Onboarding digital: melhore a experiência de clientes com processos ágeis e seguros

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As empresas investem, cada vez mais, em processos que visam proporcionar uma boa experiência ao cliente após a venda. O objetivo desse tipo de ação é claro: estabelecer um bom relacionamento e fidelizá-lo. 

Naturalmente, é preciso garantir que isso ocorra desde o primeiro momento. Uma das soluções que emergem, nesse contexto, é o onboarding digital. Por meio do uso de dados aliado à automação, os processos online de cadastro e aceitação de clientes se tornam mais ágeis para a empresa e mais satisfatórios para os clientes. 

Este é o tema do artigo a seguir. Se você deseja saber o que é, como fazer e os benefícios de um implementar um onboarding digital, continue a leitura. 

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O que é onboarding digital?

Onboarding digital é o processo de cadastro e aceitação de clientes. Tem como principais características a aceleração, segurança e simplificação do encadeamento lógico após o momento da venda.

Em instituições bancárias, por exemplo, ocorre quando o banco aceita um novo cliente por meio da abertura de conta ou contratação de empréstimo. Nesse segmento, há um alto índice de tentativas de fraude. Por isso, a organização precisa se proteger contra a abertura de contas com objetivos ilícitos, como lavagem de dinheiro.

Além disso, o onboarding digital também pode ser aplicado quando um colaborador ou fornecedor entra na empresa, reforçando as estratégias de KYE  e KYS.

Como a inteligência de dados ajuda na prevenção de fraudes?

A inteligência de dados e a tecnologia desempenham um papel fundamental na prevenção de fraudes e no reforço das políticas de compliance nas empresas, inclusive no processo de onboarding digital. 

Através da análise de dados e de algoritmos avançados, é possível identificar padrões suspeitos e comportamentos anômalos durante o processo de cadastro e aceitação de clientes. As soluções de inteligência de dados podem examinar diversos fatores, como transações anteriores e histórico jurídico para avaliar a veracidade e a integridade das informações fornecidas.

Além disso, as tecnologias de detecção de fraudes podem utilizar técnicas de aprendizado de máquina para treinar modelos que identificam sinais de possíveis atos ilícitos. Esses modelos podem ser atualizados frequentemente com base em novos dados e comportamentos, garantindo um sistema de detecção cada vez mais eficiente e adaptável.

Dessa forma, a inteligência de dados e a tecnologia fornecem uma abordagem proativa para mitigar os riscos e garantir a conformidade regulatória.

Quais são os benefícios de implementar um onboarding digital?

Para as organizações, há economia de recursos relacionados ao preenchimento e armazenamento de papelada e tempo de ocupação dos profissionais envolvidos. Os procedimentos se tornam, também, mais seguros, eficientes e ágeis.

Para o cliente, representa a oportunidade de utilização imediata do produto ou serviço contratado. Além, claro, da conveniência de cadastro online. Esse é um momento muito importante na jornada do cliente, o primeiro passo para estabelecer um relacionamento duradouro. Ele precisa entender qual é o valor oferecido pela marca.

Simultaneamente, é quando a empresa tem a chance de conhecê-lo melhor, fazendo uso dos dados como ferramenta de inteligência, tanto para diligência prévia para identificação e prevenção de fraudes, quanto para atividades comerciais. 

Como implementar um onboarding digital?

O onboarding digital deve ser realizado de maneira rápida e segura, além de garantir que todos os requisitos essenciais para o cadastro sejam preenchidos. Um bom caminho para fazer um onboarding digital se inicia com a confirmação da identidade do cliente.

 A documentação digital auxilia na aceleração dessa etapa por meio dos formulários. Nesse sentido, é válido pensar na simplificação do cadastro, evitando a solicitação de informações desnecessárias.

A automação, por sua vez, proporciona mais segurança e agilidade nas ações de armazenagem. Alguns recursos que auxiliam nessa tarefa são a validação automática de documentos, a verificação facial, a assinatura digital e a autenticação em dois fatores. 

A seguir, é preciso entender qual é a natureza de suas atividades, seja pessoa física ou jurídica. 

Um banco de dados atualizado permite a realização de uma análise aprofundada de diligência prévia, especialmente nos casos de relacionamentos B2B, verificando processos judiciais e redes de relacionamento. Mas, também, informações de quem integra quadros societários e administrativos, o que garante que suas fontes de renda sejam legítimas.

Esse também é o momento para a realização de processos de gestão de risco e compliance, no qual são cruzados dados para apontar potenciais ameaças, como organizações de fachada ou sócios processados em circunstâncias anteriores.

O próximo passo consiste na checagem de perfis de risco para reconhecimento de envolvidos com movimentações financeiras monitoradas. Por fim, ocorre uma avaliação que considera o interesse do cliente e seu histórico de aquisições. Discrepâncias podem ser sinais de alerta.

Prevenção à Fraude no Setor Financeiro | Neoway Simplifica

Lembre-se, também, que esse é um processo recorrente e em constante melhoria. É necessário documentá-lo, detectar possíveis falhas e corrigi-las para executar um onboarding cada vez mais eficaz. 

Além disso, é uma boa ideia proporcionar suporte aos clientes durante o cadastro, pois existem diferentes níveis de maturidade digital entre eles. Para organizações que possuem plataformas digitais, é interessante investir em tutoriais, aulas e atendimento personalizado para que o usuário compreenda e se adapte ao seu funcionamento. 

Conheça as soluções de onboarding digital da Neoway

A Neoway Compliance é uma plataforma que permite o acesso a informações sobre empresas e pessoas para aperfeiçoamento do onboarding digital. 

Por meio de um extenso banco de dados, atualizado regularmente, é possível identificar conflitos de interesse, analisar a reputação de pessoas e empresas, realizar a análise de crédito, mapear riscos em redes de relacionamentos e gerenciar relatórios a partir de um repositório seguro e rastreável. 

Identifique o nível de exposição da sua empresa a riscos de compliance em menos tempo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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