Carregando...

Análise de dados: como utilizar na carreira jurídica

Scroll Down

As soluções de análise de dados transformam o setor jurídico com insights, aprimoram estratégias e aumentam as chances de sucesso.

A análise de dados tem transformado praticamente todas as indústrias, e na atividade jurídica, mesmo com toda a tradição associada a ela, não é diferente. 

Aos poucos, temas como Direito 4.0 e Jurimetria, que se baseiam na integração de tecnologia avançada para análise de dados com a finalidade de obter melhores resultados, se tornam mais conhecidos.

A aplicação de soluções na utilização de dados para alavancar a prática jurídica ajuda a diminuir custos, agilizar processos e aumentar taxas de sucesso. Esse pode ser o diferencial necessário para obter um resultado positivo em uma ação.

Entenda a seguir como funciona a análise de dados e como ela pode ser integrada à atuação legal para aprimorar o desempenho de escritórios e departamentos jurídicos.

Big Data Analytics na área jurídica. Por que implementar?

Para que serve a análise de dados?

Para Que Serve Analise De Dados 1024x642

A análise de dados é uma ferramenta cada dia mais importante e que tem se tornado um diferencial competitivo em qualquer ramo de atividade.

Praticamente todos os movimentos realizados virtualmente deixam um rastro de dados. Uma compra qualquer e o acesso a uma página são exemplos básicos de informações geradas rotineiramente na internet.

Essas informações permitem olhar para o passado para observar o que já aconteceu e, a partir disso, projetar o futuro. Portanto, o processo de análise de dados visa encontrar padrões para definir estratégias e aumentar as chances de sucesso.

Assim, por exemplo, se um consumidor comprou um livro, a análise de dados permite inferir que ele pode se interessar por outros títulos com base nos hábitos de outras pessoas que também adquiriram o produto.

Essa é uma das formas mais conhecidas de utilização de dados para alavancar negócios, presente em basicamente todas as plataformas de e-commerce.

No Direito, por sua vez, permite encontrar jurisprudências, avaliar a probabilidade de perder ou ganhar uma ação e prever os valores necessários para contingenciamento, para citar apenas alguns exemplos.

A análise de dados é justamente a técnica pela qual é possível dar sentido a informações aparentemente desconexas, mas que, quando observadas pelo prisma correto, apoiam a tomada de decisões e minimizam o espaço para subjetividades.

Qual a importância da análise de dados na carreira jurídica

Qual Importancia Analise Dados Carreira Juridica 1024x683

A atividade jurídica produz um volume gigantesco de dados, que nem sempre são utilizados da forma mais inteligente.

A quantidade de documentos relevantes em um processo judicial, por exemplo, pode sobrecarregar uma pessoa, ou até mesmo um grupo de pessoas.

Saiba abaixo como a análise de dados pode ajudar a enfrentar esse e outros desafios do setor.

Estratégia

Desenvolver uma boa estratégia é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer demanda processual. A análise de dados possibilita escolher o caminho mais adequado.

Com o uso inteligente das informações, é possível apurar os resultados mais prováveis de um processo com base no que já aconteceu em situações similares.

O apoio da tecnologia para interpretar esses dados pode ajudar um advogado a entender padrões do juiz, por exemplo, e do júri, para estratégias direcionadas.

Sistemas inteligentes ajudam a detectar esses padrões a partir de milhares de documentos sobre litígios que ocorreram anteriormente.

A utilização de soluções tecnológicas para análise de dados também permite o planejamento estratégico da própria empresa e de suas atividades, seja ela um pequeno escritório, seja uma grande firma de advocacia.

Processos mais ágeis

A aplicação de qualquer solução tecnológica para uma tarefa tem duas funções primordiais: conferir mais agilidade e reduzir o trabalho “braçal”.

No Direito, a análise de dados referentes a milhares de documentos de processos passados é uma tarefa longa, cara e que pode exigir o esforço de várias pessoas.

Graças à automação, a máquina é capaz de realizar esse trabalho burocrático em menos tempo, e, assim, direcionar o esforço humano para outras atividades estratégicas.

Previsibilidade

Um dos fundamentos da análise de dados é a detecção de padrões que podem não ser tão óbvios aos olhos humanos.

A partir dessa vantagem, é possível reconhecer tendências que viabilizam maior previsibilidade tanto para o curto quanto para o longo prazo.

Esses insights permitem ao responsável pela tomada de decisões analisar as possibilidades mais concretas com uma base sólida e lógica, sem precisar dar um “tiro no escuro”.

Eficiência

A busca por eficiência é o mote de qualquer negócio que queira sobreviver atualmente. No setor jurídico não é diferente.

O que a análise de dados viabiliza nesse aspecto é uma maior agilidade para realizar estudos que tragam informações rápidas e relevantes sobre a situação de uma empresa.

Com isso, processos jurídicos e decisões são dinamizados, o que gera economia de tempo e de recursos.

Redução de falhas

Nem todas as decisões são acertadas, e algumas delas trazem resultados negativos. O bom gestor é aquele que consegue minimizar erros e ampliar a taxa de sucesso.

Nesse ponto, a análise de dados se torna uma ferramenta importantíssima para a melhoria dos resultados de uma empresa, tanto do ponto de vista administrativo quanto de processos jurídicos.

Com uma base estatística robusta que aponte a melhor direção, sem os vieses que são naturais do ser humano, é possível tomar decisões racionais e embasadas. 

Dessa forma, reduzem-se os riscos de falhas ao detectar com antecedência possíveis ameaças. A consequência disso é a habilidade de responder a eventos de maneira mais rápida e eficiente. Afinal, como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar.

Como a análise de dados pode ser utilizada na advocacia?

Como Analise Dados Pode Ser Utilizada Na Advocacia 1024x683

A advocacia é uma área de atuação que tem muito a ganhar com a aplicação de soluções de análise de dados.

Como citado anteriormente, a utilização dessa tecnologia está profundamente relacionada à tomada de decisões estratégicas.

Essas decisões podem se referir desde a questões administrativas, como organização de fluxo de caixa de um negócio até a processos judiciais, como a elaboração do argumento mais adequado para algum litígio.

Tudo isso floresce a partir da capacidade de lidar e interpretar volumes de dados que seriam pouco práticos diante dos limites do ser humano.

Quando esse processo é delegado para o algoritmo, as tendências que talvez não fossem evidentes se tornam mais claras.

Na prática, um advogado pode observar como o juiz se comporta diante de um tema específico e qual é a melhor forma de abordá-lo para alcançar os melhores resultados em um processo.

Todo o procedimento de estudo de jurisprudência é profundamente facilitado por meio da capacidade de reunir e interpretar informações de múltiplas fontes ao delegar a tarefa para um software.

A partir dessa facilidade, as chances de uma ação ser vencida podem ser vistas com mais nitidez. Consequentemente, há economia de tempo com processos infrutíferos para a produção de melhores acordos.

Também é possível observar tendências que podem revelar a estratégia do oponente antes de um julgamento, tendo uma vantagem competitiva para o preparo do caso.

Como fazer uma análise de dados no setor jurídico?

Conforme demonstrado acima, a análise de dados traz grandes vantagens para advogados, escritórios de advocacia e para o setor jurídico de uma empresa que atue em outro ramo.

No entanto, existem requisitos que devem ser cumpridos para garantir o bom aproveitamento do investimento em soluções tecnológicas.

Como Fazer Analise De Dados Setor Juridico 680x1024

Tenha um setor estruturado

Aplicar a análise de dados de forma eficiente requer planejamento adequado e mais do que apenas utilizar um software sem o preparo adequado para isso.

É importante ter em mente que resultados consistentes surgem a partir da organização de uma equipe multidisciplinar, que conheça tanto sobre o Direito quanto sobre estatística.

Um departamento organizado para trabalhar com dados permite extrair o máximo potencial da tecnologia. Pessoas de diferentes especialidades podem colaborar para melhor compilar informações e interpretar as tendências apresentadas pelo sistema.

Por outro lado, nem todas as empresas têm capacidade de investimento para dedicar uma equipe exclusivamente a essa tarefa. Nesse caso, é importante ter ao menos uma pessoa focada exclusivamente na função.

Tal profissional passaria a ser responsável por coletar, compilar e analisar os dados para gerar os relatórios desejados.

Entenda em detalhes o que a análise de dados pode fazer pelos departamentos jurídicos.

Engaje seus profissionais

Um software, por si só, não vai trazer resultados fantásticos. Uma equipe dedicada à coleta e à análise também não.

No fim das contas, o que realmente importa é transformar os insights produzidos pelos dados em ações concretas.

Uma parte crucial da implementação bem-sucedida da tecnologia na análise de dados é engajar a equipe para que ela entenda o potencial da nova área e consiga introduzir essa nova metodologia de trabalho no dia a dia.

Data Literacy: alfabetização de dados permite tomar decisões embasadas em fatos

Defina o seu objetivo

Antes de colocar em prática qualquer iniciativa de análise de dados, é importante saber quais são os objetivos com o projeto.

Assim, o profissional tem maiores chances de detalhar a estratégia para alcançar os resultados esperados.

O estabelecimento de objetivos claros possibilita delinear quais dados são mais importantes para o procedimento e aplicar a metodologia correta para a análise.

Escolha um método

Existem diferentes metodologias para lidar com os dados e obter desempenho satisfatório. É importante entender o que cada uma tem a oferecer para traçar a melhor estratégia.

Quantitativo

Como o nome indica, neste método de análise de dados a prioridade é lidar com grandes volumes de informações. É o que chamamos de Big Data Analytics, um diferencial da Neoway.

Nesse formato, dados muitas vezes não estão estruturados e têm origens múltiplas, o que exige mais cuidado na coleta e no tratamento das informações.

Qualitativo

Aqui a preocupação principal é com pequenos detalhes subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano que geralmente só podem ser compreendidos por meio de uma pesquisa qualitativa. 

Isso resulta em bancos de dados menores, mas não menos complexos de manipular, uma vez que as informações coletadas, em sua maioria, são desestruturadas.

No método de coleta qualitativo, as fontes são restritas, com maior controle sobre o que é considerado para a finalidade desejada. Dessa forma, a técnica é mais adequada para obter resultados mais direcionados.

Utilize boas ferramentas

A partir do momento em que se decide apostar na análise de dados, também é importante estar equipado para que o setor possa trabalhar adequadamente.

O software de análise de dados é, neste caso, a ferramenta que viabiliza alcançar as respostas buscadas.

O sistema é capaz de coletar, organizar e analisar as informações de forma muito mais efetiva do que um ser humano, que pode dedicar-se a tarefas criativas e intelectuais. Para isso, no entanto, é preciso escolher um software efetivo.

Como escolher um software de análise para o setor jurídico?

O software é a alma de qualquer iniciativa de análise de dados e conta muito para o sucesso, ou para o fracasso, da empreitada.

Por esse motivo, é fundamental escolher um sistema adequado às suas necessidades. Esse processo requer estudo e pesquisa para encontrar a melhor solução possível.

O software utilizado deve, em primeiro lugar, otimizar as tarefas. Ele precisa ser capaz de reduzir o tempo humano gasto com trabalho repetitivo, liberando as pessoas para outros trabalhos que demandem planejamento estratégico.

O objetivo com a escolha de um sistema deve ser, no fim das contas, focado em ampliar a produtividade do negócio e aumentar os lucros. Soluções que reúnam a base para oferecer condições únicas aos clientes também representam uma grande vantagem.

Como a Neoway pode te auxiliar

Software Analise Para Setor Juridico Neoway Lawsuits 1024x683

A Neoway conta com soluções que servem como ferramenta de apoio para a modernização da atividade jurídica.

Uma delas é o Neoway Lawsuits, que reúne dados de mais 360 milhões de processos judiciais e extrajudiciais padronizados para simplificar o acesso aos dados contidos nos documentos.

O amplo volume de informações proporcionado pela plataforma permite embasar decisões jurídicas com fundamentos sólidos, além de apoiar decisões voltadas ao compliance (KYC, KYS, KYE), concessão de crédito e prevenção a fraudes em M&A.

Outro sistema é o Neoway Legal, que utiliza inteligência artificial para produzir análises apresentadas com clareza a partir de um banco de dados completo.

A plataforma possui sete diferentes módulos de apoio a um departamento jurídico:

  • Jurimetria – Visualize toda a sua carteira de processos e acesse estimativas como o tempo médio para o término do processo, possibilidade de perda e ganho e valor provável a ser pago em caso de perda.  
  • Risco – Identifique potenciais riscos processuais por meio de indícios de condutas suspeitas como desistências, ajuizamentos em massa e falsidades. 
  • Concorrência – Compare a performance dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a partir dos dados de processos de outras empresas do mesmo setor.
  • Pessoas – Tenha uma visão dos advogados da parte ativa cadastrados a partir da média de processos, mediana do valor da causa, atuação por UF e identificação daqueles com mais processos, partes e procedências.
  • Contingência – Previna riscos e gastos excessivos com contingenciamento a partir da análise de valor anual, resultado dos processos ativos (provável, possível, remoto) e encerramento por ano.
  • Garantias – Acesso a dados para saber se a garantia de processos judiciais já foi fornecida, o momento do depósito e se o processo já foi julgado.
  • Bloqueios – Identificação de ordens de bloqueios judiciais, suas fontes e acompanhamento das fases dos processos para saber quais tiveram bloqueio requerido, realizado ou se possui alvará, além do momento processual em que ocorreu o bloqueio.

Conclusão

Mesmo tradicional, o setor jurídico está em transformação e pode se beneficiar profundamente de um aproveitamento inteligente do vasto volume de informações geradas pela própria atividade.

Como ficou claro ao longo do texto, a tecnologia habilita o desenvolvimento de melhores estratégias tanto em processos quanto no andamento de um escritório ou departamento. Saiba mais sobre as vantagens de usar Big Data Analytics e IA no Direito 4.0.

Assim, a adoção de soluções eficazes pode alavancar uma empresa, com a possibilidade de trazer mais eficiência nas operações, além de permitir oferecer serviços únicos a clientes, um ponto alto para a fidelização.

A tecnologia tem, portanto, força para transformar o mercado, e abraçá-la é uma forma de obter vantagem competitiva.

Conheça as nossas soluções para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos ou fale com um de nossos especialistas para entender como podemos te ajudar.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista