Blockchain no serviço bancário: entenda como funciona

SCROLL DOWN

Nos últimos anos, o blockchain foi um dos assuntos mais comentados e difundidos entre especialistas e o público em geral. De fato, sua penetração em múltiplos setores teve um grande impacto. Tanto que a previsão é que os gastos nessa tecnologia alcance 19 bilhões de dólares em 2024 (Statista, 2023), valor mais de 20 vezes maior do que em 2017. 

No setor financeiro, não poderia ser diferente. O uso de blockchain para serviços bancários estabeleceu um novo panorama, trazendo formas inéditas de se fazer negócios no segmento. 

É exatamente sobre isso que se trata este texto. A seguir, saiba mais sobre essa tecnologia e a aplicabilidade em bancos, fintechs e outras instituições financeiras. 

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia voltada ao compartilhamento seguro de dados. Ela permite que informações sejam distribuídas e verificadas por diversas partes. Ou seja, traz segurança e transparência às transações realizadas em uma rede. 

Em termos mais simples, funciona como um livro-razão na contabilidade. Esse recurso tem como objetivo registrar, em ordem cronológica, todas as transações realizadas, mantendo um histórico contábil atualizado para consulta e conferência. 

O blockchain é como uma versão digital deste documento, naturalmente criado para armazenar uma grande quantidade de dados. Nesse sistema, os registros são imutáveis, o que permite a realização de trocas protegidas por criptografia. Em suma, possibilita as transações digitais de dados, inclusive financeiros. 

Uma de suas principais características é a descentralização. Isso quer dizer que o banco é compartilhado entre os participantes de uma rede de computadores pública ou privada. Originalmente, a tecnologia foi atribuída ao Bitcoin e, mais tarde, expandiu-se para outras criptomoedas. 

Em um mundo no qual o uso de moedas virtuais é crescente, é uma maneira de se criar um ambiente seguro para movimentações financeiras. A McKinsey & Company, uma das grandes referências em consultoria estratégica, estima que em 2027 até 10% do PIB global será associado à tecnologia blockchain (2022). 

Para que serve a tecnologia blockchain?

Na prática, a tecnologia blockchain possui muitas funcionalidades. A principal delas, como dito anteriormente, é a movimentação financeira. 

Cada registro é armazenado dentro da rede de transações, que pode ser acessada e auditada a qualquer momento. Além disso, qualquer mudança deve ser validada pelas partes interessadas dentro de uma cadeia de blocos, que são vinculados entre si. 

Mas sua utilidade vai muito além disso. Esse sistema permite que qualquer processo que requeira um histórico de alterações seja verificável, como votações públicas, rastreamento de produtos e checagem de contratos. 

Como o blockchain é aplicado nos serviços bancários?

No setor bancário, o blockchain funciona como um impulsionador da digitalização dos serviços. Em uma área de suma importância à sociedade, as tradicionais atividades exercidas pelos bancos tendem à desburocratização. 

Negociações que envolvem dinheiro costumavam ser morosas. Há alguns anos, era natural que um cliente passasse horas em uma agência bancária entre processos como filas, conversas com o gerente, negociações, leitura e assinatura de contratos para solicitar um empréstimo, por exemplo. 

O blockchain permite que processos como esses sejam acelerados, trazendo comodidade e agilidade para ambas as partes — cliente e instituição. As possibilidades de uso são muitas: transações, empréstimos, pagamentos, hipotecas, contratação de seguros, concessão de crédito, diligência prévia, gestão de risco e compliance, entre outras.

Mas, além disso, também aumenta a privacidade e a segurança contra potenciais golpes e outras atividades ilícitas em um mercado que constantemente é alvo de tentativas de fraude. 

Para os bancos, representa a oportunidade de aceleração e economia nas operações por meio da automação e programação de serviços. Para se ter uma ideia, um relatório da Juniper Research (2021) aponta que, até 2030, serão economizados até 27 bilhões de dólares em transações internacionais, uma redução de custos de até 11% para as instituições bancárias. 

Em resumo, essa tecnologia tem impacto direto na maneira que os serviços bancários são oferecidos, permitindo uma maior quantidade de transações por segundo e oferecendo a possibilidade de expansão a um nível global.

Quais são os impactos do blockchain no mercado financeiro?

A inovação alcança todo o ecossistema de finanças, expandindo para diversos modelos de negócio, como fintechs, serviços de contabilidade, seguradoras, entre muitas outras.

Uma das oportunidades transversais são os contratos auto-executáveis, que eliminam boa parte da burocracia em qualquer segmento.  Outro bom exemplo é o mercado de capitais e investimentos, no qual há simplificação de processos, redução de tempo para liquidação, digitalização de ativos e controle de risco de fraudes. 

Outro caso se relaciona à conformidade regulatória de instituições financeiras. Essa é uma questão sensível, já que acompanhar as mudanças de regras e monitorar múltiplos stakeholders é um grande desafio. O blockchain facilita na verificação de dados e composição de relatórios para auditoria, além de automatizar processos que anteriormente eram realizados manualmente. 

A Neoway oferece uma série de ferramentas que auxiliam instituições financeiras em análises jurídicas, risco e compliance, prevenção à fraude e gerenciamento de crédito. Saiba mais sobre as nossas soluções e revolucione o seu negócio. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura