Como o enriquecimento de dados auxilia na potencialização de vendas?

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Uma estratégia de conteúdo rico é uma das maneiras de os times de marketing atraírem a atenção e coletarem dados de possíveis clientes. 

Acontece que, quando uma empresa “captura” um lead, ela obtém alguns detalhes, como nome, e-mail e companhia. Só que essas informações não são suficientes para um contato mais personalizado — e efetivo.

É aqui que o enriquecimento de dados ganha um valor estratégico para marcas de todos os tamanhos.

Se você quer saber o que é enriquecimento de dados, como funciona essa prática e outras informações a respeito do assunto, continue a leitura. 

O que é enriquecimento de dados?

A ilustração mostra uma mulher observando uma cadeia de dados à sua frente.

Enriquecimento de dados é um processo no qual dados já existentes são aprimorados. Ou seja, são adicionadas informações a um banco de dados recolhidos previamente. Muitas vezes, esse sistema também inclui outras ações, como a atualização ou a remoção de informações dispensáveis.

Manter um cadastro de contatos é importante para empresas de todos os portes – aquelas que vendem para consumidores finais (B2C) ou que se especializam na venda de produtos e serviços para outras companhias (B2B). Isso porque há informações que mudam constantemente: endereço, profissão, cargo, telefone etc.

Em um cenário altamente competitivo e digital, quem tem acesso aos dados mais atualizados e completos ganha uma vantagem valiosa.

O problema é que, por vezes, os bancos das companhias estão desatualizados ou têm dados inconsistentes ou incompletos. Para times de venda, isso significa um investimento de tempo muito maior na busca por leads. Em outras palavras, as equipes passam mais tempo pesquisando do que vendendo.

Não é à toa que 74% dos profissionais de marketing revelaram não ter confiança suficiente nos dados sobre o seu público para medir o retorno sobre o investimento (ROI) de mídia full-funnel. As informações são do Global Annual Marketing Report 2022, da Nielsen.

Ao enriquecer esses dados, o contexto da oportunidade fica mais claro e, assim, como em qualquer processo altamente estratégico, quanto mais informação você tiver sobre um lead, maior a chance de convertê-lo em cliente.

Exemplo de enriquecimento de dados

O exemplo mais clássico de enriquecimento de dados ocorre na captura de leads. Quando um usuário deseja baixar um e-book, por exemplo, são exigidas algumas informações, como o nome, o email e o nome da empresa. 

Assim, ele se cadastra e torna-se um lead validado. Porém, é muito difícil que se torne um cliente logo na primeira interação. Espera-se que ele volte a ter contato com a marca antes da realização da oferta. 

A empresa oferece, então, um webinário gratuito sobre um determinado tema. Para se inscrever, são exigidos outros dados. Por exemplo, o número de funcionários, a receita anual ou o cargo do lead. 

Dessa maneira, obtém-se novas informações sobre o lead, que são registradas diretamente no software de registro, normalmente um CRM. 

Contudo, essa não é a única forma de se enriquecer dados. Existem bancos de dados públicos e privados que podem agregar novos detalhes, assim como informações comportamentais que são recolhidas mediante interações sociais ou email marketing. 

Outra maneira, considerada uma das mais valiosas (mas também uma das mais caras), é a pesquisa de mercado, que pode ser qualitativa, quantitativa ou etnográfica. 

Qual é a importância do enriquecimento de dados?

O enriquecimento de dados é uma importante ferramenta para que as estratégias de marketing sejam executadas com precisão. As informações atualizadas permitem a realização de campanhas segmentadas e personalizadas, aumentando seus índices de conversão. 

Como consequência, há ganhos em métricas valiosas para o negócio: engajamento, cadastros, vendas, taxa de upsell, entre outras. 

Quais os benefícios do enriquecimento de dados?

Infográfico: Benefícios do enriquecimento de dados

Como o enriquecimento de dados funciona além da estratégia de vendas?

No entanto, o enriquecimento de bases de dados vai muito além das vendas. As marcas ainda podem fazer esse tipo de aprimoramento nas informações e bancos de dados para que a tomada de decisões estratégicas seja mais informada.

Os ganhos de comunicação e de localização são alguns dos mais claros do enriquecimento de dados. Ou seja, acertar na hora de entrar em contato com os clientes ou mesmo ao oferecer algum serviço baseado em localização, por exemplo.

Tal estratégia ainda pode contribuir com a criação de uma cultura de tomada de decisões orientadas por dados (data-driven) nas organizações, com benefícios em médio e longo prazo.

A ilustração mostra uma mão segurando uma lupa, que focaliza um dado (objeto)

Bots podem ajudar na coleta de dados

Algumas ferramentas permitem extrair dados mais atualizados de forma automatizada. Esses robôs (ou bots) são capazes de coletar dados que estão disponíveis e podem ser úteis para prospectar novos clientes, tirar dúvidas e até mesmo comparar preços.

Esses bots de coleta de dados podem ser usados ainda em machine learning por sua eficiência na captação de dados de forma massiva. Com o ganho de produtividade trazido pela tecnologia, entre o conhecimento humano para análise dos dados — e é aqui que entra o enriquecimento, dando mais qualidade para essa fonte de informação.

Resumindo: tão importante quanto a extração dessas informações de fontes abertas é o tratamento desses dados para que eles tenham valor. Quem quer se aventurar mais no mundo da tecnologia, pode conferir um tutorial de desenvolvimento de bots para coleta de dados do nosso canal de tecnologia, o Neoway Labs Tech.

Enriquecimento de dados e a LGPD

Hoje existem leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que ajudam a direcionar o que pode ou não pode ser feito com dados de pessoas físicas. 

O enriquecimento de dados é permitido, desde que se cumpra o que dispõe a LGPD. Ou seja, o enriquecimento de dados é garantido pela lei, mas é necessário que empresas e times se atentem ao tratamento desses dados.

Algumas das premissas desse tratamento são: demonstrar boa-fé na gestão de dados, dar aos titulares dos dados pessoais a informação do tratamento e garantir que há um motivo legítimo para o enriquecimento dos dados é de suma importância.

Ou seja, a partir do momento que você coleta os dados de uma pessoa física, é necessária toda uma curadoria sobre aquelas informações para garantir que ela foi conseguida de uma forma legítima. Em especial, é importante se atentar às bases públicas e, no caso de dados extraídos de plataformas sociais, ter ciência dos termos de uso de tais plataformas.

A Neoway preparou um guia completo para auxiliar empresas a se adaptarem à nova lei. Confira!

Para saber mais sobre temas como enriquecimento de dados e como usar data analytics para potencializar os negócios, assine The Data Insights. A newsletter semanal da Neoway está sempre recheada de informações interessantes, sacadas data-driven e as principais notícias do setor.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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