Fintechs: uma revolução no setor financeiro

SCROLL DOWN

Certamente você notou que, nos últimos anos, vários nomes começaram a aparecer como opções alternativas aos bancos tradicionais. As fintechs abriram um leque de opções para que os clientes pudessem guardar seu dinheiro não só nas grandes corporações.

Com a expansão do acesso à internet, estas empresas surgiram focadas em otimizar os serviços da área financeira por meio da tecnologia e dispostas a prestar um ótimo atendimento e experiência para seus clientes.

O termo é uma combinação das palavras em inglês financial (finanças) e technology (tecnologia) e resume bem a proposta desses negócios: fintech é toda empresa que oferece serviços financeiros que se diferenciam dos tradicionais pelas facilidades proporcionadas pelo uso das inovações tecnológicas em suas operações.

A evolução do setor financeiro pelas fintechs

Os bancos tradicionais também sempre usaram a tecnologia para proporcionar segurança e disponibilizar transações financeiras dos mais diversos tipos, como empréstimos, cartões de crédito e investimentos.

A diferença é que em uma fintech a tecnologia é aplicada para trazer conveniência aos seus clientes por meio da inovação.

Leia mais: Gestão da inovação: O que é, como as empresas podem implementar

O resultado desses esforços que visam a satisfação do cliente aparece em forma de praticidade, burocracia reduzida, custos menores, maior controle sobre a vida financeira, opções diferentes de investimentos e de como fazer reservas. Ou seja, um grande oposto ao imaginário da maioria das pessoas sobre os serviços financeiros. 

Outra grande transformação é que a estrutura de distribuição de serviços das fintechs é digital (um site ou um aplicativo), nada de grandes infraestruturas físicas, como agências ou caixas eletrônicos em diversos lugares. Sendo assim, elas podem oferecer produtos mais baratos ou até mesmo gratuitos, como cartões de crédito sem anuidade ou contas sem tarifas.

E tem mais! Além de oferecer taxas e condições mais atrativas, o objetivo das fintechs é colocar o cliente no centro e proporcionar uma ótima experiência de uso.

Quais são os serviços oferecidos pelas fintechs?

É importante destacar que as fintechs não são somente bancos digitais como muitos podem pensar. Existem vários segmentos em que as fintechs atuam, entre eles:

  • Meios de pagamento
  • Crédito e financiamento
  • Negociação de dívidas
  • Investimentos
  • Gestão financeira pessoal e corporativa
  • Moeda virtual
  • Câmbio
  • Seguros.

Um dos principais desafios das fintechs é conquistar a confiança do público que ainda não se sente seguro para investir seu dinheiro em uma empresa que não seja um banco tradicional.

Essa insegurança até pode ser maior na população de mais idade, mas algumas preocupações são válidas para todas as pessoas. Antes de contratar produtos e serviços, é fundamental pesquisar sobre a empresa em questão, verificando seus canais oficiais e depoimentos de clientes.

Apesar de toda essa revolução, as fintechs devem ser vistas como mais uma vertente das instituições financeiras e não como ameaça aos bancos. Essa é uma mudança para mostrar que o mercado financeiro está em mais uma etapa de evolução, algo que é uma constante nesse mercado.

O que esperar para 2023?

O ChatGPT até pode parecer mais uma febre, mas a verdade é que a inteligência artificial deve proporcionar novos produtos no setor financeiro como um todo.

Não é de hoje que os grandes bancos já investem em atendimento automatizado com chatbots e WhatsApp. Essas ferramentas utilizam modelos de linguagem treinados para produzir textos o mais humanizados e personalizados possível de acordo com as necessidades dos clientes e usuários.

Muito mais do que isso, novos sistemas de IA podem automatizar tarefas manuais e com muitos dados, como o processamento de sinistros de seguros, por exemplo. 

Leia mais: Inteligência artificial no mercado financeiro. Veja como aplicar

Além disso, dados confiáveis e atualizados são fundamentais para o gerenciamento de ameaças de fraudes.

Porém, o acesso a muitos dados implica em uma governança eficaz e que se adapte aos novos cenários ao longo do tempo. Investir em compliance, cada vez mais, será uma vantagem competitiva não só no universo das fintechs, mas, de uma maneira geral, em todos os mercados.

Ainda que muitos bancos e instituições financeiras tradicionais se sintam ameaçados pelas inovações que as fintechs trazem, este é um movimento de evolução do setor financeiro e obriga os grandes e tradicionais a também se adequarem e evoluírem. E, no final, quem mais ganha com isso é o mercado e os clientes.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura