Como a inteligência analítica potencializa a eficiência operacional e reduz custos

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Índice

  • Como a eficiência operacional impacta os negócios?
  • Como calcular e medir a eficiência operacional do seu negócio?
  • Qual a relação entre previsibilidade de receita e eficiência operacional?
  • Como a inteligência analítica potencializa a eficiência operacional?
  • Veja como reduzir os custos operacionais com Data Analytics e Inteligência Artificial
  • Conclusão

A eficiência operacional em uma empresa é a capacidade de produzir bens ou serviços da melhor forma possível, utilizando os recursos disponíveis de maneira otimizada. Em outras palavras, significa alcançar os melhores resultados para o desenvolvimento do seu produto ou serviço com o menor custo e desperdício.

Alguns dos principais objetivos da eficiência operacional são:

  • Aumentar a produtividade: fazer mais com menos, otimizando o tempo e os recursos humanos.
  • Reduzir custos: eliminar desperdícios e despesas desnecessárias em todas as áreas da empresa.
  • Melhorar a qualidade: oferecer produtos ou serviços de alta qualidade que atendam às necessidades dos clientes.
  • Aumentar a lucratividade: gerar mais lucro com a otimização de processos e recursos.
  • Melhorar a competitividade: tornar a empresa mais competitiva no mercado, oferecendo produtos ou serviços de qualidade a preços vantajosos em relação à concorrência.

Como é possível perceber ao ler a lista acima, alcançar a excelência operacional não é fácil – ainda mais em um contexto em que novas tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa, abrem caminho para outras formas de se realizar tarefas diferentes.

Nesse momento, os líderes de companhias de todos os tamanhos precisam reavaliar o propósito e a estratégia das organizações para introduzir novos princípios e comportamentos e é aqui que a inteligência analítica pode ser uma grande aliada da eficiência operacional. Uma abordagem data driven é essencial para alcançar melhores resultados.

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Como a eficiência operacional impacta os negócios?

A eficiência operacional impacta diretamente os negócios. Um exemplo claro de uma empresa “obcecada” pela chamada excelência operacional é a gigante da tecnologia norte-americana Amazon. Jeff Bezos, fundador da companhia, define a eficiência operacional como um dos valores centrais da Amazon.

Em uma entrevista realizada em 2018, Bezos lembrava aos funcionários que a empresa valoriza a excelência nos esforços de bastidores mesmo que nenhum consumidor veja essa excelência. “As pessoas nunca verão 90% do que você faz”, disse Bezos. “A única coisa que faz com que você tenha padrões elevados nesse trabalho que ninguém jamais vê é o seu próprio orgulho profissional pela excelência operacional.”

Além do discurso, a eficiência operacional impacta diretamente aspectos-chave dos negócios. Alguns exemplos: aumento da produtividade, redução de custos e, como reflexo, aumento dos lucros e melhoria na experiência dos clientes.

Outros exemplos de empresas comprometidas com a eficiência operacional com cases que valem a pena estudar são a varejista Walmart e a fabricante de computadores Dell.

Como calcular e medir a eficiência operacional do seu negócio?

Existem diversas maneiras de calcular e medir a eficiência operacional de um negócio. Antes de entender como calcular esses índices, é importante definir quais são os objetivos do seu negócio e o que representa eficiência operacional para ele.

Ou seja, traçar as “regras do jogo” para que todo o time saiba qual o objetivo em comum da empresa. Esses indicadores-chave de desempenho também são chamados de KPIs (Key Performance Indicators, em inglês) e ajudam a alinhar a empresa toda sobre qual a medida de eficiência do seu negócio.

Algumas das métricas mais comuns de eficiência operacional incluem:

1. Índice de eficiência operacional

Fórmula: Receita total / Custos totais

Nesse tipo de índice, quanto maior o número mais eficiente é a empresa.

2. Produtividade

Fórmula: Quantidade de produtos ou serviços / Horas trabalhadas

Aqui, quanto maior for o índice (produtividade) mais eficiente é a empresa, pois significa que o negócio está entregando mais produtos ou serviços em uma quantidade menor de tempo.

3. Retorno sobre o investimento (ROI)

Fórmula: Lucro líquido / Investimento inicial

Quanto maior o ROI, mais eficiente é o investimento. Esse tipo de métrica é utilizado para comparar diferentes investimentos e tomar decisões sobre alocação de recursos, por exemplo, em qual projeto ou produto investir dentro de uma unidade de negócios. 

Na prática: Como o Grupo Mater alavancou vendas e aumentou seu ROI mesmo na crise

Outras métricas que podem ser levadas em consideração são: satisfação do cliente, nível de estoque, tempo de espera para atendimento, dentre outras.

É importante escolher os KPIs mais relevantes para o seu negócio ou projeto e monitorá-los regularmente para identificar áreas de melhoria. Nesse sentido, a inteligência de dados é altamente necessária para que essa fotografia do seu negócio seja a mais nítida possível.

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Qual a relação entre previsibilidade de receita e eficiência operacional?

A eficiência operacional está intimamente ligada à previsibilidade de receita. Ao otimizar seus processos e recursos, as empresas podem aumentar a confiabilidade de suas projeções de receita, o que impacta positivamente diversos aspectos do negócio.

Dentre alguns dos aspectos mais impactados positivamente pelos ganhos em eficiência estão:

  • Redução de custos: a otimização de processos permite diminuir custos variáveis e fixos, o que contribui para tornar as receitas mais previsíveis.
  • Redução dos riscos: uma linha de montagem com alto nível de excelência diminui os riscos com perdas por ineficiência, por exemplo. Da mesma forma que reduz a quantidade de desperdícios e erros, que são riscos ao negócio.
  • Aumento de produtividade: maior produção com os mesmo recursos permite um aumento nas receitas, além de trazer mais previsibilidade.
  • Melhoria da qualidade: produtos e serviços de alta qualidade garantem taxas de retenção de clientes maiores e atraem novos clientes.

Novamente, há exemplos marcantes de empresas que usam eficiência operacional para aumentar a previsibilidade de suas receitas. Uma delas é a fabricante de carros japonesa Toyota, que foi responsável por popularizar um sistema de produção enxuto de carros para eliminar os desperdícios e aumentar a produtividade.

Com a transformação digital, o uso cada dia mais massivo de Data Analytics e tecnologias como a Inteligência Artificial são chaves para a tomada de decisões que afetam diretamente os índices de produtividade e eficiência operacional. Já não é mais possível que os líderes de empresas toquem seus negócios “no escuro” ou com base apenas na experiência profissional.

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Veja como reduzir os custos operacionais com Data Analytics e Inteligência Artificial

Para empresas que desenvolvem corretamente a eficiência operacional, o resultado final desse investimento em tecnologia é a tomada de decisões baseada em dados em toda a organização. Além disso, uma boa política de Data Analytics permite que as informações estejam disponíveis e potencializem todos os níveis da companhia.

De acordo com pesquisas da consultoria McKinsey, há uma forte tendência de que as empresas utilizam Inteligência Artificial para superar problemas de dados que eram, muitas vezes, as principais fontes de erros e reclamações de clientes.

Alguns exemplos de como a combinação de dados e tecnologia é usada para potencializar empresas:

Inteligência comercial

Estratégias mais eficientes para prospecção de clientes; maior conhecimento do mercado; identificar propensão a churn; uso de IA para aprimorar segmentações de clientes e aumento de previsibilidade das receitas.

Danrlei Dalagnol, do time da Cantu Store, conta como a empresa utiliza os dados no dia a dia para a prospecção de novos clientes, crescimento e faturamento do negócio.

Prevenção a fraudes e compliance

Análise automatizada de documentos; monitoramento de parceiros, onboarding de clientes; diligências mais eficientes, dentre outros.

O time da Usecar conta como a empresa ganhou agilidade e precisão em suas análises de prevenção a fraudes com as soluções de dados da Neoway, evitando um prejuízo de R$17.6 milhões.

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Mercado de capitais

Análises e decisões estratégicas com base nos dados do mercado de capitais, categoria de investidores e identificação do comportamento financeiro de pessoas e empresas

Kátia Binotti, Coordenadora de Performance e Analytics da XP Inc, conta como o DataWise + ajudou na tomada de decisão e definição de estratégia da empresa.

Conclusão

A IA também já é capaz de expandir as capacidades dos trabalhadores, permitindo-lhes analisar resoluções anteriores para encontrar respostas que, de outra forma, seriam procuradas repetidamente em processos manuais.

A eficiência operacional é um dos principais veículos para o sucesso de qualquer empresa. Ao otimizar seus processos e recursos, e tomar decisões com base na inteligência analítica, é possível aumentar a previsibilidade das receitas e o índice de lucratividade do seu negócio.

A Neoway combina Data Analytics e Inteligência Artificial para entregar soluções que permitem ajudar em diversos aspectos do negócio, aplicados nas principais indústrias do mundo. 

Seja na prevenção a fraudes ou no onboarding automatizado de clientes, parceiros ou colaboradores; na prospecção mais eficiente de clientes; ou na análise de dados específicos para uma indústria – como o caso de Frotas Veiculares ou nível tecnológico das companhias – a Neoway combina dados únicos, tecnologia de ponta e a chancela da B3, a bolsa de valores do Brasil, para potencializar os negócios das principais empresas do país.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como as soluções de Data Analytics da Neoway podem ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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