Como a inovação pode melhorar o processo de diligência nos negócios

SCROLL DOWN

Índice

  • Afinal, como a tecnologia aprimora o processo de diligência nas empresas?
    – Automação de processos
    – Análise de dados
    – Inteligência artificial e aprendizado de máquina
    – Modelos de diligência prévia
    – Blockchain
    – Antifraude
    – Cibersegurança
    – APIs de integração
  • Conheça a solução que garante diligência prévia completa
    – Veja um case de sucesso

O processo de diligência é essencial para empresas que se preocupam com questões de compliance e mitigação de riscos. Contudo, muitas companhias têm dificuldades para criar sistemas eficientes para a investigação. 

É aí que entra a tecnologia. Suas ferramentas atuam de maneira preditiva e ajudam a conter diferentes tipos de ameaças, como as financeiras, operacionais e reputacionais. 

No setor de finanças, este é um desafio ainda maior. Isso porque, por se tratar de um dos segmentos que mais impactam a vida das pessoas e os negócios, há muitos riscos e regras envolvidos. O que inclui, por exemplo, inadimplência, fraudes e não adequação à regulamentação oficial. Então, se você deseja saber tudo o que a tecnologia oferece para melhorar o processo de diligência nos negócios, continue a leitura.

Neste artigo, conheça os mais modernos meios utilizados na verificação prévia de clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

Afinal, como a tecnologia aprimora o processo de diligência nas empresas?

O processo de diligência corporativa é realizado em uma série de ocasiões. Alguns exemplos são: 

Seja qual for a sua funcionalidade e objetivo, a tecnologia auxilia em diferentes etapas do decurso. 

No ambiente bancário, a due diligence é ainda mais importante. Isso porque existem muitas ameaças que podem prejudicar a imagem das instituições e as normas regulatórias são especialmente severas no setor. 

A seguir, conheça algumas tecnologias que aceleram e melhoram o processo de diligência nos negócios. 

Automação de processos

Durante o processo de diligência, muitas das etapas podem ser automatizadas por meio do uso de tecnologias. É o que ocorre, por exemplo, na leitura e checagem de materiais como contratos, relatórios financeiros e documentos pessoais e fiscais. 

Outros procedimentos automatizados são a composição de relatórios, identificação de rasuras e inconsistências, análise ortográfica, classificação e triagem de dados, dentre outros. 

Análise de dados

A análise de dados é o principal alicerce da diligência prévia nas empresas. Quando feito de maneira manual, esse processo pode ser moroso e travar outras operações do negócio. 

Por isso, o recurso da tecnologia é utilizado para obtenção de insights e influência positiva na tomada de decisões. Isso inclui a identificação de padrões maliciosos, detecção de irregularidades, verificação de conformidade, verificação de riscos e até mesmo análises comparativas. 

Inteligência artificial e aprendizado de máquina

As ferramentas de inteligência artificial permitem o aprimoramento da análise de dados, observando grandes volumes de maneira rápida e eficiente. Muitas vezes, são extraídos insights e tendências que passam despercebidos aos olhos humanos. 

Outro uso da IA consiste na criação de modelos preditivos com base no histórico, o que permite detectar ameaças e mitigar riscos para evitar qualquer tipo de dano à companhia. 

Com o uso de aprendizado de máquina, é possível aprimorar automaticamente a capacidade de apontar padrões comportamentais suspeitos ou desperdícios, identificados pela IA. 

Modelos de diligência prévia

A tecnologia também permite a criação de modelos de diligência. Naturalmente, esse tipo de sistema é alimentado pela análise de dados que, por meio do aprendizado de máquina, torna-se cada vez mais à prova de falhas. 

Foto de quatro pessoas ao redor de uma mesa de reuniões, em um escritório e com um laptop, ilustra este artigo sobre como a tecnologia aprimora o processo de diligências nas empresas.

Vale lembrar que é preciso elaborar modelos seguros atualizados para que os dados sejam recentes e adequados às ameaças atuais.

Blockchain

O blockchain é um dos recursos tecnológicos mais importantes para o processo de diligência. Isso porque aumenta a segurança e a transparência dos processos, fazendo com que a empresa ganhe o reconhecimento do mercado. 

Esse tipo de inovação oferece registros que não podem ser modificados, permitindo que outras empresas e órgãos governamentais chequem todas as atividades transacionais da organização. Como consequência, a integridade de tais dados é inquestionável

Antifraude

Tecnologias antifraude e contra lavagem de dinheiro são poderosos aliados dos setores de compliance nos negócios. Seus recursos permitem a verificação de antecedentes, observação de histórico e validação de credenciais, por exemplo. 

Além disso, permitem o monitoramento ao vivo, o que retroalimenta os algoritmos de prevenção em tempo real. Para instituições financeiras, esse pode ser um diferencial de negócio, que gera economia e praticidade. 

Cibersegurança

As tecnologias voltadas à segurança cibernética permitem que a transferência dos dados utilizados durante o processo de diligência prévia ocorra de maneira segura. 

Algumas das mais conhecidas são firewalls, criptografia de ponta e autenticação multifatorial. 

APIs de integração

Os APIs permitem com que plataformas sejam integradas, o que potencializa o processo de diligência nos negócios. Ao alinhar, por exemplo, bancos de dados atualizados em tempo real a softwares de compliance, é possível obter resultados instantâneos ainda mais precisos. 

Conheça a solução que garante diligência prévia completa

Existe no mercado uma solução que une todas essas tecnologias mencionadas no texto e garante uma diligência prévia completa e uma gestão de compliance mais eficaz para análise e prevenção de riscos: a Neoway Compliance.

Esta solução permite acessar dados e variáveis modeladas sobre os públicos de interesse da empresa em um só lugar.

Entre esses dados, estão os seguintes:

  • processos judiciais;
  • redes de relacionamento;
  • quadros societários e de administradores;
  • entre outras informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas.

As informações podem aperfeiçoar o processo de onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse, auxiliar na análise reputacional e também na análise de crédito de empresas e pessoas parceiras.

Além disso, os dados coletados pela Neoway podem ser integrados em qualquer outra plataforma utilizada pela empresa, por meio de uma API.

Veja um case de sucesso

Com mais de 32 mil colaboradores e receita líquida na faixa dos R$ 6 bilhões, a MRV, maior construtora da América Latina, contratou as soluções de Risco & Compliance da Neoway.

O cenário encarado pela MRV era bastante complexo. A empresa contava com uma base de cerca de 150 mil fornecedores cadastrados, sendo 26 mil ativos. 

Além disso, sua atuação envolvia inúmeras categorias de fornecimento e localidades, diferentes tipos de riscos associados e a necessidade de uma análise específica e direcionada.

Todos os stakeholders da construtora – empresas intermediárias, instituições, pessoas físicas e jurídicas, patrocinadores, fornecedores, empreiteiros, entre outros – estão ligados a algum tipo de risco, sendo que todos compartilham uma ameaça em comum: o risco de imagem e reputação.

A partir desse cenário, a meta da empresa era implementar o processo de due diligence em diversas áreas do negócio, de maneira abrangente e eficiente e que permitisse mensurar os riscos mitigados.

Os resultados obtidos a partir da utilização da solução de Compliance da Neoway foram impressionantes, como detalhamos a seguir.

Resultados quantitativos

  • Ganho de produtividade: redução do tempo médio para realização de due diligence de 1 hora para apenas 20 minutos, o que representa uma economia de cerca de 65% do tempo e mais de 400 horas de trabalho poupadas anualmente.
  • Totalidade de empresas monitoradas: o total de fornecedores monitorados na avaliação periódica passou de 60 para mais de 26 mil; um aumento de 44.000% de CNPJs.
  • Prevenção de perdas financeiras: reversão de cenários que poderiam causar eventuais prejuízos, como:
    • Avaliação e monitoramento para mitigação de risco trabalhista de terceiros, cenário que custaria R$ 13,7 milhões ao ano;
    • Contratações mais seguras, redução de atrasos na entrega do produto e de pagamento de multas que poderiam custar em torno de R$ 46 milhões ao ano;
    • Empreiteiros barrados na contratação por apresentarem cenário de risco, que poderiam ter custado R$ 1,2 milhão em ações trabalhistas à MRV;
    • Regularização ou bloqueio de prestadores de serviço com capital social irregular, cujas autuações poderiam levar ao pagamento de multas próximas a R$ 1 milhão.

Resultados qualitativos

  • Análise mais completa: o dossiê deixou de ser manual e passou a ser feito de maneira automática, permitindo a identificação de informações relevantes que passaram a fazer parte do checklist da empresa;
  • Aumento da maturidade do Programa de Integridade;
  • Ganho assistencial, com apoio a colaboradores identificados com envolvimento em processos judiciais;
  • Identificação de possíveis conflitos de interesse não declarados entre fornecedores e colaboradores;
  • Inclusão de novos dados na análise de identificação de red flags;
  • Maior abrangência e periodicidade: o escopo de avaliação foi ampliado, deixando de focar apenas em fornecedores de alto risco para analisar toda a cadeia de prestadores de serviços ativos. Além disso, a periodicidade das análises aumentou – em vez de serem feitas semestral ou anualmente, passaram a acontecer mensalmente;
  • Maior proteção à imagem e reputação da empresa;
  • Perenidade empresarial por meio da prevenção de multas e sanções que poderiam inviabilizar o negócio;
  • Processo de investigação de fraudes mais robusto, com acesso a dados que garantem mais confiabilidade na análise.

Já são muitos os ganhos obtidos, mas a parceria entre MRV e Neoway continua e pode trazer ainda mais frutos para a construtora. 

Se você deseja contar com a melhor ferramenta para realizar a diligência prévia completa na sua empresa, conheça a Neoway Compliance e veja todos os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura