Rentabilização da carteira de clientes: como os dados contribuem na potencialização dos ganhos e na priorização de esforços

SCROLL DOWN

Índice

  • Como potencializar a rentabilização da carteira de clientes?
    – Encarteiramento e Diversificação de Ativos
    – Grau de Bancarização
    – Patrimônio Potencial
    – Propensão a Investir
    – Timing ideal para oferecer produtos e soluções
  • 6 passos para potencializar a rentabilização da carteira de clientes
  • Como os dados auxiliam no direcionamento das ofertas de produtos e soluções dos clientes de investimentos?
  • Como a segmentação de investidores promove melhor aproveitamento da carteira de clientes?
  • Como a tecnologia de dados únicos potencializa a eficiência operacional e auxilia na priorização comercial? 

Quando falamos em rentabilização da carteira de clientes, um dos pontos cruciais é o uso de dados eficientes e automatizados que garantam a priorização de esforços nos clientes mais aderentes à estratégia de negócio de cada instituição financeira. 

Adquirir uma perspectiva 360º da carteira de clientes, considerando particularidades de comportamento no mercado, maturidade financeira e apetite a risco são cruciais para garantir maior eficiência na tomada de decisões estratégicas

Hoje já existem soluções tecnológicas completas para garantir uma análise de dados que leve a resultados expressivos, com ganhos tanto para os clientes quanto para as instituições financeiras. Veja neste artigo.

Como potencializar a rentabilização da carteira de clientes?

Uma carteira de clientes rentável é uma carteira que está trazendo o máximo possível de ganhos para uma empresa. Mas quais os tópicos é necessário estar atento para potencializar a rentabilização da carteira? 

Encarteiramento e Diversificação de Ativos

Conhecer profundamente a maturidade financeira da base é fundamental para construir uma carteira de investimentos assertiva na alocação de recursos e na gestão de riscos de acordo com o perfil de investidor e os objetivos financeiros.

Compreender a familiaridade dos investidores no universo de Renda Fixa e Variável, bem como a forma que diversifica seus ativos, é um dos tópicos mais relevantes para rentabilizar a carteira de clientes. 

Grau de Bancarização

Adquirir protagonismo como a principal instituição financeira dos clientes de investimentos pode ser um desafio quando não se sabe por onde começar. Por meio de dados únicos é possível saber o quanto uma casa é priorizada pelos seus clientes, com base no número de bancos e corretoras que eles operam.

Essa informação é essencial para ações de fidelização e ofertas de cross-sell e upsell, ou até mesmo como um filtro no funil de segmentação para os novos clientes. 

Patrimônio Potencial

Ampliar o conhecimento sobre a base de clientes com o volume investido que eles possuem potencial para construir é essencial.

Por meio de dados modelados, o administrador de uma carteira de clientes consegue aprofundar suas análises com investidores que possuem real propensão a conquistar um patrimônio estimado, seja ele um investidor experiente ou não.

Propensão a Investir

Intensificar esforços em clientes com propensão a investir mais no futuro pode ser um tiro no escuro para a maioria dos gestores de investimentos, isso porque, para se ter essa previsão é necessário um profundo conhecimento da base de clientes que irá além dos ativos alocados em uma determinada corretora.

Indicadores de modelos preditivos utilizam dados históricos para identificar padrões, correlações e possíveis tendências. O modelo é treinado para processar dados e oferecer, no caso da solução de Segmentação de Investidores da Neoway, uma probabilidade de um cliente investir nos próximos meses.   

Timing ideal para oferecer produtos e soluções

Compreendendo o encarteiramento correto, a maturidade financeira e a forma do cliente diversificar os ativos, o quanto esse investidor prioriza um banco ou corretora na hora de operar seus ativos e sua propensão a investir mais no futuro, a instituição financeira estará preparada para ofertar produtos condizentes e necessários para a vida financeiro dos seus clientes, cada um com sua particularidade e preferências. 

Igor Cortez, Head de Data Analytics da Neoway, apresenta um conteúdo sobre as aplicações e evoluções da Inteligência Artificial nas empresas, principalmente no mercado financeiro. Veja como a Inteligência Artificial pode trazer resultados para bancos, fintechs, corretoras de investimentos, casas de câmbio e muito mais.

Por fim, é importante monitorar constantemente essa carteira, por meio de um sistema automatizado, que utilize a inteligência artificial (especialmente com machine learning) para verificar mudanças de padrões, fazer análises preditivas que indiquem tendências futuras e emitir alertas em caso de anomalias.

Vale dizer que o passo número zero, ou seja, a medida mais importante para possibilitar todas as outras, é o investimento em um sistema de coleta, análise e modelagem de dados que utilize Big Data Analytics, inteligência artificial, machine learning e possa ser integrado a todas as plataformas utilizadas na empresa por meio de APIs.

6 passos para potencializar a rentabilização da carteira de clientes

Infográfico apresenta seis passos para potencializar a rentabilização da carteira de clientes.

Como os dados auxiliam no direcionamento das ofertas de produtos e soluções dos clientes de investimentos? 

Os dados são capazes de:

São poderosos! Mas como fazem isso tudo?

A partir do primeiro momento em que um cliente entra em um cadastro para abrir sua conta em um banco, ele já fornece dados voluntariamente.

Ele informará  o nome completo, idade, gênero, cidade onde mora, profissão, renda. Tudo isso será, inclusive, comprovado por meio de documentoscopia.

Enfim, o banco pode verificar todo o desempenho daquele cliente para a carteira de clientes de investimentos ativos. Ele traz lucro ou prejuízo? Esta é uma pergunta que a simples consulta a dados internos já ajuda a responder.

Mais que isso, atrelando aos dados externos – que também são vastos e estão disponíveis em fontes públicas –, é possível conhecer melhor o perfil daquele cliente, e seu histórico fora do ambiente do banco, para ser possível prever seu comportamento.

Prever o futuro? De muitas formas, sim.

Assim como a tecnologia aprende a reconhecer padrões com base em grandes volumes de dados e determinar a melhor forma de ação, ela é capaz de identificar rapidamente mudanças de tendências e oportunidades.

Justamente por isso, algoritmos de análise preditiva podem fornecer previsões e estimar eventos futuros mesmo com rápidas mudanças de panorama.

Conhecendo tão a fundo assim os clientes que compõem uma carteira, fica bem mais fácil direcionar a eles os produtos que são mais aderentes, e no timing perfeito, favorecendo a rentabilização da carteira. 

Como a segmentação de investidores promove melhor aproveitamento da carteira de clientes?

Com todos esses dados valiosos e estratégicos, coletados de forma automatizada e inteligente, os bancos podem segmentar e priorizar esforços comerciais em seus clientes de acordo com o perfil de investidor, maturidade financeira, nível de bancarização, propensão a investir, entre outros dados. Ou seja, organizar uma carteira, com milhares de clientes, em grupos menores, de acordo com as individualidade de cada investidor – potencial, enfim. 

Imagine que um banco tenha 10 mil clientes ativos em sua carteira de clientes B2B. Destes, 2 mil não apenas são rentáveis e bons investidores, como têm um perfil que indica predisposição e match perfeito para investir em um produto que acaba de ser lançado.

André Bina, Head de Capital Markets da Neoway e Business Owner da B3, apresenta no Neoway Simplifica de hoje a evolução da análise de dados no Mercado de Capitais.

Ao fazer uma análise minuciosa, que detecte esse grupo e o destaque dos demais, o banco pode direcionar todas as suas ações para esse segmento, aumentando imensamente as chances de sucesso.

Como já explicamos, a segmentação, que é feita a partir de uma análise de dados bastante abrangente, permite priorizar a carteira de clientes sabendo o produto mais aderente e o timing perfeito para oferecer as melhores soluções financeiras. Também facilita a compreensão daqueles clientes que têm potencial real para investir – e dos que não têm.

Como a tecnologia de dados únicos potencializa a eficiência operacional e auxilia na priorização comercial?

Os gestores financeiros podem contar com uma solução completa para fazer essa segmentação de clientes. É a Segmentação de Investidores, da Neoway, que traz uma perspectiva única sobre o potencial de investimentos dos clientes da instituição financeira e aumenta a rentabilidade da carteira.

Os times estratégicos de um banco ou corretora podem priorizar e segmentar a carteira de clientes de investimentos de forma direcionada. Por meio de dados únicos que ultrapassam a visão interna da Instituição, a solução traz insights preciosos sobre a diversificação de ativos, perfil de investidor, sazonalidade, entre outras possibilidades. Priorize os clientes com propensão a investir e com potencial de rentabilização entre pessoas físicas e jurídicas. 

A Segmentação de Investidores não se limita apenas aos clientes PF, mas também oferece profundidade nas análises da carteira PJ. Os dados direcionados ao público PJ consolidam a sazonalidade, porte e segmento dos clientes, visando uma oferta mais aderente que considera os momentos de alta e baixa de caixa das empresas, tornando a análise de potencial de investimento mais completa. 

Vale lembrar que todos os dados podem ser integrados por meio de uma API diretamente em qualquer outra plataforma favorita.

Para saber mais detalhes sobre a solução ideal para você fazer a segmentação de investidores no setor financeiro de maneira mais eficiente, fale com um de nossos especialistas e veja como transformar dados únicos em poder para seus produtos de investimentos.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura