Dados contribuem para análise assertiva do perfil de investidor na hora de fazer recomendações financeiras

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é o perfil de investidor?
  • Como é feita a análise do perfil de investidor?
  • Características da carteira de acordo com o perfil de investidor
  • Uso de dados para o perfil de investidor conservador
  • Uso de dados para perfil de investidor arrojado
  • Como utilizar o perfil de investidor para indicar investimentos melhores?

Toda empresa ou pessoa física que deseja aplicar seus recursos em um investimento deve, antes, descobrir qual é seu perfil de investidor

Essa prática é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e funciona como uma maneira de proteger o patrimônio dos investidores no Brasil, especialmente os que atuam na bolsa de valores, como a B3.

Este artigo vai explicar como é analisado o perfil de investidor e como os dados podem ajudar na recomendação dos melhores investimentos, a partir desse perfil.

O que é o perfil de investidor?

É o perfil que cada pessoa tem no que diz respeito aos investimentos que pretende fazer, tanto em termos de objetivos com aquele investimento quanto de apetite para o risco, ou seja, de disposição para aplicar seu patrimônio em uma carteira de investimentos mais – ou menos – arriscada.

Como é feita a análise do perfil de investidor?

A análise do perfil de investidor é feita por meio de um processo conhecido pelo termo em inglês suitability, que significa “adequação”.

Suitability é o processo de adequação do investimento ao perfil de risco de cada investidor.

Esse assunto é tão importante que foi regulamentado pela Resolução CVM 30 (2021), justamente para garantir uma proteção aos investidores e haver a certeza de que eles estão dispostos a aplicar seus patrimônios conhecendo bem os riscos a que estão sujeitos.

Essa resolução dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente. Como explica a CVM:

“O processo de suitability deve cumprir algumas etapas, como a identificação do perfil do cliente, adequação dos produtos e serviços a esse perfil, a atualização das informações dos investidores, a identificação de possíveis divergências entre o perfil identificado e os produtos e serviços contratados, e a consequente tomada de providências daí decorrente.”

Para fazer essa avaliação do perfil de investidor, as instituições financeiras pedem que seus clientes respondam a um formulário, o API (Análise do Perfil do Investidor), com informações sobre:

  • seus objetivos;
  • situação financeira;
  • e nível de conhecimento sobre os riscos relacionados aos produtos de investimento.

A partir dessas respostas, a instituição pode classificar o investidor em categorias de perfil de risco pré-determinadas, de acordo com sua capacidade e também com sua disposição de assumir riscos. As categorias mais comuns são estas:

  • perfil de investidor conservador: o mais importante é a segurança e ele faz tudo o que for possível para reduzir os riscos, inclusive aceitando uma rentabilidade menor.
  • perfil de investidor moderado: busca um equilíbrio entre segurança e rentabilidade, mas está um pouco mais disposto a correr riscos.
  • perfil de investidor arrojado: privilegia a rentabilidade maior possível, ainda que seja preciso correr riscos mais altos.

Características da carteira de acordo com o perfil de investidor

A instituição financeira deve recomendar que o investidor aplique seu dinheiro apenas nas carteiras que estejam de acordo com seu perfil de risco, detectado durante o processo de suitability. Ou seja, se um investidor tiver perfil mais conservador, um banco não deve oferecer a ele uma carteira mais arriscada.

“Qualquer recomendação de investimento realizada a um cliente específico sem a adequada identificação do seu perfil pode ser caracterizada como uma irregularidade”, diz a CVM, autarquia responsável por fiscalizar o mercado de capitais no Brasil.

O investidor deve, inclusive, exigir a identificação do seu perfil e responder ao formulário de API da forma mais sincera possível, para que seu perfil seja feito de maneira adequada e condizente com sua situação financeira e seus objetivos.

Leia mais: Entenda o conceito e por que fazer gestão de investimentos

Segundo a CVM, se um investidor quiser aplicar seu patrimônio em uma carteira que foge ao seu perfil, ele não é impedido disso, mas o intermediário terá a obrigação de expor todos os riscos a que ele está sujeito e ele, por sua vez, terá que assinar uma declaração de que está ciente desses riscos. “Essa formalidade visa a preservar o próprio investidor com relação a produtos não adequados ao seu perfil”, explica a CVM. 

“Todo investidor é livre para dispor de seu patrimônio da maneira que bem entender, podendo, assim, ordenar a realização de operações, mesmo que fora de seu perfil. Nesses casos, no entanto, o intermediário deve alertar o seu cliente acerca da ausência ou desatualização de perfil ou da sua inadequação, com a indicação das causas da divergência, e obter declaração expressa do cliente de que está ciente do fato”, detalha a Comissão de Valores Mobiliários. 

Uso de dados para o perfil de investidor conservador

Investidores de perfil conservador são pessoas ou empresas que aceitam uma provável rentabilidade menor para seus investimentos, mas preferem a segurança de não se expor a riscos que podem levar à perda do patrimônio.

Leia mais: Como otimizar análises de categorias de investidores com DataWise +

Para esses investidores, uma corretora ou banco de investimentos deve oferecer principalmente opções de renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs, LCs, LCIs e LCAs, além de fundos de baixo risco.

O uso de dados para empresas ou indivíduos de perfil de investidor conservador pode ser útil por diversas razões, como:

  • para garantir informações confiáveis e atualizadas sobre o mercado de capitais e o mercado financeiro, reduzindo ainda mais os riscos nos investimentos;
  • para reduzir incertezas e apoiar nas tomadas de decisões;
  • para fazer análises com mais eficiência e mais estratégicas para os negócios.

Uso de dados para perfil de investidor arrojado

Homem sentado mexe em tablet, enquanto monitores de computador mostram gráficos em suas telas para ilustrar este artigo sobre perfil de investidor.

Este perfil de cliente, que também pode ser chamado de “perfil de investidor agressivo”, é experiente e visa a valorização rápida do seu capital, mesmo que para isso precise correr riscos grandes. São empresas ou pessoas que podem se dar ao luxo de ter prejuízos na busca por maiores rentabilidades.

A renda variável é o principal interesse para este tipo de usuário. A volatilidade do mercado de ações propicia grandes oportunidades, ao mesmo tempo em que traz riscos significativos. Há, ainda, outras opções mais arriscadas, entre as quais estão derivativos como as opções.

Leia mais: Como a modelagem de dados auxilia a tomada de decisões

O uso de dados para empresas ou indivíduos de perfil de investidor arrojado pode ser útil por diversas razões, como:

  • para ampliar o potencial de negócios após acessar dados de operações de bolsa;
  • para fazer análises mais rápidas e fáceis que ajudam a definir as melhores estratégias para o negócio;
  • para fazer rankings do mercado e fazer previsões mais precisas de sua movimentação.

Como utilizar o perfil de investidor para indicar investimentos melhores?

O perfil de investidor vai informar ao cliente quais os tipos de investimentos que mais combinam com seus objetivos e sua personalidade, como já vimos. Mas, dentre uma gama de opções a oferecer aos clientes de perfil conservador, moderado ou arrojado, quais são os melhores investimentos?

A Neoway possui uma solução que permite uma visão única sobre o potencial de investimentos dos clientes da sua instituição financeira, o que ajuda a aumentar a rentabilidade da sua carteira. Assim é possível priorizar e segmentar sua carteira de clientes sabendo o produto mais aderente e o timing perfeito para oferecer suas soluções.

Veja mais detalhes abaixo:

  • Transforme dados únicos em poder para a sua segmentação PF e PJ: substitua informações internas por uma visão diferenciada e ganhe relevância nos investimentos dos seus clientes.
  • Use dados únicos e tenha a melhor carteira PJ do mercado: segmente seus clientes de investimentos PJ e descubra o potencial de investimentos com informações que consideram porte, segmento, sazonalidade e ganhe mais.

A entrada de novos clientes tem pouco reflexo na rentabilidade da sua carteira? Use dados únicos e entenda quem tem potencial real para investir. Dê poder às suas decisões estratégicas e priorizações.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como a solução de Segmentação de Investimentos potencializa a rentabilidade de sua carteira de clientes.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura