Como a inteligência analítica soluciona os desafios das instituições financeiras

SCROLL DOWN

Índice: 

  • Cenário atual do setor financeiro no Brasil
  • Desafios de tecnologia para as instituições financeiras
  • Principais tendências e oportunidades para o setor financeiro em 2024
  • Com a inteligência analítica ajuda a solucionar os desafios das instituições financeiras

O mercado de serviços financeiros passa por transformações expressivas com grandes desafios, mas também entregam valiosas oportunidades. 

No universo das corretoras, bancos, fintechs, entre outras, a gestão de risco com questões regulatórias, a segurança nas transações e nos dados dos clientes, sem deixar de lado a experiência do usuário são aspectos decisivos na aquisição, manutenção e fidelização do público. 

Neste artigo, exploraremos os principais desafios das instituições financeiras e como a inteligência de dados pode ser a principal aliada, seja na inovação dos processos ou na conquista de resultados consistentes nas diferentes etapas da jornada.  

Cenário atual do setor financeiro no Brasil

São 190 milhões de brasileiros bancarizados, ou seja, 82% da população têm conta corrente ativa, segundo o último relatório do Bacen. 

Em um universo regional tão extenso como o Brasil, mais da metade dos seus habitantes utilizam diariamente as soluções financeiras das instituições. Grande parte desse número se deve à chegada do PIX, em fevereiro de 2020, que ingressou no setor financeiro com a proposta de democratizar o acesso bancário.

Leia mais: Como as finanças digitais ajudam a diminuir a desbancarização?

Não apenas de 2020 em diante, mas ao longo da última década, as instituições financeiras se renovaram com a chegada do ecossistema das fintechs e suas inovações tecnológicas à mão dos usuários. 

Foram os Bancos Digitais, Open Banking e Open Finance, assim como o PIX, que abriram caminho para a evolução de novos modelos de negócio que demandam cada vez mais a aplicação de tecnologias eficientes e confiáveis. 

De lá para cá, as novidades no setor são constantes, assim como a concorrência que também aumentou. Exemplo do crescimento exponencial está no volume de 631 aberturas de novas startups no país apenas no ano de 2021, segundo relatório do time do Distrito.

Ao todo, são mais de 12.874 startups no Brasil até o ano de 2022. Sendo que os setores que mais movimentaram a entrada das novas tecnologias foram os segmentos financeiro, marketing, varejo e saúde. Confira: 

Infográfico apresenta o cenário atual do setor financeiro no Brasil.

Desafios de tecnologia para as instituições financeiras 

Os padrões de uso mudaram, e os clientes começaram a demandar maior agilidade e praticidade das instituições financeiras. As gerações X e Y são as principais impulsionadoras do movimento tecnológico que ultrapassa as mídias digitais, os streamings e APPs delivery, por exemplo. 

Os novos usuários buscam mais segurança e praticidade nos serviços financeiros, também conseguem influenciar sua rede de apoio. Exemplo da influência das novas gerações é a última pesquisa da Morning Consult, realizada em 2023, onde 57% dos membros da Geração Z disseram que deixariam seu trabalho atual para se tornarem influenciadores digitais.  

Os desafios das instituições financeiras passam pelas exigências das gerações mais conectadas e também por novas tecnologias como RTP e APIs, Blockchain e DeFi, Metaverso e Open Source AI, mas vão além desse ecossistema:

  • mudanças regulatórias;
  • inclusão financeira;
  • novos hábitos de uso e preferências; 
  • aumento da população ativa economicamente;
  • inovação nos modelos de negócios;
  • fintechs e novos entrantes.

Os obstáculos são diversos, mas um ponto em comum entre todos é a urgência de uma perspectiva visionária nas instituições financeiras para antecipar melhorias, solucionar problemas e administrar conflitos.

Principais tendências e oportunidades para o setor financeiro em 2024

Atendimento Personalizável 

A digitalização e transformação tecnológica nas instituições financeiras reforça a necessidade de conhecer profundamente seu cliente, ofertando produtos customizados, considerando que, nos tempos atuais, os perfis de clientes são distintos e todos buscam por atendimento ágil e transparente. 

Um dos grandes desafios talvez seja aproveitar esse processo de inovação para aperfeiçoar os canais digitais com maior agilidade e acessibilidade, sem abrir mão da segurança.

A segmentação correta dos clientes é uma construção diária e os dados únicos e modelados podem contribuir na descoberta das melhores estratégias e abordagens comerciais.

André Bina, Head de Capital Markets da Neoway e Business Owner da B3, apresenta a evolução da análise de dados no Mercado de Capitais.

Afinal, tratando-se de clientes do mercado financeiro, o comportamento dos investidores, por exemplo, é mutável e sua volatilidade pode passar despercebida dos bancos e corretoras em meio a rotatividade dos clientes e o desafio constante de superar a concorrência.   

A tendência é que as instituições financeiras busquem ultrapassar a perspectiva interna traçada unicamente nas informações internas, tornando as estratégias ainda mais eficazes.

Tokenização 

A tecnologia de tokenização, processo que transforma ativos em representações digitais, ganha destaque a cada ano. Recentemente, a B3 lançou uma plataforma de ativos tokenizados, especificamente tokens RWA, para facilitar a captação de recursos de financiamento coletivo. Essa nova solução da B3 terá liquidação financeira via Pix, controle de titularidade e rastreabilidade das operações, com opções customizáveis para plataformas de crowdfunding:

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label [adaptável às necessidades de cada cliente] ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas. O uso de plataformas de financiamento coletivo muitas vezes é o primeiro passo das empresas no mercado de capitais”, diz Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas.

Corroborando a iniciativa da B3, o Banco Central segue regulamentando prestadoras de serviços de ativos virtuais e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) supervisionando moedas digitais com atributos de valores mobiliários, a tokenização se mantém no caminho da democratização ao acesso a mercados de investimentos.

Reforço da Segurança Cibernética

Por fim, mas extremamente importante, está a segurança cibernética por trás das inovações. Os investimentos em segurança são parte primordial para o sucesso nas tendências do setor financeiro, pois na mesma escala de crescimento das tecnologias é necessária dupla aplicação de segurança. 

Leia mais artigos sobre segurança nas instituições financeiras:

Os últimos anos foram de intensas mudanças no cenário financeiro nacional. O fortalecimento de ofertas direcionadas com produtos e serviços customizados ao público, a ascensão da tokenização e a urgência diária de maior segurança cibernética são fatores decisivos para o futuro sustentável do setor financeiro.  

Com a inteligência analítica ajuda a solucionar os desafios das instituições financeiras

A inteligência de dados oferece soluções práticas que unem o melhor de dois mundos: a credibilidade da B3 com a inteligência analítica da Neoway para transformar dados em poder para as decisões de negócios

Para análises aprofundadas do mercado de bolsa, por meio de instrumentos financeiros, categorias de investidor e vários outros filtros / recortes / parâmetros, as instituições financeiras contam com o DataWise +. Uma plataforma com panorama completo do mercado de listados por meio dos dados únicos sobre negociação, alocação, estoque e fluxo para mercado à vista, futuros e empréstimos.

Já nos desafios de rentabilização da carteira de clientes de investimentos PF e PJ, as instituições financeiras contam com a Segmentação de Investidores. Uma solução que proporciona a perspectiva que faltava nas análises com foco no potencial de investimento, perfil de investidor e maturidade financeira da base

Caio Victoriano, Head de Business Analytics na Genial Investimentos, conta como a solução de Segmentação de Investidores contribui na sua rotina e identifica os clientes com real potencial de investimento.

No contexto de práticas irregulares, o Monitora PIP é a proteção que faltava. A ferramenta ideal para o direcionamento do cumprimento de políticas de investimentos de pessoas vinculadas e monitoramento de operações com ativos de própria emissão. 

Para saber mais detalhes sobre a solução, fale com um de nossos especialistas e saia na frente nas análises do mercado de capitais.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura