PLDFT: conheça a iniciativa que visa combater crimes financeiros

SCROLL DOWN

Uma pesquisa de 2022 da PwC revelou que as organizações brasileiras estão enfrentando um aumento no número de casos de fraudes e crimes econômicos em comparação com outras empresas no mundo. 

Enquanto a média global foi de 46%, o percentual de organizações brasileiras que passaram por essa situação subiu de 46% para 62% entre 2020 e 2022. 

A pesquisa envolveu 1.296 executivos em 53 países e regiões. Entre as causas mais observadas de fraude globalmente, a pesquisa aponta alguma falha em plataformas digitais para procedimentos de KYC (conheça seu cliente, em tradução livre). 

Nesse contexto, a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLDFT) se mostra como uma abordagem regulatória fundamental para impedir o desenvolvimento de organizações criminosas.

O que é PLDFT?

PLDFT significa Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo. É uma abordagem regulatória que tem como objetivo impedir que organizações criminosas usem o sistema financeiro para lavar dinheiro e financiar atividades terroristas.

A PLDFT envolve a implementação de políticas e procedimentos para identificar e mitigar os riscos de lavagem de dinheiro, incluindo a identificação de clientes, o monitoramento de transações financeiras, a análise de riscos e a manutenção de registros adequados.

Os reguladores financeiros em todo o mundo, como o Banco Central brasileiro, exigem que as instituições financeiras implementem medidas de PLDFT para cumprir as leis e regulamentos de PLDFT aplicáveis.

As sanções por não cumprir as obrigações de PLDFT podem ser severas, incluindo multas, revogação de licenças bancárias e até mesmo ações criminais contra a instituição financeira ou seus diretores e funcionários.

O que é lavagem de dinheiro

Lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que consiste em transformar dinheiro obtido em atividades ilegais, como tráfico de drogas, corrupção, fraude, contrabando, entre outras, em dinheiro aparentemente legal. 

O objetivo da lavagem de dinheiro é ocultar a origem ilícita dos fundos e torná-los disponíveis para uso sem levantar suspeitas ou chamar a atenção das autoridades.

Existem três etapas básicas na lavagem de dinheiro: colocação, ocultação e integração. 

  1. Na primeira etapa, o dinheiro é inserido no sistema financeiro, muitas vezes por meio de depósitos em contas bancárias ou compras de ativos de alto valor. 
  2. Na etapa de ocultação, o dinheiro é movido para contas ou investimentos em nome de terceiros, em empresas de fachada ou em paraísos fiscais, a fim de torná-lo mais difícil de rastrear. 
  3. Na etapa de integração, o dinheiro é reintroduzido no sistema financeiro, aparentemente como resultado de atividades legítimas.

A lavagem de dinheiro é considerada um crime em todo o mundo e é regulada por leis e regulamentos que exigem que as instituições financeiras implementem medidas de prevenção

As sanções por não cumprir essas obrigações podem incluir multas, revogação de licenças bancárias e ações criminais.

Qual é a importância da PLDFT?

A importância da PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo) reside no fato de que a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo são atividades ilegais que podem ter consequências graves para a economia, a segurança nacional e a estabilidade financeira.

A PLDFT ajuda a identificar, monitorar e reportar transações financeiras suspeitas, bem como a implementar medidas para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Isso inclui, entre outras práticas:

  • a verificação da identidade dos clientes, 
  • a análise de risco, 
  • a implementação de procedimentos de diligência devida, 
  • a realização de treinamentos para funcionários etc.

A implementação eficaz da PLDFT é fundamental para proteger a integridade do sistema financeiro e garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.  Além disso, a PLDFT pode contribuir para a prevenção de atividades criminosas e terroristas, bem como para a segurança nacional e a estabilidade financeira.

O papel do Banco Central

O BC (Banco Central) tem um papel importante na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. A instituição atua como regulador e fiscalizador das instituições financeiras, que são responsáveis por implementar medidas de prevenção e combate a essas práticas ilícitas. 

Dentre as principais funções do Banco Central neste combate, podemos destacar:

  • Regulamentação: ele é responsável por estabelecer normas e regulamentações para que as instituições financeiras implementem medidas efetivas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
  • Fiscalização: o BC realiza a fiscalização das instituições financeiras, verificando se as medidas de prevenção estão sendo devidamente implementadas.
  • Monitoramento: o Banco Central monitora as transações financeiras realizadas pelas instituições financeiras, identificando operações suspeitas.
  • Cooperação internacional: por fim, colabora com outras autoridades nacionais e internacionais, compartilhando informações relevantes e promovendo ações conjuntas.

Quais são os princípios da PLDFT?

Os princípios da PLDFT são amplamente aceitos e estabelecidos internacionalmente. Esses princípios foram desenvolvidos pelo Grupo de Ação Financeira (GAFI), uma organização que trabalha para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Os princípios da PLDFT são os seguintes:

  • Avaliação de risco: avaliar os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo associados às suas operações, clientes, produtos e serviços.
  • Conheça seu cliente (KYC): verificar a identidade dos seus clientes, incluindo a identificação do beneficiário final, e entender a natureza e finalidade das relações comerciais.
  • Monitoramento e relato: monitorar as transações financeiras para identificar atividades suspeitas e reportar essas transações às autoridades competentes.
  • Manutenção de registros: manter registros adequados de transações financeiras e outras informações relevantes para ajudar na detecção e prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.
  • Treinamento e educação: fornecer treinamento e educação adequados aos seus funcionários para ajudá-los a identificar e prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
  • Cooperação internacional: As instituições financeiras devem cooperar com outras instituições financeiras e autoridades nacionais e internacionais na prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

Gostou deste texto? Aproveite para se informar mais sobre como manter a saúde da sua empresa.

Cadastre-se na newsletter da Neoway
Cadastre-se na newsletter da Neoway

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura