Verificação KYC: como detectar fraudes desde o onboarding

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é a verificação KYC?
  • Qual é a importância de fazer a diligência de clientes?
  • Como fazer a verificação KYC com o auxílio tecnológico?
  • Como as soluções da Neoway atuam na verificação KYC?

No universo corporativo (em especial em instituições financeiras), é fundamental garantir que todos os stakeholders, incluindo clientes, atuem em conformidade com a lei. Isso evita danos financeiros e reputacionais que podem prejudicar o funcionamento do negócio e até levá-lo à paralisação. 

Nesse cenário, um processo chamado verificação KYC (verificação Know Your Customer) ganha força. Realizado no momento do onboarding, é mais uma ação de compliance para prevenir ameaças e gerenciar riscos. 

Contudo, existem vários desafios enfrentados durante o procedimento. Um dos principais é a atualização constante nas tentativas de golpes e fraudes. A boa notícia é que existem sistemas de prevenção que agem de maneira preditiva ao identificar padrões de comportamento maliciosos. 

Então, se você quer saber como detectar fraudes desde o onboarding de clientes, continue a leitura. Neste artigo, saiba como ocorre a verificação KYC e como a tecnologia acelera esse processo. 

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

O que é a verificação KYC?

Verificação KYC é o processo de diligência prévia de clientes. É muito comum em instituições do setor financeiro para se proteger da associação a crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento ao terrorismo. 

Trata-se de um sistema que visa aprofundar o conhecimento sobre o futuro cliente para identificar indícios de ilegalidade e, assim, evitar o início de um relacionamento que pode gerar problemas. Ou seja, mitigar riscos

É por essa razão que a base de dados utilizada precisa ser confiável e atualizada. Caso contrário, a empresa estará sujeita a ameaças que podem ferir tanto a regulamentação oficial quanto os procedimentos internos de compliance

Apesar de seu papel crucial no onboarding, a verificação KYC é, muitas vezes, estendida em caráter permanente. Ou seja, mesmo após seu ingresso, o cliente continua sob vigilância para detecção de comportamentos anômalos que indiquem riscos de fraude. 

Isso inclui uma série de precauções, incluindo medidas preventivas a partir de sistemas antifraude, como a autenticação em dois fatores, checagem de dispositivo, biometria, análise comportamental de padrões e monitoramento constante.

Essa abordagem contínua é essencial para manter a segurança e a integridade das operações em um ambiente financeiro dinâmico e sujeito a constantes desafios de segurança.

Qual é a importância de fazer a diligência de clientes?

Realizar a verificação KYC é um processo que visa proteger a instituição e garantir que esteja de acordo com as normas regulatórias. Ou seja, sua principal função é conter multas, sanções, penalidades ou paralisações operacionais. 

Ao mesmo tempo, é preciso atentar-se para não comprometer a conveniência oferecida aos clientes. Isso quer dizer que a jornada do cliente deve ocorrer sem atritos para que não haja empecilhos em sua integração. 

Como fazer a verificação KYC com o auxílio tecnológico?

O processo de KYC envolve o acesso a dados sobre o potencial cliente. Ou seja, informações disponíveis em bancos de dados externos. 

Entre os principais detalhes necessários para realização da diligência, em pessoas jurídicas e físicas, dados jurídicos, redes de relacionamento, quadros societários, potenciais conflitos de interesse, documentos, situação financeira e análise reputacional. 

A seguir, é atribuída a etiqueta de “perfil de risco” quando é detectada a possibilidade de atividades ilícitas, uma espécie de sinal de alerta. Esses clientes podem ter seu ingresso bloqueado ou realizadas outras solicitações para uma análise mais aprofundada.

Contudo, os bancos de dados armazenam uma quantidade vasta de dados que são atualizados em tempo real. Assim, a verificação KYC se torna impossível de ser feita manualmente. 

Para tal, são utilizadas inovações de Inteligência Artificial. Essa tecnologia permite o processamento imediato de grandes volumes de informações para detecção de potenciais ameaças a partir de padrões comportamentais anômalos. 

Mas não é só isso. Os algoritmos inteligentes são retroalimentados pela aprendizagem de máquina (machine learning), que analisa os dados continuamente para se adaptar às atualizações e mudanças. Como consequência, há a melhoria progressiva da máquina para proteção da instituição.

Como as soluções da Neoway atuam na verificação KYC?

As soluções de Prevenção à Fraude agem na prevenção de fraudes em todos os processos de validação de documentos, incluindo clientes, fornecedores e qualquer outro stakeholder. 

Elas trazem a possibilidade de criação de scores antifraude, uma solução de análise de riscos que alerta ou bloqueia uma conexão que apresente ameaças. Com um riquíssimo banco de dados, monitoram atividades de terceiros em tempo real, possibilitando o combate à fraude de maneira automatizada. 

A seguir, conheça todas as soluções e o que cada uma delas pode fazer pela segurança do seu negócio.

Neoway Compliance

A Neoway Compliance é a solução ideal para diligência prévia e gestão de riscos. Ela agrega, em um só lugar, uma vasta quantidade de dados modelados para que a instituição tenha a seu alcance tudo que é necessário. 

Além de permitir uma avaliação completa no onboarding de clientes, analisa também as redes de relacionamento para que não haja qualquer dúvida em relação à adequação às políticas de compliance. 

Outra funcionalidade muito interessante diz respeito à identificação de registros de mídia negativa. Esse é um método que visa evitar a associação com empresas e pessoas que possam gerar crises de imagem à companhia. 

Além disso, a solução é empoderada com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para desenvolvimento de técnicas preditivas cada vez melhores. 

Neoway Check

A Neoway Check é a solução de onboarding automatizado e esteiras de validação. Ela avalia documentos como RG, CNH e outros de maneira sistemática, o que acelera o ingresso de novos clientes, mas também evita aqueles que podem trazer riscos. 

Essa solução age, também, com foco na otimização da experiência do cliente, pois traz agilidade e precisão aos processos de checagem.

Neoway Watcher

Permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos reputacionais e legais.

Neoway Lawsuits

Cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Se você gostou de alguma dessas soluções e deseja saber mais, fale com um de nossos especialistas e descubra qual é a ideal para o seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura