Big Data Analytics para otimizar a gestão de riscos e compliance

SCROLL DOWN

As exigências sobre a gestão de riscos e compliance no mundo corporativo vêm aumentando a cada ano. Em um ambiente de negócios globalizados, de infinitas oportunidades comerciais mas também de riscos aumentados, é indispensável que as empresas assegurem a conformidade dos seus negócios com os melhores códigos de conduta, com a legislação e a regulamentação aplicável ao setor econômico onde atuam.

Cada vez mais, as empresas investem no mapeamento das ameaças operacionais, financeiras, ambientais, de imagem, entre outras, para se prevenir de situações desfavoráveis e procuram atender às regras e normas vigentes em cada uma dessas áreas. E, afinal, não por acaso, essa é uma questão de responsabilidade objetiva, pois não é mais possível ‘fechar os olhos’ diante de alguma irregularidade de algum cliente, parceiro ou fornecedor que possa afetar a credibilidade e até implicar judicialmente uma organização que esteja aliada a isso.

Além disso, a aplicação de medidas para a gestão de riscos e compliance gera um círculo virtuoso: a empresa projeta solidez e segurança, ganha a confiança dos investidores, seu custo de capital e financiamento cai, novos investimentos geram resultados melhores que reforçam a percepção de solidez projetada para o mercado.

O movimento de compliance começou nos Estados Unidos na década de 70 e ganhou força em 2010 com a atuação inglesa contra a corrupção. No Brasil, a criação do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), da Lei n. 9613 de 1998 de prevenção à lavagem de dinheiro, a Lei n. 12846 de 2013 de anticorrupção e a Lei n.13260 de 2016 de antiterrorismo vieram para aprimorar a governança em empresas e também no poder público. Por aqui, a preocupação em não dar um ‘passo errado’ ou se tornar parceiro de negócios de uma organização com reputação duvidosa segue crescendo, principalmente em meio a tantas investigações de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo o setor privado e os governos.

Mas, implementar um programa de compliance e gestão de riscos ainda não é uma tarefa fácil, especialmente pelo grande volume de informações que cada setor específico precisa monitorar – e, muitas delas, ainda são de difícil acesso – além das constantes atualizações feitas nos sistemas regulatórios. Para ter eficiência e um mínimo de agilidade para de fato prevenir fraudes, é necessário contar com processos muito bem estruturados e uma grande equipe para buscar e cruzar os dados necessários.

A tecnologia como aliada à gestão de riscos e compliance

Nesse ponto, a tecnologia se tornou uma forte aliada para detectar e corrigir possíveis ameaças à integridade da organização sem a necessidade de manter um departamento imenso de auditoria. Hoje, plataformas de Big Data Analytics permitem que uma enorme quantidade de dados possa ser coletada e analisada de acordo com os interesses das empresas. A automatização e a inteligência artificial aplicadas aos negócios tornam os processos de gestão de risco e compliance mais ágeis, precisos e com modelos e métricas relevantes.

Com poucos cliques é possível, por exemplo, rastrear uma empresa e entender como ela está posicionada no mercado em diferentes perspectivas – cadastral, societária, fiscal e tributária, judicial e extrajudicial, trabalhista, política, socioambiental, entre outras – e seus possíveis relacionamentos empregatícios, societários e familiares, tanto em relação ao parceiro direto quanto à sua rede de relacionamentos de negócios. E esse é um grande diferencial para quem quer destaque no cumprimento do compliance em mercados interconectados.

No Brasil, os setores financeiro, de seguradoras, do agronegócio, da construção civil, de telecomunicações e de bens de capital e de consumo já despertaram para o uso do Big Data Analytics em casos de descoberta e prevenção de fraude. No entanto, vale destacar que a tecnologia pode – e deve – ser aplicada a todos os setores e empresas que buscam aprimorar a sua área de compliance. Esse tipo de solução diminui o tempo de busca e de interpretação das informações, além de reduzir as chances de uma análise equivocada.

Fato é que o Big Data já está mudando o modo como os negócios são conduzidos. As instituições que investirem nesse tipo de processo otimizado para gestão de riscos e compliance irão evitar perdas financeiras e prejuízos de imagem mais facilmente, e estarão à frente da concorrência.

Por 

Eric Greghy

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura