Gestão e Risk Assessment: como as empresas devem avaliar os riscos em investimentos

SCROLL DOWN

Índice

  • Quais são as metodologias de avaliação de riscos em investimentos?
  • E quanto à Política de Investimentos Pessoais utilizadas por empresas que oferecem produtos de investimento?
  • O que é insider trading? E front running?
  • Como utilizar os dados no controle de risco em investimentos?
  • Como as ferramentas de compliance atuam nesse setor?
  • Conheça o Monitora PIP

Avaliação de risco é o processo para identificar e mensurar as vulnerabilidades e incertezas relacionadas a uma empresa, isto é, brechas que podem representar ameaças de ordem financeira, operacional, reputacional, de recursos humanos, tecnológica, entre outras.

Esse tipo de análise e gestão de risco também deve ser feito, de forma bastante cuidadosa, para identificar se as políticas internas relacionadas a investimentos de pessoas vinculadas e ativos de própria emissão de uma empresa estão sendo cumpridas.

Neste artigo, vamos mostrar como as organizações devem atuar nessa frente e as metodologias e ferramentas disponíveis para facilitar mais esse processo de compliance.

Descubra o quão eficiente suas medidas de compliance são e receba dicas para aprimorar seus resultados.

Quais são as metodologias de avaliação de riscos em investimentos?

A avaliação ou análise de riscos (em inglês, risk assessment) é feita para mitigar eventuais impactos negativos ao negócio causados por erros, fraudes, problemas técnicos e/ou imprevistos de qualquer ordem.

No caso da avaliação de riscos em investimentos, o objetivo principal é prevenir e evitar riscos relacionados a investimentos feitos por pessoas ligadas a uma empresa, como nos casos de insider trading e front running (leia mais sobre isso ainda neste artigo).

Na prática, uma avaliação de risco consiste em mapear ameaças que podem comprometer o bom desempenho de projetos e, a partir das informações obtidas, traçar planos de contingência. 

Ela gira em torno de três pilares principais: prevenção, mitigação e resposta aos acontecimentos

A avaliação de risco pode ser quantitativa (baseada em dados para identificar padrões de comportamento e indicar tendências, positivas ou negativas) ou qualitativa (baseada em percepções não amparadas por números).

Infográfico apresenta as fases da avaliação de riscos dos investimentos: identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, gerenciamento de riscos, treinamento e comunicação, monitoramento contínuo, revisão de processos.

E quanto à Política de Investimentos Pessoais utilizadas por empresas que oferecem produtos de investimento?

A Política de Investimentos Pessoais (PIP) é um conjunto de regras, direcionamentos e diretrizes sobre os investimentos pessoais dos colaboradores de uma empresa, com a finalidade de proteger essa empresa de riscos legais, reputacionais e regulatórios.

Empresas que atuam no ambiente da bolsa de valores precisam atender a uma série de demandas. Entre elas, a garantia de que informações privilegiadas (ainda não tornadas públicas) não serão utilizadas por terceiros para benefício próprio.

Para isso, existe a política de investimentos pessoais, que visa evitar o uso indevido das informações privilegiadas por parte de funcionários que as obtiveram em função do cargo que exercem. Também busca evitar a configuração de conflito de interesses.

Por exemplo: as medidas de política de investimento pessoal podem determinar um período mínimo em que colaboradores e outras pessoas ligadas a eles (parceiros, fornecedores, intermediadores do mercado etc.) não podem negociar valores mobiliários. 

Essas regras podem, inclusive, prever a necessidade de autorização prévia. Dessa forma, evita-se o possível uso de informações não públicas para obter vantagens.

O que é insider trading? E front running?

Insider trading é uma prática ilegal, que ocorre quando uma pessoa tem acesso a informações relevantes e desconhecidas do público e as utiliza para ganhar dinheiro no mercado financeiro. 

Quem comete essa prática é o insider. Trata-se da pessoa, interna ou externa a uma empresa, que obtém acesso a informações relevantes sobre seus negócios ou sobre o mercado, antes de sua publicização. Em seguida, ela utiliza essas informações para si ou as compartilha com terceiros.

Leia mais: Entenda o conceito e por que fazer gestão de investimentos

Com essas informações, o insider compra ou vende ativos de acordo com o cenário que se desenha. Se as informações revelam uma tendência de alta, ele compra os ativos antes de que eles se tornem públicos, lucrando com a valorização. Se houver tendência de baixa, ele vende os ativos e evita perder com sua desvalorização.

Já o front running ocorre quando um trader ou corretor de valores mobiliários usa informações sobre uma grande ordem de negociação de um cliente para comprar ou vender títulos e obter lucro pessoal.

Como utilizar os dados no controle de risco em investimentos?

O uso de plataformas Big Data Analytics no controle de riscos traz mais precisão e agilidade às análises. 

Com um sistema unificado, pode-se centralizar as fontes de pesquisa e manter os dados sempre atualizados, organizados e facilmente acessíveis.

Essas ferramentas conseguem coletar e analisar uma grande quantidade de dados, automatizando processos e tornando a gestão de risco e compliance mais precisa.

Leia mais: Como a modelagem de dados auxilia a tomada de decisões

Assim como o Big Data Analytics, o machine learning – um subcampo da inteligência artificial – permite a uma empresa automatizar tarefas e ganhar inteligência para desenvolver procedimentos precisos e rápidos na hora de realizar análises preditivas.

Essa tecnologia utiliza algoritmos complexos e Big Data para identificar padrões, coletar dados de usuários e tomar decisões com base na sua própria experiência, criando conexões e tornando-se capaz de executar tarefas automaticamente.

Como as ferramentas de compliance atuam nesse setor?

Dois homens brancos conversam enquanto observam a tela de um tablet.

A tecnologia é uma importante aliada e o setor de compliance tem se beneficiado dela por meio de ferramentas e soluções que ajudam no monitoramento de dados para prevenção de perdas, gestão de riscos e até combate a crimes financeiros.

Uma das ferramentas disponíveis especificamente para a execução de uma avaliação de risco em investimentos ágil e abrangente é o Monitora PIP, um produto B3 comercializado pela Neoway. Trata-se de uma ferramenta que realiza a verificação de investimentos feitos por colaboradores e pessoas vinculadas a uma empresa. 

O objetivo é identificar se a política de investimentos pessoais da organização está sendo efetivamente cumprida. Assim, a ferramenta consegue eliminar lacunas comuns a esse tipo de monitoramento, assegurando, inclusive, o cumprimento de demandas regulatórias.

Conheça o Monitora PIP

Realizar o Monitoramento de Política de Investimentos Pessoais (PIP) é uma tarefa essencial para afastar riscos legais, regulatórios e reputacionais de uma empresa. As regras dessa política visam regular os investimentos pessoais de colaboradores e pessoas vinculadas a ele para, assim, proteger as organizações de um eventual uso de informações privilegiadas.

O Monitora PIP faz a verificação de investimentos realizados dentro do ambiente B3, o que permite identificar se os monitorados estão seguindo a Política de Investimentos Pessoais. São consideradas  “Pessoas Vinculadas” os seguintes perfis:

  • Pessoas que sejam controladoras ou participem do controle societário de uma empresa ou entidades;
  • Cônjuge ou companheiro e filhos de funcionários;
  • Fundos e Clubes de investimento em que a maioria das cotas pertença a pessoas vinculadas;
  • Pessoas ou entidades em que o monitoramento da contratante seja obrigatório por questão legal e/ou regulatória.

O Monitora PIP atua em oito principais frentes de avaliação e gestão de riscos em investimentos:

  1. Permite monitorar o cumprimento das Políticas de Investimentos Pessoais;
  2. Reduz o risco de uso de informações privilegiadas, inibindo o insider trading;
  3. Torna o processo de compliance mais eficiente, evitando riscos reputacionais e legais;
  4. Permite um monitoramento mais completo, pois contempla operações de renda fixa, renda variável, empréstimo, day trade, entre outras;
  5. Auxilia empresas listadas no monitoramento de operações que envolvam ativos de própria emissão;
  6. Oferece verificação de histórico de operações de colaboradores e pessoas vinculadas;
  7. Fornece arquivos padronizados, com informações das operações realizadas nos mercados B3;
  8. Possibilita a parametrização de regras e facilita análises das suas operações.

Entenda como a Neoway pode ajudar sua empresa a ganhar mais e perder menos. Fale com um de nossos especialistas e conheça outras vantagens do Monitora PIP para o seu negócio.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura