Saiba como se adequar à Susep 612/20 com soluções inteligentes

SCROLL DOWN

Uma das grandes preocupações do mercado segurador atualmente são as ações fraudulentas em contratos de seguros. Muitos desses golpes estão ligados a outros crimes como lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo

Segundo o 17º Ciclo de Sistema de Qualificação da Fraude (SQF), quase 20% dos sinistros investigados em 2019 foram comprovados como fraude.

A mitigação do problema envolve grandes volumes de coleta e de análise de dados, o que costuma exigir bastante tempo das empresas. Trata-se de um trabalho criterioso de compilação e pesquisa. 

Mas, o uso de  Inteligência Artificial e de plataformas de Big Data Analytics geram  avanços para a automação de processos importantes dentro dos negócios. A tecnologia proporciona agilidade nas análises e tomadas de decisões.  

O  uso de dados é um grande diferencial para análises de compliance rápidas, práticas e eficazes e automatiza processos de prevenção contra indícios de fraudes e crimes financeiros.  

Entenda a nova Circular 612/20

prazo adequacao susep

Alinhada com outras práticas de combate a fraude já existentes no país, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou no dia 2 de setembro de 2020, a Circular 612, que traz novas diretrizes para o mercado segurador.

As empresas devem desenvolver e implementar políticas de controles internos efetivos com o intuito de mitigar riscos relacionados à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

O prazo para entrar em conformidade com as novas diretrizes da Susep é curto, principalmente para negócios que trabalham com um grande volume de dados. A norma já passa a valer a partir do dia 1º de março de 2021. 

Para se adequarem, as companhias precisam investigar, analisar, controlar e monitorar quaisquer ações suspeitas que possam apresentar riscos para suas operações. 

A adequação exige um trabalho extenso e criterioso de apuração de dados e de monitoramento constante para que a empresa consiga mitigar riscos de envolvimento dos seus stakeholders com movimentações de ações fraudulentas.

O não cumprimento das novas regras estabelecidas pela Susep pode acarretar em multas milionárias, conforme o artigo 12 da Lei nº 9613 de 3 de março de 1998,  e a empresa pode sofrer grandes impactos reputacionais. 

neoway susep 612

O que muda com a nova Circular Susep 612/2

adequacao susep inteligencia dados

A nova Circular revoga a Susep 445/2012 e traz inovações em relação às regras de prevenção e combate aos crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

Dentre as adequações exigidas pela Circular 612/2020  estão:

  • Estabelecer uma política interna de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, elaborando critérios de avaliação de riscos na subscrição de operações, na contratação de terceiros ou outras partes relacionadas, no desenvolvimento de produtos, nas negociações privadas e nas operações com ativos; 
  • Realizar diligências eficazes, elaborar critérios e implementar procedimentos de identificação dos seus clientes, beneficiários e funcionários para compreensão e monitoramento sobre o nível de risco que apresentam;  
  • Criar uma estrutura de governança para  garantir o cumprimento das normas da circular. O diretor a ser nomeado deve ter acesso imediato e irrestrito aos dados de identificação dos clientes, beneficiários, terceiros, outras partes relacionadas e beneficiários finais. No caso de corretoras de seguros e resseguros o corretor técnico deve ocupar este cargo;
  • Apresentar relatório anual detalhado sobre avaliações internas de riscos realizadas pela empresa, contendo informações obrigatórias;
  • Comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), no prazo de 24 horas a partir da conclusão da análise, todas as operações atípicas ou com indícios de ocorrência de crime;
  • Identificar e monitorar de forma rigorosa Pessoas Expostas Politicamente (PEPs), que tenham ocupado nos últimos cinco anos cargos ou funções públicas relevantes;
  • Elaborar e executar programa contínuo de treinamento, visando a disseminação da cultura e a qualificação dos funcionários, parceiros e prestadores de serviços quanto ao cumprimento da Lei de Lavagem de Dinheiro.

A adequação à nova Circular Susep 612 se aplica às sociedades seguradoras e de capitalização, aos resseguradores locais e admitidos, às entidades abertas de previdência complementar, às sociedades cooperativas autorizadas a funcionar pela Susep, às sociedades corretoras de resseguro, às sociedades corretoras e aos corretores de seguros, de capitalização e de previdência complementar aberta.

A Susep impõe um desafio ao mercado segurador e integra essas sociedades no combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo

A prevenção dos crimes financeiros e adoção de práticas que evitem riscos de fraudes auxiliam na construção de negócios éticos e eficazes economicamente. 

O controle interno dessas diretrizes passa por  um mapeamento de risco  profundo e por uma análise completa de dados sobre clientes, funcionários e beneficiários. 

Big Data e Inteligência Artificial na prevenção de fraudes

Desde a Lei Anticorrupção 12.846/2013, medidas de compliance têm sido cada vez mais adotadas por empresas no combate a fraude e crimes de corrupção no Brasil, de forma a deixar as operações mais transparentes e em conformidade  com a legislação.  

Políticas de compliance auxiliam no mapeamento de riscos e no  cumprimento de normas e diretrizes a partir de análises de dados, monitoramento contínuo de comportamentos e de treinamentos internos.

O uso de  soluções  de Big Data Analytics e Inteligência Artificial ajuda as empresas na realização de diligências completas, seguras e eficazes para fazer investigações detalhadas, identificar indícios de fraudes, monitorar continuamente stakeholders, receber avisos automáticos de movimentações suspeitas e gerar relatórios para fins de auditoria. 

 A Neoway é a maior empresa de Big Data e Inteligência Artificial da América Latina e por meio de uma plataforma intuitiva e de integrações (API, SFTP e outros sistemas) oferece dados e soluções personalizadas para suas necessidades,que facilitam na  adequação às mais diversas legislações, incluindo a nova circular Susep 612/20. 

grafico fluxo Neoway susep 612

As tecnologias da Neoway  são grandes aliadas para que o  mercado segurador fique em conformidade, visto que soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial garantem agilidade e precisão na coleta e análise de dados.

Soluções da Neoway para adequação à Susep 612/2

inteligencia de dados susep 612

Para evitar riscos, ações fraudulentas e multas milionárias, o mercado segurador precisa, obrigatoriamente, estar  em conformidade com a Susep 612/20. 

O processo de adequação exige um compilado de dados significativo, uma análise eficaz das informações e implementação de medidas que visem combater crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

A Neoway possui inteligência e dados necessários para o seu negócio estar em conformidade com as operações realizadas. Por meio de soluções específicas, é possível monitorar stakeholders automaticamente e avaliar  constantemente o grau de risco que clientes, funcionários e beneficiários representam  para a sua empresa. 

As soluções a seguir proporcionam agilidade, praticidade, integridade e confidencialidade de dados  para o seu processo de adequação à Circular  Susep 612/20:

  1. Fluxos de decisão automatizados: 
    • Com Onboarding Digital automatize o processo de entrada de novos clientes, funcionários, beneficiários e partes relacionadas no seu negócio. 
    • Em poucos segundos, faça análise de sinistros e tome decisões mais precisas. 
  2. Diligência 360 graus: faça diligências eficientes e rápidas para uma gestão de riscos e compliance:
    • Obtenha informações sobre Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) e partes relacionadas;
    • Saiba quais clientes, funcionários, beneficiários e pessoas ligadas com o seu negócio estão sendo mencionadas em listas restritivas oficiais (nacionais e internacionais); 
    • Utilize combinação de termos e entidades durante uma busca web para identificar registros de mídia negativa e suportar análises reputacionais.
    • Identifique estruturas societárias, grupos econômicos e outros tipos de relações, além de analisar proximidade com listas de risco.
    • A partir de Scores Compliance, identifique em uma escala de 0 a 100, o nível de exposição a riscos de Compliance de uma pessoa ou empresa. E saiba quais são as evidências que justificam a classificação.
    • Enriqueça suas análises e seus relatórios e faça uma gestão de risco completa com informações detalhadas e atualizadas  a partir da maior base de processos judiciais e extrajudiciais do Brasil 
    • Armazene com segurança documentos e dossiês.
  3. Monitoramento contínuo de stakeholders:  defina red flags e receba alertas automáticos toda vez que ações atípicas forem detectadas. Esteja sempre  atualizado sobre mudanças de informações envolvendo funcionários, parceiros, entre outros. 
  4. Validação de dados: faça validações cadastrais e verificações de clientes, beneficiários, colaboradores, terceiros/partes relacionadas, e manutenção de registros referentes a produtos e procedimentos expostos ao risco de servirem à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Com a tecnologia da Neoway verifique quem pode oferecer riscos para sua empresa a partir de:

  • Motor de matching que relaciona os dados inseridos pelo stakeholders X  fonte pública e outras fontes de dados
  • Reconhecimento facial com prova de vida
  • Documentoscopia
  • Base com mais de 400 mil CPFs com histórico de fraude
  • Enriquecimento de dados para cadastro, compliance, crédito, etc.
  • Plataforma de investigação profunda para suportar análises de mesa
  • Motor de decisão com scores inteligentes;

A Plataforma Neoway reúne as informações que você precisa em um único lugar, de forma prática e simples.  A tecnologia permite  o acesso a dados atualizados e garante a qualidade e celeridade no processo de adequação. 

Com soluções inteligentes as empresas  atuam desde a prevenção ao combate às ações fraudulentas.  A partir de mapeamento de riscos anteriores, é possível  impedir  que novas irregularidades ocorram,  analisar situações de sinistros,  criar estratégias para prever indícios de fraudes; e obter clareza sobre resultados das  suas ações de  combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.   

Faça uma gestão de risco completa, potencialize suas análises e agregue bons resultados para o seu negócio. Crie pesquisas personalizadas de acordo com as necessidades da empresa e as diretrizes que a Susep exige.

Dessa forma, seu negócio terá todos os dados necessários para alinhar políticas de combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, bem como criar auditorias internas para avaliação de riscos e indícios de ações suspeitas.

adequacao susep 612

Previna-se e esteja em conformidade com as leis:

  • Evite ações de agentes fraudulentos com procedimentos de identificação, conheça seus clientes, funcionários, beneficiários e pessoas relacionadas. 
  • Ofereça treinamentos internos para reforçar uma cultura de compliance, que minimize os impactos e agregue valor nos seus resultados. 
  • Monitore seus stakeholders, esteja sempre atento aos riscos e aos movimentos suspeitos, saiba quem pode causar danos a sua empresa e trazer imagem negativa para mercado. 

Esteja atento às novas regras da Susep 612/20 e ao prazo de adequação que ela exige. Analisar comportamentos suspeitos e evitar indícios de fraudes são objetivos primários para estar em conformidade com a lei. 

A compilação e disponibilização dos dados pela Neoway estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Uma boa gestão de dados e informações passa pelos critérios de segurança jurídica, confidencialidade, criptografia em toda plataforma e proteção contra invasões ou vazamentos. 

Quer entender melhor como as soluções da Neoway podem te ajudar no processo de adequação à nova Circular Susep 612? Fale com um de nossos especialistas e solicite as melhores soluções  para o seu negócio. 

neoway susep 612

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura