4 Ks do Compliance: o que significam e para que servem

SCROLL DOWN

Índice

  • O que são os 4 Ks de compliance?
  • Para que servem os 4 Ks de compliance?
  • O que é know your partner (KYP)?
  • O que é know your customer (KYC)?
  • O que é know your employee (KYE)?
  • O que é know your supplier (KYS)?
  • Qual a ferramenta para implementar os 4Ks de compliance?
  • Conclusão

Você conhece o seu cliente? Seu parceiro de negócios? Essas e outras perguntas têm sido feitas de forma estruturada no mercado corporativo e são embasadas nos 4 Ks de compliance, os conhecidos “know your” (em português, “conheça o seu”).

Esses questionamentos tratam das normas de prevenção de riscos e compliance mais aplicadas na busca de informações sobre terceiros que se relacionam com as empresas.

A legislação brasileira se modernizou e exige conformidade das organizações às leis, normas e boas práticas empresariais.

E é nesse contexto que estes 4 Ks tornam-se fundamentais para a análise de riscos, prevenção a fraudes, a lavagem de dinheiro, ao terrorismo e, especialmente, para manter a organização em conformidade.

Compliance (do verbo em inglês to comply, que significa cumprir), podemos resumir como é o conjunto de ações baseadas em cumprimento de normas e leis e em boas práticas nos negócios.

Envolve monitoramento constante de grupos de interesse, com análise preventiva de dados de pessoas físicas e jurídicas aliada à implementação de regulamentações.

Atualmente, essa análise preventiva é feita de maneira mais eficiente com a ajuda de tecnologias de Big Data Analytics, que conseguem coletar e analisar um grande volume de dados com agilidade e precisão.

Neste artigo, entenda mais sobre cada conceito, para que servem, os benefícios e como começar a aplicar os 4 Ks de compliance. Confira!

Quer reduzir riscos e aumentar a produtividade da sua área de compliance? Conheça ferramentas que irão auxiliá-lo nessa tarefa.

O que são os 4 Ks de compliance?

São os quatro principais tipos de políticas e processos de compliance aplicados diretamente aos stakeholders da organização:

Vamos detalhar todos eles nos próximos tópicos.

Leia mais em: Conceitos e boas práticas de prevenção à fraude

Para que servem os 4 Ks de compliance?

Todas essas políticas de know your mapeiam ameaças e atuam na prevenção de fraudes para antecipar irregularidades que possam ser cometidas por clientes, parceiros e fornecedores, o que reduz riscos jurídicos, financeiros e institucionais.

Mesmo que provocadas por terceiros, essas irregularidades podem gerar prejuízos financeiros e reputacionais. Por isso, os 4 Ks de compliance abrangem diferentes frentes dos relacionamentos corporativos.

Vale destacar que, com o grande volume de negócios e uma economia girando em ambiente digital, as empresas estão mais expostas e vulneráveis. Portanto, é necessário que ampliem suas políticas de compliance para evitar problemas e prejuízos.

O que é know your partner (KYP)?

A tradução de know your partner é “conheça seu parceiro”. Trata-se de uma estratégia de proteção no relacionamento entre parceiros de um negócio.

Os procedimentos de KYP analisam se a atuação de um parceiro no mercado está regular nos âmbitos fiscal, jurídico, ambiental e econômico.

Benefícios em aplicar o KYP

Por meio de um KYP adequado, a organização pode levantar e analisar os riscos do negócio, e, assim, consegue detectar e tratar possíveis ameaças – herdadas ou não –, para garantir o sucesso da empreitada.

Ao estabelecer esse tipo de critério na seleção de parcerias, a empresa deixa de lado posturas informais e subjetivas antes de iniciar relacionamentos comerciais e se antecipa a eventuais irregularidades.

Um desses controles beneficiados pela política de KYP é o de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT).

Processos para a realização do know your partner

A análise prévia de informações sobre uma empresa é conhecida como Due Diligence, que envolve vários processos de pesquisa e investigação.

Estes são alguns pontos que devem ser questionados sobre um eventual parceiro:

  • análise do quadro societário;
  • envolvimentos no universo político;
  • apuração se trata-se de uma PEP;
  • situação contábil e fiscal;
  • dívidas trabalhistas;
  • questões socioambientais.

Também é preciso checar as conformidades com a legislação brasileira, hoje bastante atualizada no combate à corrupção, como as Leis 9.613 (de PLD e que criou o COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Lei 12.846 (Lei Anticorrupção) e Lei 13.260 (Lei Antiterrorismo).

Isso tudo visa assegurar que as condições estejam adequadas para que os gestores possam analisar se o negócio de fato vale a pena e garantir que possa ser fechado com segurança.

Além disso, os resultados do processo de Due Diligence no KYP também vão influenciar nos termos finais da negociação, como as garantias e os valores que serão praticados.

O que é know your customer (KYC)?

Know your customer significa “conheça seu cliente”. É uma política de compliance ligada principalmente a bancos e ao mercado financeiro (fintechs, corretoras e empresas de soluções de pagamento), que estão mais sujeitos a ameaças como fraudes e lavagem de dinheiro.

A estratégia de KYC identifica o nível de risco de cada perfil antes de sua validação como cliente, especialmente na concessão de créditos diversos ou na abertura de contas.

Essa verificação inicial de identidade é feita durante o onboarding, para identificar casos de falsidade ideológica e, assim, eliminar perfis suspeitos.

Veja mais em: Onboarding digital sem erros: os requisitos principais para ter rapidez e segurança

Benefícios em aplicar o KYC

Ao aplicar estratégias de KYC, a empresa garante a veracidade da identidade dos seus clientes e, assim, evita incluir em sua carteira perfis fraudulentos.

Vale destacar que hoje é necessário buscar por segurança, mas, também, por agilidade nesse processo para evitar a demora na avaliação do cliente durante o atendimento. Essa morosidade no atendimento inicial pode, facilmente, levar seu cliente para a concorrência.

Por isso, torna-se fundamental a adoção de processos e metodologias mais ágeis que envolvem a verificação de dados e de identidade.

O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados, é uma alternativa para dar agilidade e escalar processos como KYC, onboarding digital e esteira de validação.

Saiba mais: Aperfeiçoe o processo de KYC com Big Data Analytics

Processos para a realização do know your customer

Entre os principais procedimentos de KYC, especialmente no onboarding digital, destacamos:

  • Confirmar a identidade do cliente;
  • Entender a natureza das suas atividades;
  • Garantir que suas fontes de renda são legítimas;
  • Detectar perfis fraudulentos;
  • Avaliar perfil suspeito de envolvimento em lavagem de dinheiro;
  • Avaliar a aderência do perfil de consumo à oferta de produtos e serviços.

O que é know your employee (KYE)?

Seguindo a tradução, know your employee quer dizer “conheça seu funcionário”. É a política que garante uma relação segura entre a empresa e seus colaboradores.

A partir de diversas práticas de compliance, é possível conhecer melhor tanto profissionais contratados quanto candidatos a vagas para evitar condutas antiéticas que possam causar prejuízos à organização.

As fraudes cometidas por funcionários vão desde pequenos desvios em prestação de contas, mau uso de cartão de crédito corporativo, até o vazamento de informações estratégicas.

Essas irregularidades podem ser identificadas por processos de Inteligência Artificial, sob a expertise de profissionais de recursos humanos, lideranças diretas e de gestores que têm acesso a dados estratégicos.

Benefícios em aplicar KYE

Além de evitar condutas prejudiciais à empresa, os procedimentos de know your employee trazem à tona, também, quais são os funcionários mais identificados com a cultura da organização. Ou seja, quem são os colaboradores engajados em campanhas, no cumprimento de metas e que aproveitam os treinamentos oferecidos, por exemplo.

Outro benefício importante do KYE é que as ações preventivas são menos onerosas. A identificação precoce de um colaborador fraudulento evita gastos futuros com desligamentos e acertos trabalhistas.

Por consequência, o processo produtivo fica mais qualificado e beneficia, na ponta, o cliente, que indiretamente também é protegido pelo compliance via KYE.

Processos para a realização do know your employee

Realizar uma checagem ainda durante o processo seletivo já é uma etapa de filtragem importante, principalmente, em pesquisas em dados públicos. Importante também verificar se os dados lançados no currículo são verdadeiros.

Assim como um cliente é verificado em órgãos de proteção ao crédito, o funcionário também pode deixar pistas nesse quesito.

Perfis de redes sociais que não estão em modo privado são, portanto, públicos e também podem ser reveladores sobre a conduta de um colaborador.

Leia mais: Background check: o que é, importância e como fazer

Além disso, rotinas internas de aperfeiçoamento, autoavaliações e treinamentos são eficientes para averiguar a adesão a procedimentos de compliance de know your employee.

Um posicionamento claro da empresa em relação às políticas antifraude, com monitoramento contínuo, certamente inibe desvios de conduta entre os colaboradores, o que inclui processos de trabalho com auditoria constante.

Quanto mais sólidos na cultura da organização forem os processos de KYE, menor a sensação de “caça às bruxas”. Qualquer decisão deve ser baseada em fatos checados e após ampla defesa.

O que é know your supplier (KYS)?

O significado de know your supplier é “conheça seu fornecedor” e se refere à redução de riscos na relação com prestadores de serviço. Assim como no KYP, este processo é baseado em ações de diligência prévia.

A política de KYS ocorre por critérios bem definidos para a contratação de fornecedores, acessando informações sobre eles.

O principal ponto do KYP é o cuidado em se relacionar com outras empresas que sigam os mesmos princípios, ou seja, que cumpram os mesmos parâmetros de compliance que o da sua empresa.

Leia mais: Como fazer homologação de fornecedores com segurança

A prática deve ser seguida em relação aos fornecedores diretos e, também, aos outros prestadores de serviço contratados por eles para evitar situações de risco, como, por exemplo, a conivência com trabalho infantil/escravo, ou, ainda, práticas de corrupção em disputa por concorrência.

Um exemplo é o que acontece no setor de vestuário e têxtil, especialmente com as grandes redes de fast fashion e em magazines.

Leia mais: Como a gestão de fornecedores impacta a área de compliance

Essas organizações têm enfrentado desafios para promover maior sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva.

Isso inclui a garantia de que todos os seus fornecedores diretos e indiretos preservem os direitos humanos e as boas condições de trabalho, busquem a redução de produtos químicos nocivos e reciclagem de materiais etc.

Quais são os benefícios em aplicar KYS

A empresa que adota procedimentos de know your supplier qualifica sua cadeia de abastecimento por conhecer a fundo os fornecedores e afastar-se daqueles com histórico e reputação negativos, que podem prejudicar os negócios.

Processos para a realização do KYS

O primeiro ponto é saber para qual objetivo se está contratando a empresa. Portanto, é preciso fazer questionamentos básicos como:

  • Qual o tipo de serviço que será prestado?
  • O tamanho da empresa condiz com o valor do serviço em negociação?

Além disso, é preciso identificar irregularidades desses terceiros junto a fontes como Receita Federal, tribunais trabalhistas e órgãos ambientais, listas restritivas, entre outras.

E, claro, verificar junto ao mercado a reputação do fornecedor, o que deve incluir pesquisa nas redes sociais e em sites de notícias para checar a existência de mídias negativas.

Qual a ferramenta para implementar os 4Ks de compliance?

Existe no mercado uma solução que une inteligência artificial e tecnologia de ponta em análise de dados para, justamente, ajudar as empresas a colocarem em prática os 4 Ks de compliance.

Trata-se da Neoway Compliance, solução que permite acessar dados e variáveis modeladas sobre os públicos de interesse da empresa – parceiros, fornecedores, clientes e funcionários – em um só lugar.

Entre esses dados, estão os seguintes:

  • processos judiciais;
  • redes de relacionamento;
  • quadros societários e de administradores;
  • entre outras informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas.

As informações podem aperfeiçoar o processo de onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse, auxiliar na análise reputacional e também na análise de crédito de empresas e pessoas parceiras.

Além disso, os dados coletados pela Neoway podem ser integrados em qualquer outra plataforma utilizada pela empresa, por meio de uma API.

Veja um case de sucesso

Com mais de 32 mil colaboradores e receita líquida na faixa dos R$ 6 bilhões, a MRV, maior construtora da América Latina, contratou as soluções de Risco & Compliance da Neoway.

O cenário encarado pela MRV era bastante complexo. A empresa contava com uma base de cerca de 150 mil fornecedores cadastrados, sendo 26 mil ativos.

Além disso, sua atuação envolvia inúmeras categorias de fornecimento e localidades, diferentes tipos de riscos associados e a necessidade de uma análise específica e direcionada.

Todos os stakeholders da construtora – empresas intermediárias, instituições, pessoas físicas e jurídicas, patrocinadores, fornecedores, empreiteiros, entre outros – estão ligados a algum tipo de risco, sendo que todos compartilham uma ameaça em comum: o risco de imagem e reputação.

A partir desse cenário, a meta da empresa era implementar o processo de due diligence em diversas áreas do negócio, de maneira abrangente e eficiente e que permitisse mensurar os riscos mitigados.

Os resultados obtidos a partir da utilização da solução de Compliance da Neoway foram impressionantes, como detalhamos a seguir.

Resultados quantitativos

  • Ganho de produtividade: redução do tempo médio para realização de due diligence de 1 hora para apenas 20 minutos, o que representa uma economia de cerca de 65% do tempo e mais de 400 horas de trabalho poupadas anualmente.
  • Totalidade de empresas monitoradas: o total de fornecedores monitorados na avaliação periódica passou de 60 para mais de 26 mil; um aumento de 44.000% de CNPJs.
  • Prevenção de perdas financeiras: reversão de cenários que poderiam causar eventuais prejuízos, como:
    • Avaliação e monitoramento para mitigação de risco trabalhista de terceiros, cenário que custaria R$ 13,7 milhões ao ano;
    • Contratações mais seguras, redução de atrasos na entrega do produto e de pagamento de multas que poderiam custar em torno de R$ 46 milhões ao ano;
    • Empreiteiros barrados na contratação por apresentarem cenário de risco, que poderiam ter custado R$ 1,2 milhão em ações trabalhistas à MRV;
    • Regularização ou bloqueio de prestadores de serviço com capital social irregular, cujas autuações poderiam levar ao pagamento de multas próximas a R$ 1 milhão.

Resultados qualitativos

  • Análise mais completa: o dossiê deixou de ser manual e passou a ser feito de maneira automática, permitindo a identificação de informações relevantes que passaram a fazer parte do checklist da empresa;
  • Aumento da maturidade do Programa de Integridade;
  • Ganho assistencial, com apoio a colaboradores identificados com envolvimento em processos judiciais;
  • Identificação de possíveis conflitos de interesse não declarados entre fornecedores e colaboradores;
  • Inclusão de novos dados na análise de identificação de red flags;
  • Maior abrangência e periodicidade: o escopo de avaliação foi ampliado, deixando de focar apenas em fornecedores de alto risco para analisar toda a cadeia de prestadores de serviços ativos. Além disso, a periodicidade das análises aumentou – em vez de serem feitas semestral ou anualmente, passaram a acontecer mensalmente;
  • Maior proteção à imagem e reputação da empresa;
  • Perenidade empresarial por meio da prevenção de multas e sanções que poderiam inviabilizar o negócio;
  • Processo de investigação de fraudes mais robusto, com acesso a dados que garantem mais confiabilidade na análise.

Já são muitos os ganhos obtidos, mas a parceria entre MRV e Neoway continua e pode trazer ainda mais frutos para a construtora.

Conclusão

Neste conteúdo, conhecemos 4 dos principais pilares das políticas de compliance, os 4 Ks de compliance.

Eles são fundamentais para que empresas estejam em conformidade com regulamentações – tanto da legislação nacional quanto de suas áreas específicas de atuação.

Em relação à coleta de dados e análise de perfis de risco, sabemos que sistemas de Big Data Analytics são suportes obrigatórios para um monitoramento contínuo e preciso.

São essas ferramentas que permitem a existência de rotinas de controle e atualização constante de dados para identificar e monitorar perfis de risco, o que é fundamental para uma gestão de compliance eficiente.

Ao adotar procedimentos seguros e contar com soluções inteligentes, como a Neoway Risk & Compliance, as organizações podem proteger suas operações. Com isso, ficam menos vulneráveis em relação às suas cadeias de relacionamento.

Para ver mais detalhes das soluções Risk & Compliance da Neoway, fale com um de nossos especialistas.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura