Como os dados podem ajudar a identificar o comportamento financeiro de pessoas e empresas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é o comportamento financeiro no mercado de capitais?
  • Quais fatores influenciam o comportamento dos investidores?
  • O que é o perfil de investidor?
  • Como é feita a análise do perfil de investidor?
  • Como é o comportamento financeiro dos investidores brasileiros?
  • Como os dados são utilizados na identificação de comportamento financeiro?
  • Como identificar a propensão de investir com inteligência de dados?

Existe um campo da economia que está em franco crescimento no mundo acadêmico e fora dele: o das Finanças Comportamentais. Ele incorpora conceitos de outras áreas, como sociologia e psicologia, para tentar explicar as decisões financeiras que pessoas físicas e jurídicas tomam.

Essa identificação do comportamento financeiro pode ser especialmente útil no mercado de capitais. Afinal, existem fatores que influenciam a tomada de decisões na hora de se fazer um investimento, e eles podem impactar a vida de outros investidores.

Este artigo vai traçar um panorama de como funciona o comportamento financeiro dos brasileiros e como os dados podem ajudar a identificá-lo.

Baixe agora o nosso Guia Data Driven e entenda como a análise de dados vai levar sua empresa além.

O que é o comportamento financeiro no mercado de capitais?

Como o nome diz, comportamento financeiro é a forma como as pessoas ou empresas se comportam em relação a suas finanças. Isso engloba tudo o que diz respeito ao universo financeiro de uma pessoa ou empresa:

  • investimentos;
  • empréstimos;
  • consumo;
  • poupança;
  • pagamentos etc.

No caso do comportamento financeiro no mercado de capitais, trata-se de como um investidor se comporta em relação aos seus investimentos tanto no mercado de bolsa quanto no de balcão.

Leia mais: Como criar estratégias para o mercado de balcão por meio de dados

Esse comportamento pode variar de acordo com vários fatores, como revelou a pesquisa publicada no artigo “O que determina a tomada de decisão financeira: razão ou emoção?”, de José Odálio dos Santos e Carlos Augusto Silva Barros.

Segundo o estudo, o comportamento financeiro pode variar de acordo com critérios como:

  • sexo;
  • renda;
  • idade;
  • escolaridade.

“Notadamente, observou-se que a maioria dos homens apresentou perfil mais agressivo, caracterizando uma maior propensão a assumir riscos financeiros, do que a maioria das mulheres, caracterizando uma maior aversão para assumir riscos”, exemplificam os autores.

Eles também descobriram que “tanto razão como emoção afetam o comportamento financeiro das pessoas”.

Quais fatores influenciam o comportamento dos investidores?

Segundo uma pesquisa de 2011, dos estudiosos Kourtidis, Šević e Chatzoglou, há quatro principais fatores que influenciam o comportamento dos investidores:

  • confiança excessiva;
  • influência social;
  • automonitoramento;
  • e tolerância ao risco.

Essa propensão maior ou menor ao risco tem relação direta com o perfil de investidor, que também é intrinsecamente relacionado ao comportamento financeiro das pessoas.

O que é o perfil de investidor?

É o perfil que cada pessoa tem no que diz respeito aos investimentos que pretende fazer, tanto em termos de objetivos com aquele investimento quanto de apetite para o risco, ou seja, de disposição para aplicar seu patrimônio em uma carteira de investimentos mais – ou menos – arriscada.

Como é feita a análise do perfil de investidor?

A análise do perfil de investidor é feita por meio de um processo conhecido pelo termo em inglês suitability, que significa “adequação”. Trata-se justamente da adequação do investimento ao perfil de risco de cada investidor.

A suitability é regulamentada pela Resolução CVM 30 (2021), que dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente.

Leia mais: Como otimizar análises de categorias de investidores com DataWise +

Para fazer essa avaliação do perfil de investidor, as instituições pedem que seus clientes respondam a um formulário, o API (Análise do Perfil do Investidor), com informações sobre seus objetivos, situação financeira e nível de conhecimento sobre os riscos relacionados aos produtos de investimento.

A partir dessas respostas, a instituição pode classificar o investidor em categorias de perfil de risco pré-determinadas, de acordo com sua capacidade e também com sua disposição de assumir riscos. As categorias mais comuns são o perfil conservador (low profile), moderado (moderate) e arrojado (high profile).

Como é o comportamento financeiro dos investidores brasileiros?

Segundo a mais recente pesquisa “Raio X do Investidor Brasileiro”, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), de 2023, feita em parceria com o Instituto Datafolha, este é o comportamento financeiro de pessoas físicas, considerando os brasileiros em geral, sem considerar as variações por classe social:

  • 32% conseguiram economizar dinheiro no ano anterior;
  • destes, a maioria de 44% pôde poupar porque diminuiu gastos e deixou de sair;
  • 66% estão mais otimistas com a economia;
  • 84% têm conta em instituição financeira;
  • 36% dos brasileiros investem seu dinheiro em produtos financeiros;
  • destes, 44% disseram fazer isso pela segurança financeira;
  • 26% aplicam seu dinheiro na poupança (mesmo percentual para homens e mulheres);
  • 4% dos homens aplicam em ações na bolsa de valores e só 1% das mulheres;
  • 43% dos brasileiros que investem em produtos financeiros usam aplicativos de bancos como principal meio para fazer investimentos;
  • 30% usaram o retorno com as aplicações na compra da casa própria;
  • as faixas etárias entre os 26 e os 60 anos são as que mais investem dinheiro;
  • 40% dos investidores são homens, mas o percentual de mulheres cresceu de 28% para 33% em um ano.

O estudo traz duas observações muito interessantes em sua conclusão:

“Os dados indicam uma mudança de cultura em curso. Os brasileiros estão buscando gerir melhor suas finanças, economizando mais, e a pesquisa mostra que houve uma redução significativa no percentual da população que afirmou não utilizar ou conhecer nenhum tipo de investimento.”

“A principal vantagem apontada ao aplicar o dinheiro em produtos financeiros ainda é a segurança, mas o retorno aparece num patamar maior do que no ano anterior, sinalizando que os investidores estão e devem continuar buscando mais informações para ter uma carteira mais rentável. Na geração Z, por exemplo, o retorno já aparece no topo.”

Vale destacar que o comportamento financeiro também pode ser medido para outros grupos, além da pessoa física, tais como:

  • pessoa jurídica;
  • fundos;
  • estrangeiros;
  • IFs.

Como os dados são utilizados na identificação de comportamento financeiro?

Os dados são usados para analisar o comportamento financeiro de pessoas ou empresas para determinar, por exemplo, seu score de crédito.

Trata-se de um índice que determina a probabilidade de o cliente cumprir ou não o pagamento dos seus compromissos, que, geralmente, varia entre 0 e 1000 (quanto mais alto for o score de crédito, melhor é o perfil do consumidor).

Todas as pessoas físicas brasileiras têm uma pontuação, mesmo que não saibam o que é ou desconheçam sua existência. Essa pontuação é gerada por meio de dados, após avaliação do histórico de pagamento da pessoa, de seu rendimento, investimentos, solicitação de créditos, dentre vários outros fatores.

Leia mais: Como a modelagem de dados auxilia a tomada de decisões

Os dados também são utilizados no Cadastro Positivo, que é um banco de dados que reúne informações sobre as operações financeiras e obrigações de pagamento de pessoas físicas e jurídicas, permitindo, assim, visualizar o histórico do seu comportamento financeiro.

Ele reúne todas as informações sobre pagamento de dívidas, cobranças de serviços, como água, gás e energia elétrica, contas parceladas, financiamentos, empréstimos e crediários. 

Criado em 2011 pela Lei 12.414 e posteriormente alterado pela Lei Complementar 166/2019, o Cadastro Positivo passou a incluir automaticamente consumidores e empresas nos bancos de dados de crédito.

O registro é feito para cada CPF ou CNPJ e é atualizado de maneira automática pelas instituições financeiras, que classificam cada consumidor como bom pagador ou não.

Os dados também podem ser usados para montar um perfil de investidor, com base no comportamento financeiro da pessoa, para recomendar a melhor forma de aplicar seu dinheiro.

Como identificar a propensão de investir com inteligência de dados?

Ao unir o melhor de dois mundos, a credibilidade da B3 com a inteligência de dados da Neoway, a solução de Segmentação de Investidores gera insights para o Mercado de Capitais.

A solução facilita a priorização e segmentação da carteira de clientes de investimento, oferecendo uma visão diferenciada de potencial de investimento, perfil de investidor, sazonalidade, entre outros, sobre a propensão de investir de pessoas físicas e jurídicas.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como priorizar, segmentar e rentabilizar a carteira de clientes de investimentos.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura