Inteligência Artificial na advocacia: entenda os benefícios

SCROLL DOWN

Diante da digitalização da sociedade, novas tecnologias ganham espaço em setores que outrora eram resistentes à inovação. É o caso do uso da Inteligência Artificial na advocacia.

Com potencial para revolucionar a forma de atuar das empresas e profissionais do setor, sistemas e ferramentas baseados nessa tecnologia têm se tornado cada vez mais populares.

Um levantamento da ReportLinker projeta que, até 2027, o mercado de softwares de Inteligência Artificial na advocacia cresça mais de 29%, atingindo um valor de mercado de mais de US$ 2,5 bilhões. Diante desse cenário, a seguir, vamos nos aprofundar nos benefícios e aplicações da Inteligência Artificial na advocacia.

Qual a importância da Inteligência Artificial na advocacia?

Com inovações, como Internet das Coisas (IoT) e Big Data, a Inteligência Artificial desponta como uma das tecnologias com maior potencial para impactar positivamente o Direito, sobretudo no contexto da advocacia 5.0.

Sua implementação abre inúmeras portas para dar mais eficiência e precisão ao meio jurídico, melhorando a qualidade e agilidade dos serviços prestados.

A partir de algoritmos que aprendem de forma autônoma e contínua, aInteligência Artificial na advocacia tem um poder de coleta, processamento e análise de dados muito além da capacidade de qualquer ser humano.

E é a partir dessa capacidade de aprender, que a Inteligência Artificial na advocacia pode tomar decisões de forma mais precisa e assertiva — e também imparcial. Vale notar, no entanto, que trata-se muito mais de uma ferramenta auxiliar do que uma potencial substituta dos advogados.

Afinal, o Direito caracteriza-se justamente pelo alto grau de subjetividade e nuances em cada decisão. A aplicação da Inteligência Artificial da advocacia tende a se dar mais na otimização de tarefas administrativas e de pesquisa.

Com seu poder de analisar enormes quantidades de dados em poucos segundos, ela pode ajudar os profissionais do Direito a embasar melhor suas estratégias. Seja buscando precedentes, levantando informações ou cruzando dados para prever cenários e resultados, seu potencial é enorme.

Quais benefícios a Inteligência Artificial na advocacia pode proporcionar ao setor?

Inteligência Artificial na advocacia benefícos

O uso da Inteligência Artificial na advocacia abre inúmeras possibilidades para tornar o trabalho jurídico melhor. Dito isso, destacamos alguns dos benefícios que essa tecnologia pode trazer:

1. Mais inteligência

Os algoritmos utilizados têm se tornado cada vez mais inteligentes e proporcionado novas soluções. Um exemplo é o Machine Learning. Derivada da IA, essa tecnologia baseia-se na capacidade de aprendizado autônomo dos sistemas.

Quanto mais for usada, mais inteligente ela se torna. Isso aumenta o potencial para tornar a tomada de decisão mais precisa, além de ajudar em muitas outras funções do dia a dia do setor.

O mesmo pode ser dito do Big Data. Em uma sociedade digitalizada, a quantidade de dados gerada a cada segundo é gigantesca. Nesse sentido, soluções de IA em Big Data ajudam na coleta, seleção e interpretação de grandes quantidades de dados em poucos instantes.

Com isso, decisões e estratégias ganham inteligência, embasamento e eficácia.

2. Otimização do tempo

Nem todo uso da Inteligência Artificial na advocacia é revolucionário. O simples fato de poder automatizar tarefas administrativas e repetitivas, como a gestão do escritório, atendimento ao cliente ou consulta de documentos, traz ganhos importantes.

Não apenas aumenta a produtividade, como também tira das mãos dos profissionais do Direito tarefas que tomariam muito tempo, liberando-os para agir e pensar de forma mais estratégica. O resultado é uma melhoria tanto na sua atuação jurídica quanto na qualidade do serviço prestado.

3. Maior previsibilidade

Um dos benefícios mais importantes da adoção da IA na advocacia é que, por meio do cruzamento e interpretação de dados, ela consegue prever resultados com bastante precisão.

Em alguns casos, consegue  prever a decisão do magistrado responsável por julgar a ação, com base, sobretudo, em dados históricos. Dessa forma, o advogado tem mais segurança na sua atuação, buscando formas para adequar sua abordagem para reduzir as chances de uma decisão desfavorável, por exemplo.

4. Redução de riscos e falhas

A Inteligência Artificial na advocacia dá mais celeridade aos processos. Também traz mais precisão, padronizando e sistematizando as decisões judiciais. Isso colabora para a redução de riscos e falhas que poderiam causar prejuízos — financeiros, de imagem, ao cliente etc.

Aplicações da inteligência artificial na advocacia

Como vimos, a Inteligência Artificial pode trazer ganhos muito interessantes, principalmente se aliada a outros conceitos como jurimetria e advocacia 5.0.

Por mais que já tenham sido citadas, é importante repassar algumas das aplicações da Inteligência Artificial na advocacia:

  • Automatização de tarefas;
  • Análise preditiva;
  • Coleta e interpretação de dados;
  • Consulta de decisões;
  • Padronização de processos.

No entanto, é importante conhecer exemplos práticos desta publicação. E um deles é o Sistema Sapiens, empregado nos trabalhos da AGU (Advocacia Geral da União).

Trata-se de um gerenciador eletrônico de documentos de inteligência artificial implementado em 2013. O sistema tem recursos para dar apoio à produção jurídica, controlar o fluxo administrativo e facilitar a integração da AGU com os poderes Judiciário e Executivo.

Com isso, foi possível integrar, digitalizar e modernizar seus processos jurídicos, além de outros benefícios secundários, como a diminuição do uso de papel.

Outro exemplo, também empregado na esfera governamental, é o Projeto Sócrates, utilizado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Lançado em 2019, é um sistema de IA que analisa semanalmente as peças processuais.

O objetivo é auxiliar na triagem e agrupamento de processos e facilitar a pesquisa de ações que possam servir de presentes para o processo em andamento.

A Neoway possui uma solução exclusiva para escritórios de advocacia. Acesse nosso site e saiba como ajudamos as empresas a ganhar mais e perder menos com auxílio de tecnologias como Big Data e, claro, Inteligência Artificial na advocacia!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura