Descubra o que é uma API e conheça exemplos utilizados no mercado

SCROLL DOWN

Índice


Em um mundo conectado, em que utilizamos diferentes serviços, aplicativos e programações, garantir a integração entre esses sistemas é fundamental, tanto para os usuários finais quanto para as próprias empresas que os desenvolvem. E foi com esse objetivo que surgiram as APIs.

Elas permitem que diferentes aplicações consigam se comunicar e se integrar, em um processo que estimula a inovação, novas parceiras e pode trazer uma série de benefícios para os usuários.

Neste post, veja o que é API, suas vantagens, suas funções e aplicações, exemplos do mercado e como a Neoway pode ajudar a sua empresa. 

O que é API?

API é uma sigla que se refere a Application Programming Interface (do portugûes, Interface de Programação de Aplicativos). É o recurso utilizado para integrar sistemas e conectar aplicações por meio de rotinas, padrões e protocolos.

Ao permitir a comunicação entre diferentes linguagens de programação, as APIs funcionam como tradutoras, possibilitando que diferentes aplicativos “conversem” uns com os outros sem a necessidade de intervenção dos usuários. 

Isso traz muito mais segurança para os dados, além de reduzir falhas e otimizar tempo, recursos e esforços da empresa por meio da automatização de atividades rotineiras.

Por meio dessa tecnologia, desenvolvedores conseguem criar novos aplicativos e sistemas capazes de se comunicar com outras plataformas. 

Uma empresa pode lançar mão de uma API quando tem a intenção de que outros desenvolvedores de software possam criar produtos e funcionalidades associados ao seu serviço.

É o que acontece, por exemplo, na integração entre apps como Spotify e Instagram, em que é possível compartilhar, sem a necessidade de criar novas interfaces e linguagens, as músicas que estão sendo ouvidas nos Stories.

Ao facilitar o desenvolvimento de aplicações e ferramentas, as APIs fornecem a flexibilidade que os desenvolvedores precisam para inovar e trazer melhorias para o software, como tornar o design mais intuitivo ou seu uso mais simples. 

Saiba mais sobre o conceito no vídeo do Neoway Labs Tech:

Por conta disso, elas são vistas como um importante recurso para impulsionar a colaboração entre diferentes empresas e facilitar sua adaptação às transformações digitais do mercado.

Embora traga tantos benefícios, a API acaba passando despercebida pela maioria das pessoas, pois se trata de uma ferramenta invisível. 

Afinal, não é possível enxergar essa integração no dia a dia; os usuários finais visualizam apenas a interface dos aplicativos e softwares que ela conecta.

API Privada

APIs privadas oferecem uma maior restrição e controle sobre os acessos e dados disponíveis, podendo, inclusive, ser monetizadas para clientes. 

Além disso, elas também  são utilizadas para otimizar processos internos. Nesse caso, as informações só podem ser acessadas por usuários autorizados, por meio de login e senha.

A API privada possibilita a expansão dos sistemas de uma empresa conforme for necessário, ajudando a modernizar a estrutura interna da organização. 

Sistemas internos que utilizam APIs privadas oferecem mais agilidade e eficiência para a resolução de problemas, sem que haja necessidade da criação de novas bases para os programas utilizados. 

Além disso, elas permitem a integração de novos aplicativos, o que colabora na hora de atender demandas de diferentes mercados.

Muitas empresas que começam a trabalhar com APIs escolhem as APIs privadas, pois elas normalmente são mais bem-aceitas. 

Isso porque, permitem que a organização se adapte melhor até definir sua estratégia e aprender de fato o que deve ser disponibilizado para outros desenvolvedores e o que tem que permanecer privado.

Alguns dos principais benefícios das APIs privadas são:

  • Aumento da produtividade interna;
  • Criação e definição da estratégia de API da empresa;
  • Economia de tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas funcionalidades;
  • Facilidade de expansão;
  • Melhoria dos sistemas da empresa;
  • Obtenção de dados para análise interna.

API de Parceiros

É a API que é compartilhada entre parceiros de negócios, facilitando a integração de dados e a comunicação entre os diferentes sistemas utilizados pelas empresas parceiras. 

As APIs de parceiros são muito comuns  quando há a necessidade de impulsionar novos negócios ou agilizar operações em andamento entre os parceiros.

Essa é uma ferramenta bastante poderosa. Afinal, plataformas de diferentes empresas integradas e em comunicação podem colaborar para o desenvolvimento de sistemas internos mais eficientes e de novas funcionalidades, além de possibilitar o compartilhamento de dados. 

No mercado financeiro, por exemplo, essas APIs podem ser utilizadas para integrar diferentes instituições.

Com isso, as APIs de parceiros criam um ecossistema para o desenvolvimento de soluções mais criativas e, até mesmo, para monetizar o uso de dados, como é o caso de anúncios em redes sociais.

Algumas das principais vantagens da API de parceiros são:

  • Exploração de novos canais de comunicação;
  • Maior controle sobre acesso;
  • Melhoria dos sistemas atuais;
  • Monetização de dados adquiridos;
  • Possibilidade de expansão por meio de novas parcerias.

API Pública

São as APIs abertas e disponibilizadas ao público de forma gratuita. Assim, desenvolvedores e empresas podem aproveitar suas vantagens e criar aplicações que se integrem e se comuniquem a essa API, o que colabora para a inovação e para a melhoria de processos.

As APIs públicas são aquelas utilizadas, por exemplo, por sites que são integrados a redes sociais, que permitem curtir, compartilhar e ter acesso direto a outras funcionalidades da plataforma principal. O login social é outro exemplo.

Os benefícios de uma API pública são:

  • Estímulo para que desenvolvedores trabalhem com a plataforma da empresa;
  • Facilidade para a criação de novas funcionalidades integradas;
  • Geração de dados sobre os usuários;
  • Uso de novas plataformas por meio da integração imediata.

Apesar de todos os benefícios gerados pela integração proposta pelas APIs, é fundamental que as empresas compreendam a importância de estabelecer uma cultura sólida e eficiente de segurança da informação para evitar riscos no compartilhamento de dados sensíveis, por exemplo.
Neste episódio do podcast Bites & Business, saiba mais sobre a Cultura da Segurança da Informação, as boas práticas e como desenvolver. Ouça aqui:

Quais são as vantagens de uma API?

As vantagens de uma API: Monetização; Volume de dados; e Acessos.

Além de possibilitar a conexão de diferentes aplicações, facilitando a vida dos usuários, as APIs trazem mais agilidade e praticidade e para uma série de processos, seja a integração entre banco de dados ou a troca de informações entre um ERP e outras plataformas, por exemplo.

Como comentamos, a segurança de dados é outro importante benefício das APIs, uma vez que elas são capazes de bloquear acessos e permissões a informações de softwares e hardwares, algo que nem sempre outras aplicações conseguem.

A inovação também é um ponto fundamental: as APIs viabilizam parcerias e facilitam o desenvolvimento de soluções personalizadas e funcionalidades criadas por terceiros. Embora importantes, essas não são as principais vantagens da utilização de uma API. 

Destacamos ainda:

Monetização

Como vimos, por meio de APIs privadas, a empresa fornecedora pode restringir o acesso às funcionalidades da sua aplicação. 

Assim, é possível monetizá-la ao cobrar pelo acesso a informações específicas. É o que acontece, por exemplo, em aplicativos de streaming, que fornecem acesso ao conteúdo em troca da assinatura de um plano mensal.

Time to market

Outra vantagem é que, com a liberdade de focar em um back-end robusto, é possível ter benefícios na validação de uma ideia com mais agilidade ou mesmo experimentar com diferentes regras de mercado sem que seja preciso investir tão pesadamente no front-end.

Volume de dados

Ao restringir os acessos e realizar integrações específicas, as APIs colaboram para a otimização do desempenho de plataformas, já que a restrição à manipulação de dados melhora o aproveitamento de informações e evita que o sistema seja ocupado por dados desnecessários, reduzindo o volume acumulado.

Acessos

Outra vantagem da API é a possibilidade de auditar acesso, ou seja, saber quem acessou, quando, por onde e quais informações foram consultadas. 

Com o auxílio de gateways, é possível ter uma visão mais detalhada do fluxo de dados por meio do sistema.

Isso faz com que as APIs sejam muito importantes, por exemplo, no e-commerce ou para empresas que operam valores elevados ou com necessidade de sigilo, como é o caso de instituições financeiras.

Quais são as funções e aplicações de uma API?

A imagem foca nas mãos de uma mulher sobre um notebook. Ao fundo, outras mulheres também mexem em seus computadores, desfocadas.

A função primordial de uma API é garantir que sistemas com linguagens diferentes possam se integrar de maneira ágil e segura e sem a necessidade de intervenção de um usuário.

As APIs vêm sendo cada vez mais utilizadas por negócios de tecnologia e que trabalham com softwares, pois permitem a integração entre seus próprios sistemas e os produtos de outras empresas. 

Isso traz uma melhora significativa para a experiência do usuário, que consegue acessar dados e informações diretamente na plataforma de sua preferência.

A API também tem como função facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores. Isso porque dispensa a criação de códigos personalizados para cada função que o programa executa. Isso promove a inovação e facilita a criação de novas aplicações, softwares e plataformas.

Além disso, as APIs possibilitam que ferramentas e funcionalidades de determinados aplicativos sejam acessadas por outros programas, de maneira totalmente simplificada. 

Um exemplo são as integrações do Google Maps com sites, redes sociais e aplicativos de transportes.

Quando um serviço faz a integração com o Maps, esse processo é feito por meio de uma API. 

Nesse caso, ela foi utilizada pelos desenvolvedores desse serviço, que inseriram o código do Google Maps na sua plataforma, permitindo a comunicação entre os dois sistemas.

Assim, as APIs podem ser aplicadas em negócios dos mais diversos ramos, como sistemas que oferecem APIs para pagamento, como PagSeguro e Paypal, comércio eletrônico, como Mercado Livre e eBay, redes sociais, entre outros.

O que é API Rest

Outro conceito comum quando falamos do desenvolvimento de APIs é o API REST, que significa Transferência Representacional de Estado, na sigla em inglês.

Basicamente, a ideia é que o API REST define um conjunto de verbos (padrões) como GET, PUT, DELETE e outros que podem ser usados para acessar os dados do servidor.

Um exemplo comum é a formatação JSON usada por desenvolvedores web para troca de dados em soluções de HTTP, por exemplo. O REST define alguns padrões que facilitam a interação entre APIs e outras soluções.

A principal característica do API REST é a ausência de estado, que significa que os servidores não salvam dados de clientes entre as solicitações. Aqui, estamos falando de dados simples, sem a necessidade de uma renderização gráfica típica de uma página da web.

Em geral, essa API vai ser acessada por sistemas, que vão obter os dados e, eles sim, fazem a renderização das telas em aplicativos de celular, por exemplo.

Os principais exemplos de APIs do mercado

A imagem mostra o logotipo das seguintes empresas: WhatsApp, Facebook, Telegram, Mercado Livre, Buscapé, Mercado Pago, PayPal, PagSeguro e Decolar.

Como comentamos, as APIs são imperceptíveis para o usuário final, uma vez que apenas utilizamos os serviços, sem sequer nos darmos conta de que existe uma interface de programação por trás das funcionalidades..

Alguns exemplos comuns de API no mercado são:

Redes sociais

Quando um usuário acessa um site e encontra os ícones de diferentes redes sociais para compartilhamento ou a opção de login social, ele está diante de uma API. 

Quando uma pessoa posta uma imagem no Instagram e utiliza a funcionalidade para compartilhar a publicação no Facebook, isso também se dá por meio de uma API.

A própria integração de aplicativos como WhatsApp e Telegram com os contatos armazenados no smartphone acontece por meio dessas interfaces.

Pagamentos

Serviços como Buscapé, Decolar e Mercado Livre só existem por conta de APIs. Quando uma compra é feita nesses sites, todas as informações financeiras do usuário são enviadas por meio de uma API para um aplicativo remoto que checa os dados. 

Uma vez que o pagamento é confirmado, esse mesmo aplicativo comunica a aprovação da compra para o site, que libera o pedido.

Serviços como Paypal, PagSeguro e Mercado Pago, que permitem que os usuários realizem pagamentos sem a necessidade de cadastrar seus dados no site da loja, também são um exemplo do uso de APIs nos meios de pagamento.

Marketing e vendas

Empresas B2B são um exemplo claro do uso de APIs para a integração entre os softwares de marketing e vendas. 

Por exemplo: por meio de uma API, as informações sobre um lead qualificado podem ser encaminhadas do software de marketing para o CRM, permitindo que os vendedores possam utilizar essas informações para embasar sua abordagem de vendas.

Conheça a Neoway API

A imagem é a ilustração de uma publicidade da Neoway, mostrando como seu API pode conectar várias pessoas a uma mesma rede.

Em empresas de softwares, como é o caso da Neoway, as APIs são utilizadas, sobretudo, para que seja possível integrar dados diretamente no sistema de preferência dos clientes. Essa é uma das formas que nossas soluções são entregues para as empresas.

A Neoway API permite que os dados coletados por nós sejam integrados a outros produtos ou serviços da escolha dos clientes, de maneira rápida e segura.

Suas principais funcionalidades são:

  • Alta produtividade: automatize os processos de exportação de dados e aumente a produtividade das suas análises.
  • Compatibilidade: alcance compatibilidade em integrações de sistemas e agilidade na troca de informações.
  • Dados modelados: utilize os dados modelados por nossos cientistas de dados a partir das necessidades do seu negócio.
  • Integração: integre seus dados aos da Neoway para análises mais completas.
  • Personalização: conte com API customizável para atender às necessidades específicas de diferentes departamentos da empresa.
  • Proteção de dados: faça auditoria dos acessos aos dados que passam pela API, de acordo com as regras da LGPD e do Marco Civil da Internet.
  • Segurança: tenha mais controle sobre os acessos e as informações que serão disponibilizadas para os times.

Todas as soluções da Plataforma Neoway podem ser utilizadas por meio de APIs. Alguns exemplos são:

  • Onboarding / Validação cadastral: utilizada para validar dados de pessoa física e dados cadastrais de pessoa jurídica, busca de processos nos tribunais de justiça, listas de trabalho escravo, Pessoa Politicamente Exposta, mandados de prisão, entre outros.
  • Prevenção contra fraudes: APIs que englobam reconhecimento facial, OCR/validação de documentos documentoscopia, background check e acesso à base de mais de 300 mil fraudadores com o objetivo de mitigar fraudes,
  • Análise e concessão de crédito: a partir do envio de informações cadastrais, é possível agregar dados da Neoway como ativos, passivos, vínculo e probabilidade empregatícia, participações societárias, bens e base processual, score de crédito, pontualidade do pagador, pendências financeiras e consulta à CPFs.
  • E-commerce: API que verifica e valida informações em compras online com exatidão e agilidade, com objetivo de evitar perdas. Com base no CPF informado, retornamos um score confiável de probabilidade de e-mails, telefones e CEP pertencerem àquele CPF.
  • Importação/Exportação: APIs utilizadas para validação de informação referente à importações e exportações, que também permitem criar score e flags para área de compliance e modelos de propensão à lavagem de dinheiro envolvendo portos.

Saiba mais sobre o Neoway API:

Conclusão

As APIs são fundamentais na rotina de pessoas e empresas. São elas que permitem que sistemas com diferentes linguagens se comuniquem e possam se integrar, de modo a compartilhar informações e serviços de forma rápida, prática e segura.

Ao facilitar que desenvolvedores criem novas funcionalidades e aprimoramentos, as APIs estimulam a inovação e colaboram para que o usuário tenha uma experiência mais otimizada e integrada com os sistemas e aplicativos que utiliza.

Saiba como as soluções Neoway podem ser aplicadas no seu negócio. Fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura