Ferramentas tecnológicas são cruciais para gerir riscos de imagem

SCROLL DOWN

Índice

  • O que são riscos de imagem?
  • Por que é importante fazer a gestão de riscos de imagem?
  • Como a tecnologia auxilia na mitigação dos riscos de imagem?
    – Monitoramento contínuo
    – Cibersegurança e proteção de dados
    – Diligência prévia de stakeholders
    – Integração entre plataformas

A reputação de uma marca é um dos ativos mais valiosos na era da informação. Por esse motivo, as empresas se preocupam, cada vez mais, com a gestão dos riscos de imagem

Atualmente, as crises de imagem ocorrem em tempo recorde. Com o constante fluxo de mensagens circulantes na internet, toda organização está suscetível a críticas que podem escalar e gerar problemas. Como consequência, há a incessante preocupação com os danos financeiros que isso pode ocasionar. 

Contudo, existem maneiras de mitigar esses riscos. As ferramentas tecnológicas auxiliam no controle de imagem para minimizar as ameaças. Se você quer saber como elas atuam nesse papel, continue a leitura. Neste artigo, saiba como utilizar a inovação para lidar com os riscos de imagem. 

Baixe o Guia de Implantação de Monitoramento de Stakeholders e saiba como garantir processos de diligência mais eficientes.

O que são riscos de imagem?

Riscos de imagem (ou riscos reputacionais) são ameaças danosas à reputação de uma companhia. Em outras palavras, fatores que podem prejudicar a imagem de uma empresa na percepção de stakeholders como clientes, governo, investidores, potenciais parceiros de negócios e mercado em geral. 

Esses riscos podem surgir de fontes diversas, como escândalos pessoais ou mensagens controversas de líderes, falhas operacionais, problemas de comunicação, danos ao meio ambiente, processos jurídicos ou violações à privacidade do consumidor. 

Para instituições financeiras, os riscos de imagem são ainda mais alarmantes. Isso porque suas conexões podem gerar problemas à reputação em um grau muito maior do que já acontece em outros tipos de negócios. 

Em resumo, uma crise de imagem que ocorre com um fornecedor ou uma empresa parceira, por exemplo, pode gerar danos colaterais à concessora de crédito. 

Por que é importante fazer a gestão de riscos de imagem?

A imagem institucional é um recurso a ser preservado. Afinal, é algo construído ao longo dos anos. Adquirir a confiança do público leva tempo, mas arruiná-la pode ocorrer quase que de forma instantânea.

Realizar a gestão de risco de reputação é uma forma de manter a credibilidade da marca. Como efeito, seu valor é percebido e laços e relacionamentos não são comprometidos. 

No segmento financeiro, pequenas crises de imagem podem ocasionar um efeito bola de neve. Em um primeiro momento, afetam o público, o que pode gerar danos financeiros diretos – perda de clientes. 

Assista ao quinto episódio da série de videocasts “Fala, Compliance!”, com apresentação de Luciana Silveira, a Chief Compliance Officer da Neoway. Este episódio, “Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance”, tem a participação de Alexandre Moysés (Diretor de Governança da B3) e Karlis Novickis (Sócio da KMN Advogados e Professor do Insper).

Toda a cadeia operacional também pode ser afetada. Riscos reputacionais alertam investidores, acionistas, imprensa, fornecedores, parceiros, influenciadores, colaboradores, instituições públicas e atrapalham potenciais fusões e aquisições. 

Em suma, a preservação de uma boa imagem perante o mercado é uma maneira de manter a credibilidade e a confiança dos players que compõem a rede de conexões comerciais da empresa. Entre os benefícios está o valor percebido da marca, que tem influência para atração de novos clientes. 

Como a tecnologia auxilia na mitigação dos riscos de imagem?

Nos dias atuais, a tecnologia funciona como item essencial para a mitigação dos riscos de imagem. A seguir, conheça algumas aplicações. 

Monitoramento contínuo

A internet é o espaço compartilhado pelas pessoas. O monitoramento de menções, avaliações e comentários em plataformas e mídias sociais auxiliam na prevenção de riscos. Muitas vezes, uma simples resposta da marca pode evitar potenciais problemas graves no futuro. 

O uso da Inteligência Artificial nesse processo pode auxiliar na análise de sentimento, técnica que automatiza se uma avaliação é benéfica, neutra ou prejudicial à empresa. Além disso, identifica ameaças graves que precisam de retorno imediato. 

A Neoway Watcher permite a vigilância permanente para detecção de ações anômalas dos stakeholders para evitar os riscos transversais. 

Diligência prévia de stakeholders

A diligência prévia de pessoas e empresas que se relacionam com a organização é uma atividade que pode prevenir danos à imagem da marca. Ao realizar uma investigação acurada antes mesmo de fechar o negócio, é possível evitar situações de risco. 

Com a Neoway Compliance, por exemplo, é possível acessar todas as informações reputacionais necessárias, assim como suas redes de relacionamento. A ferramenta ainda utiliza o aprendizado de máquina (machine learning) para criação de modelos preditivos de identificação de ameaças. Ou seja, é a opção ideal para afastar os riscos de imagem.

O Allisson Moro, do time da Pernambucanas, conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de fornecedores com as soluções de data analytics da Neoway.

Seja no onboarding de clientes, na verificação de potencial conflito de interesses ou na análise de crédito, a solução mapeia os riscos para que tudo esteja de acordo com a política de compliance interna da companhia. 

Outra vantagem é a possibilidade de checagem online para apontamento de registros de mídia negativa. Isso permite o gerenciamento de crise de imagem antes que o efeito cascata ocorra. 

Cibersegurança e proteção de dados

Os dados são os ativos mais valiosos do século 21. Sejam da própria empresa, de seus clientes ou demais stakeholders, é preciso garantir que essas informações não sejam expostas. 

Já houve casos de vazamentos de dados que trouxeram crises de imagem severas a empresas. Quando isso ocorre, os consumidores passam a ter desconfiança em relação aos sistemas de segurança da organização. 

É por isso que é necessário investir em programas especializados. Mesmo quando as falhas são reparadas, é muito difícil reconquistar a confiabilidade do público. 

Essa é outra razão para contar com plataformas voltadas à Inteligência Artificial. Elas auxiliam na análise preditiva de tentativas de fraudes e outros tipos de ataques. E a partir do aprendizado de máquina, agem mediante às constantes evoluções dos fraudadores e hackers. 

Integração entre plataformas

Um dos requisitos essenciais para controle de crises de imagem é a integração entre plataformas. A aliança entre bancos de dados inteligentes e ferramentas de CRM, por exemplo, faz toda a diferença na hora de lidar com um risco. 

Isso porque a conjunção de dados traz acurácia à análise. Ou seja, melhora todos os processos citados anteriormente, aumentando a contenção dos riscos de imagem. 

As soluções da Neoway estão disponíveis em plataforma ou API com dashboards customizados, os quais permitem analisar dados únicos com inteligência analítica.

Se você deseja conhecer mais sobre a melhor opção para mitigar os riscos de imagem, fale com um dos nossos especialistas em Risco & Compliance

Teste a plataforma Neoway gratuitamente e veja na prática como a melhor solução de Due Diligence do mercado funciona.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura