Red flag no compliance: o que é e como evitar?

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Red flag é um termo utilizado para designar sinais de alerta. O compliance possui um papel importante neste contexto, pois ajuda as empresas a identificar brechas, avaliá-las e tratá-las de forma a reduzir seus impactos.

Geralmente relacionadas à tentativa de fraude, as red flags são um importante indicador de possíveis focos de problema, tanto financeiros quanto reputacionais. Por isso, o setor de conformidade da empresa deve atuar ativamente para preparar operações, processos e pessoas para reduzir as possibilidades de problemas.

A seguir, vamos entender melhor sobre tudo isso. Acompanhe!

O que é red flag?

Red flag nada mais é do que um sinal de alerta, geralmente associado ao aumento no grau de risco. Esse mecanismo é muito utilizado no compliance para detectar possíveis ocorrências de fraude e outras ameaças.

As red flags não recebem este nome à toa. A cor vermelha é utilizada para representar situações perigosas ou proibições. Sendo assim, quando trazemos para o universo do gerenciamento de risco, elas podem ser empregadas em diferentes frentes.

No ambiente corporativo, red flag é um indicativo de problema. Por serem um instrumento corriqueiro nas auditorias, elas acabam sendo muito utilizadas para indicar suspeitas de fraudes financeiras ou contábeis, por exemplo.

Como as red flag influenciam na reputação da empresa?

Cabe à empresa identificar o problema e buscar uma resolução rápida. Além de serem potencialmente prejudiciais para a saúde financeira do negócio, as situações sinalizadas com red flags podem trazer consequências negativas para a imagem da organização. Resolvê-las e mitigar suas consequências é fundamental para evitar que a organização acabe envolvida em crimes e escândalos.

 Importante notar que o fato de haver uma red flag não indica necessariamente que há uma fraude em andamento. Como comentamos, ela é uma sinalização, que serve para trazer a atenção para possíveis incompatibilidades ou suspeitas que devem ser investigadas e avaliadas, podendo se concretizar ou não.

As red flags são frequentemente empregadas durante a realização de auditorias, indicando justamente riscos de fraudes e outros atos que podem afetar negativamente a reputação da empresa e a qualidade dos seus negócios.

Compliance: como lidar com as red flags?

Como lidar com red flag

Um dos maiores desafios do compliance refere-se à prevenção a fraudes, seja por falta de estrutura de tecnologia da informação, desconhecimento ou pela falta de políticas de conformidade realmente eficazes.

Nesse sentido, um dos principais focos de red flags está relacionado à maneira como a empresa lida com os dados em sua posse, mais especificamente sua capacidade de mantê-lo em segurança — o que se relaciona diretamente à recente LGPD.

E isso envolve toda uma estrutura que vai desde os bancos de dados e a tecnologia necessária para proteger essas informações às questões humanas. Afinal, de nada adianta implementar tecnologias de segurança da informação se não há uma cultura organizacional que prepare os colaboradores para identificar, comunicar e tratar problemas. Existem alguns passos básicos, que podem fortalecer o seu programa de Compliance e permitir que a sua empresa tenha mais previsibilidade e respaldo diante dessas crises, como:

  • Faça uma documentação completa: identificar possíveis red flags faz com que a empresa consiga mitigar riscos e tenha mais previsibilidade. Este documento, além de auxiliar no planejamento de ações, pode ser constantemente atualizado e consultado pelos colaboradores. Afinal, a quais red flags a sua empresa está exposta? No documento é possível registrar regras, regulamentações, auditorias agendadas, etc.
  • Identifique ações fundamentais:  As situações de risco foram mapeadas, mas como devemos agir? É fundamental que o seu programa de compliance direcione as ações que os colaboradores precisam assumir em diferentes situações. É possível, inclusive, enviar alertas e notificações para os colaboradores, para relembrá-los sobre informações rápidas e importantes, relacionadas aos processos do dia-a-dia.
  • Atualize a documentação constantemente: os cenários da empresa podem mudar muito e os riscos também. É importante revisitar o seu programa e garantir que ele esteja atualizado e com todos os processos claros.
  • Realize treinamentos: Os treinamentos dão o suporte para manter todo o time atualizado sobre os direcionamentos base do programa compliance. É uma opção importante para deixar as informações acessíveis aos colaboradores e relembrá-los do seu papel ativo neste contexto. 

Preocupado com a identificação de red flags na sua empresa? As soluções de Risk & Compliance da Neoway entregam tudo o que você precisa para analisar pessoas e empresas e garantir a conformidade nos seus processos.

Do onboarding de clientes e parceiros à análise reputacional e de conflito de interesses, as ferramentas permitem evitar riscos e dar mais segurança às atividades.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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