Indícios de fraude permitem que IFs ajam de maneira preventiva no combate a atos ilícitos

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Índice

  • O que são indícios de fraude?
    – Fraude interna x Fraude externa
  • Quais são os principais indícios de fraude?
    – Anomalias financeiras
    – Anomalias comportamentais
  • Como a tecnologia auxilia na identificação de indícios de fraude e sua prevenção?

A identificação de indícios de fraude tem sido o foco em instituições financeiras e outras empresas nos últimos anos. Afinal, é necessário atuar em conformidade com a regulamentação para evitar sanções, penalidades e até mesmo a paralisação operacional. 

Para mitigar esse tipo de risco, é preciso antecipar as ações fraudulentas. Porém, essa não é uma tarefa simples. A boa notícia é que a tecnologia se desenvolve cada vez mais para prognosticar tais ameaças e combatê-las antes que se tornem, de fato, atividades criminosas. 

Se você quer saber como a inovação é aplicada no apontamento de indícios de fraude, chegou ao lugar certo. Neste artigo, saiba como a tecnologia atua ao lado dos setores de compliance para barrar esse tipo de problema. 

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O que são indícios de fraude?

Indícios de fraude são sinais que alertam para a possibilidade de atividades fraudulentas. Ou seja, apesar de não configurarem o dano em si, indicam um grau de risco para a organização. Para mitigá-los, é preciso agir de maneira preditiva ou observar de maneira mais aprofundada tais pistas.

São também chamados de riscos de fraude e podem se manifestar por meio de padrões de comportamento anômalo, inconsistência em informações, discrepância entre documentos, transações suspeitas, entre outros indicativos.

Fraude interna x Fraude externa

A identificação de fraudes no setor financeiro ocorre em duas escalas: 

  • Fraude interna: perpetrada por indivíduos que fazem parte da organização, como gestores, colaboradores ou gerentes.
  • Fraude externa: perpetrada por indivíduos de fora da organização (terceiros), como civis, clientes, parceiros ou fornecedores. 

Para o compliance financeiro, é importante monitorar as ameaças em ambas as esferas. O objetivo é evitar tanto complicações legais quanto riscos reputacionais e financeiros.

Infográfico mostra os tipos de fraude interna x tipos de fraude externa. Será discorrido mais sobre eles ao longo do texto.

Desvio de fundos

Ocorre quando há desvio de fundos financeiros para uso pessoal ou para terceiros com quem haverá compartilhamento posterior. Isso acontece por meio de transferências ilícitas envolvendo cheques falsos, uso indevido de cartões de créditos institucionais ou contratação de serviços com objetivos fraudulentos. 

Manipulação de registros

A manipulação de registros se refere à alteração ou falsificação de informações presentes nos registros contábeis da empresa para criar uma falsa situação financeira. A partir disso, é possível encobrir atividades criminosas ou atrair investidores ou interessados em fusões de maneira ilegal. 

Falsificação de documentos

Falsificação de documentos se refere a atividade de alteração ilegal de qualquer documento, como recibos, faturas, identificações, contratos.

Leia mais: Entenda o conceito de Documentoscopia e a sua importância na prevenção de fraudes

Suborno

O suborno é o ato de oferecer pagamento ou favores para influenciar o comportamento de determinado indivíduo em uma situação de tomada de decisão. É considerado uma fraude tanto o ato de oferecer, pagar ou receber algo de valor em troca de uma ação. É um dos tipos mais difíceis de serem detectados. 

Roubo de ativos

Refere-se à apropriação indevida (geralmente através de modificações de registros e documentos) da propriedade de uma empresa, seja ela intelectual (informações), financeira (ativos) ou física (equipamentos, materiais etc.).

Pagamento indevido

Esse tipo de fraude ocorre quando um pagamento é realizado sem justificativa ou com uma justificativa não condizente com os interesses da organização. Isso pode ocorrer, também, quando serviços contratados não são realizados, produtos adquiridos não são entregues ou há diferença de valores entre o preço real e o preço pago.

Conflito de interesses

Conflito de interesses envolve o interesse pessoal de um indivíduo que pode entrar em conflito com seus deveres. Um bom exemplo disso é uma pessoa que tenha parentesco direto com uma empresa concorrente e assuma um cargo de responsabilidade na companhia rival. 

Engenharia social

Estratégia utilizada por fraudadores para manipulação de clientes. Seu objetivo é obter informações confidenciais se passando por outras pessoas, phishing ou ligações telefônicas falsas representando corporações. 

Clonagem de cartão de crédito

Nesse caso, as informações de um cartão de crédito são roubadas pelos mais diversos métodos, incluindo dispositivos ilegais posicionados em caixas eletrônicos (conhecidos como skimmers) ou sites idênticos aos originais que recolhem dados, por exemplo. 

Roubo de identidade

O roubo de identidade ocorre quando o fraudador se passa por um indivíduo. Recentemente, esse tipo de golpe ficou muito popular no Brasil por meio do roubo de contas do WhatsApp. Mas ele vai além, pois é possível utilizar as informações para abrir contas, obter crédito ou alterar informações de um CNPJ. 

Fraude online

Fraude online é um nome genérico que aborda todas as atividades fraudulentas que ocorrem na internet, como golpes de leilões falsos, esquemas de pirâmide, sites falsos, promoções enganosas, entre outros. 

Golpe do Pix

O popular sistema de transferência instantânea trouxe muitos benefícios aos civis, mas também abriu novas possibilidades de golpes.

Leia mais: Quais são os golpes que podem ser evitados e como escolher um sistema antifraude pix?

As fraudes envolvendo esses sistema incluem links maliciosos, falsas solicitações de pagamento, entre outros.

Falso empréstimo

O falso empréstimo é um tipo de fraude que oferece condições interessantes para empréstimo, mas exige adiantamento para pagamento de alguma taxa ou certificado, por exemplo. O empréstimo, naturalmente, nunca chega às mãos de quem o contratou. 

Fraude do seguro

A fraude do seguro ocorre quando o contratante oferece informações falsas ao contratado para adquirir benefícios.

O impacto da tecnologia contra fraudes no setor de seguros

A seguir, ocorrem simulações de acidente ou declaração de perdas inverídicas para recebimento do seguro.

Quais são os principais indícios de fraude?

É natural que os indícios de fraude variem dependendo das circunstâncias ou setor que estão sob suspeita, tanto em questões internas quanto externas. No entanto, há alguns sinais que servem como alerta para identificá-los. A seguir, conheça alguns deles. 

Anomalias financeiras

As anomalias financeiras são aquelas que fogem ao padrão regular da pessoa física ou jurídica. 

Na esfera externa, ocorrem quando há gastos incomuns, transações suspeitas, atividades de saque em locais atípicos e horários pouco usuais, entre outros.  

Já no âmbito interno, são observadas como anomalias as alterações ou discrepâncias em registros contábeis, aprovações fora do padrão ou acesso indevido a sistemas. 

Anomalias comportamentais

As anomalias comportamentais são alterações repentinas no comportamento de um elemento sob vigília. Ocorrem, por exemplo, quando há acessos em locais distantes em períodos curtos de tempo e excesso de erros de tentativa de senha.

Internamente, o comportamento anômalo é detectado por meio de tentativa de sigilo sobre informações necessárias ou recusa de utilização de recursos de controle interno. 

Como a tecnologia auxilia na identificação de indícios de fraude e sua prevenção?

Embora tecnologias como criptografia e blockchain sejam essenciais para o aumento de segurança dos dados e registro de transações, tecnicamente não atuam na etapa prévia à fraude. 

Há três grandes pilares na identificação dos indícios de fraude:

A aliança entre essas três frentes é o grande trunfo das instituições na luta contra as fraudes nos dias atuais. Por meio da identificação dos indícios de fraude, é possível bloquear transações suspeitas ou aumentar o nível de segurança em determinados modelos de comportamento. 

Um dos grandes dilemas do setor financeiro é que, mesmo com os avanços tecnológicos, os fraudadores continuam buscando novas formas de explorar brechas e vulnerabilidades no sistema. 

Leia mais: Conheça as principais fraudes bancárias e as responsabilidades dos bancos quando ocorrem

É por isso que a integração entre os três pilares é essencial para garantir proteção e detecção contra as mais modernas táticas fraudulentas. Por meio de sistemas adaptáveis, é possível avaliar um grande volume de dados (muitas vezes atualizados em tempo real) para apontar anomalias e responder a elas de maneira ágil e precisa.

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Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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