Susep 445: Como se adequar à circular do setor de seguros

SCROLL DOWN

Uma das mais importantes normativas do setor de seguros, a Circular Susep 445, trata da prevenção à lavagem de dinheiro neste mercado e determina que todas as corretoras/seguradoras são obrigadas a cadastrar e manter atualizado o registro de todas as pessoas envolvidas no pagamento de indenizações. Este cadastro deve conter, além dos documentos de identificação pessoal, endereço, telefone, possível enquadramento como Pessoa Exposta Politicamente, informações acerca da profissão e da faixa de renda mensal, além da respectiva documentação comprobatória.

A Susep 445 está diretamente ligada a outra circular do órgão, a de nº 344, que dispõe sobre as estruturas internas para controles específicos e avaliação de riscos. Em ambas, as empresas do mercado segurador são obrigadas manter políticas e ações com o objetivo de prevenir e combater fraudes e crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores Além disso, as circulares afirmam que as seguradoras precisam acompanhar todas as operações com pessoas politicamente expostas (PEPs), e prevenir e coibir o financiamento ao terrorismo – a chamada PLD/FT.

Para cumprir este amplo espectro normativo (são muitas outras circulares e leis além da Susep 445 e 344) e proteger-se de riscos e gastos milionários com de fraudes anualmente , corretoras e seguradoras precisam organizar e analisar um volume cada vez maior de informações relativas a beneficiários, resseguradores, corretores, sinistros etc.

Sabe-se que detectar uma operação com indícios de fraudes ou de lavagem de dinheiro não é uma tarefa simples. Porém, hoje, a tecnologia possibilita uma nova dinâmica ao processo de PLD/FT. Sistemas de Big Data Analytics e machine learning permitem realizar uma gestão de compliance eficiente e automatizada, desde o onboarding, avaliação do sinistro, monitoramento de perfis de risco até uma atualização de todos os dados nos cadastros solicitados pela Susep, inclusive em casos de auditorias.

Como melhorar os processos internos para atender a Susep 445?

Listamos alguns pontos essenciais para um maior controle de PLD/FT e combate às fraudes:

  • Processo robusto de KYC – (Know Your Customer ou Conheça Seu Cliente);
  • Atualização cadastral periódica;
  • Completude na formalização das operações;
  • Monitoramento contínuo das atividades dos clientes e de perfis de risco;
  • Existência e divulgação de canais internos e externos de denúncias;
  • Proporcionar treinamento contínuo aos funcionários.

Ao utilizar soluções que permitem um bom processamento e análise de dados de forma rápida e contínua, é possível identificar com mais eficiência a possibilidade de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e os mais variados tipos de fraudes.

Por isso, corretoras e seguradoras que não utilizam soluções tecnológicas têm mais dificuldade para acessar informações atualizadas e manter os registros também sempre “em dia”, como exige a Circular Susep 445. Acompanhar com frequência estes dados facilita, por exemplo, a confirmação de PEPs, a verificação de movimentações financeiras ou recebimento de valores fora do padrão, a avaliação de beneficiários finais, ou a entrada de algum cliente em listas de sanções (CEPIM, CEIS, CNEP).

Soluções Neoway para avaliação e monitoramento contínuo de perfis de risco

As soluções da Neoway dão suporte ao compliance no mercado segurador e garantem o cumprimento da Susep 445. Com a Plataforma Neoway Risk & Compliance, o Neoway Check e o Neoway Watcher, é possível aprimorar todo o processo rotineiro das seguradoras, desde a etapa de avaliação até o monitoramento contínuo .

A solução Neoway Risk & Compliance reúne em um único local todas as informações necessárias para fazer a diligência prévia de públicos de interesse, – seja de fornecedores, parceiros ou segurados. Dessa forma, a empresa se resguarda de fazer negócios com terceiros envolvidos em atividades ilícitas ou que são expostos politicamente.

Com o Neoway Check, é possível automatizar, validar e interpretar informações na avaliação inicial de clientes, verificando rapidamente a veracidade dos dados fornecidos. Assim, realiza-se o processo de um background check (avaliação de antecedentes). Já o Neoway Watcher permite a realização de um monitoramento contínuo e automático de empresas e sócios, de acordo com as regras e variáveis definidas na sua política de Compliance.

Aplicações práticas da tecnologia Neoway

  • Obtenha recursos para cumprir a Circular Susep 445;
  • Acelere o processo de subscrição;
  • Aprimore o processo de onboarding de clientes;
  • Monitore fornecedores e sócios de forma contínua e receba alertas sempre que a plataforma detectar ações suspeitas ou fora do comum;
  • Identifique estruturas societárias, grupos econômicos e outros tipos de relações e análise a proximidade com listas de riscos;
  • Antecipe a identificação de fraudes em sinistros a partir de scores personalizados.

É importante ainda destacar que as soluções também geram relatórios e documentações que podem servir como provas em possíveis auditorias e ações judiciais. A ferramenta gera um dossiê, que aponta dia e hora em que o dado foi acessado — o que possibilita o rastreamento — e armazena essas checagens com segurança.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura