Conheça o motor de decisão contra fraudes da Neoway

SCROLL DOWN

Um motor de decisão contra fraudes ajuda a definir o que fazer a partir de determinado conjunto de informações. Essa ferramenta permite consolidar e analisar de forma automática milhares de dados de diferentes fontes, o que seria impossível para um profissional fazer manualmente, ou com ferramentas como um excel, por exemplo.

No contexto do combate a fraudes, um motor de decisão é ainda mais importante. Isso porque, segundo um estudo da Clearsale, em uma amostra de 16 milhões de transações feitas no ano passado, foi registrado um total de R$ 5 bilhões em tentativas de fraude, o que equivale a mais de 876 milhões de ações fraudulentas.

Neste cenário, torna-se essencial construir estratégias que permitam detectar e evitar essas ameaças de forma ágil e segura, mas garantindo que a experiência do cliente não seja prejudicada nesse processo. E foi por isso que a Neoway criou um motor de decisão contra fraudes. Abaixo, explicamos melhor como funciona essa ferramenta.

O que é um motor de decisão contra fraudes

Como falamos, o número de fraudes aumenta a cada dia e os criminosos estão cada vez mais rápidos e atualizados com as últimas tecnologias disponíveis no mercado. Isso faz com que as empresas precisem se antecipar e adotar soluções que permitam estar um passo à frente dos infratores.

Mas, isso só é possível quando aliamos a capacidade preditiva das máquinas ao senso crítico humano, sendo que ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning ajudam a dar mais agilidade às decisões e permitem que os profissionais troquem trabalhos operacionais por atividades mais estratégicas. Nesse ponto, o motor de decisão é essencial.

Essa ferramenta permite estabelecer regras, das mais simples – como campos booleanos de “sim” ou “não” – até as mais complexas – como cálculos matemáticos com diversas variáveis –, para avaliar e indicar, em poucos segundos, qual a probabilidade de uma pessoa ou empresa estar tentando fraudar uma operação. 

Como funciona o motor de decisão contra fraudes da Neoway

Na Neoway, desenvolvemos motores de decisão de prateleira, ou seja, com regras mais generalistas, capazes de atender demandas menos complexas, e também podemos adaptar a ferramenta por meio de indicadores desenvolvidos de acordo com as necessidades de clientes específicos. 

Nossa solução utiliza tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para automatizar as análises do processo antifraude e aprender a tomar decisões melhores de acordo com os resultados alcançados em cada análise.

As análises são realizadas e entregues aos nossos clientes por meio de APIs, que coletam e cruzam dados cadastrais fornecidos pelos consumidores, dados internos da empresa que adquire a ferramenta e dados publicamente acessíveis  – como processos judiciais e extrajudiciais, informações da junta comercial, certidão negativa de débitos, entre outros – para chegar a uma conclusão rápida e precisa.

Adicionalmente, nossos clientes têm a opção de contratar também o Search, uma ferramenta da Plataforma Neoway que permite criar dossiês de compliance detalhados em poucos minutos. Isso é importante, por exemplo, para instituições financeiras que precisam detalhar para o COAF transações que envolvam Pessoas Politicamente Expostas (PEP).

Alguns dos benefícios de um motor de decisão são:

  • Padronização das avaliações antifraude no onboarding de clientes;
  • Rapidez no processo de aprovação ou reprovação;
  • Completude das informações utilizadas na tomada de decisão;
  • Agilidade para realizar análises complexas;
  • Melhor experiência do cliente que aguarda uma resposta rápida;
  • Maior segurança para os processos antifraude.

Quais verticais o motor de decisão contra fraudes pode ajudar

Quais verticais o motor de decisão contra fraudes pode ajudar

As fraudes são um problema que, infelizmente, atinge os mais diferentes mercados, portanto, o motor de decisão antifraude pode beneficiar vários setores distintos, mesmo cada um tendo suas particularidades. Veja abaixo alguns exemplos:

Instituições financeiras

De acordo com um estudo realizado pela Neoway, em parceria com a Combate à Fraude, em 2021, bancos e fintechs foram os mais impactados pelas tentativas de fraude. Paralelamente, novidades como o pix e o open finance trouxeram mais desafios para as instituições financeiras no que tange a tentativas de golpe. 

Portanto, esse setor pode se beneficiar de ferramentas que permitam analisar de forma ágil as tentativas de fraude.

Convênios médicos

É cada vez mais comum a fraude cometida para receber reembolsos de consultas e exames médicos, por exemplo, e essa ação pode causar grandes prejuízos para convênios e seguradoras de saúde. Também há casos em que médicos indicam laboratórios e consultórios dos quais são sócios para obter vantagens financeiras.

Em ambos os casos, uma boa análise automática de comportamento pode evitar que as empresas sofram esse tipo de golpe.

Seguradoras 

As fraudes em sinistros são velhas conhecidas do setor de seguros, mas em tempos de crise financeira, se tornam ainda mais frequentes e perigosas para os negócios. O alto número de tentativas de golpe pode fazer com que o combate a essa ameaça se torne lenta e custosa.

Ao automatizar a análise de sinistros, as seguradoras podem cruzar seus dados internos com dados públicos para obter relatórios rápidos, que permitam tomar decisões eficientes e ágeis.

Varejo

Atualmente, é comum que as empresas do varejo realizem operações financeiras com seus clientes, principalmente a concessão de crédito. Isso faz com que corram todos os riscos que envolvem transações do tipo e, desta forma, as empresas do setor precisam ficar atentas e desenhar processos antifraude robustos. 

Além dos setores mencionados, muitos outros podem se beneficiar de uma análise automatizada, ágil e eficiente como a oferecida por meio do motor de decisão antifraude da Neoway. 

Conclusão

Com o aumento das tentativas de fraude, tornou-se imprescindível melhorar os mecanismos de prevenção das empresas em busca de agilidade e precisão na tomada de decisão. Por isso, a Neoway desenvolveu o motor de decisão contra fraudes que utiliza inteligência artificial e machine learning para automatizar as análises e torná-las mais eficientes.

O motor de decisão contra fraudes da Neoway facilita o processo de onboarding e entrega resultados seguros para as empresas, ao mesmo tempo que garante uma boa experiência ao usuário final.

Conheça todas as nossas soluções contra fraudes ou fale com um de nossos especialistas para contratar a Neoway e melhorar a segurança da sua empresa.

motor de decisão contra fraudes

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura