estimular o cliente a fazer compras complementares ou um upgrade. Esse estímulo também pode ser feito pela recomendação de itens relacionados no momento da compra.

Estimule a recompra

Partindo do fato de que é mais fácil e barato vender para quem já é cliente da empresa do que conquistar novos consumidores, uma forma de aumentar o ticket médio é estimular a recompra. Geralmente, isso é feito por meio de gatilhos temporais, como concessionárias de automóveis que lembram o cliente da sua próxima revisão, por exemplo.

Outra alternativa importante nesse sentido é investir em estratégias para a fidelização de clientes.

Saber manusear dados e extrair conhecimento deles é essencial para melhorar a estratégia comercial, mas nem toda empresa entende como fazer isso na prática. Acesse nosso guia rápido Conheça o seu Próximo Melhor Cliente com a Ajuda do Big Data Analytics e veja um passo a passo para gerar leads mais qualificados.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura