Diligência prévia: qual a importância para as empresas?

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é diligência prévia?
  • Qual a importância da diligência prévia?
  • Quais são os tipos de diligência prévia?
  • Quais são os critérios utilizados nessas diligências?

Quando se pretende fazer negócios com uma empresa, é preciso averiguar algumas questões que a circundam. Afinal, questões fiscais, jurídicas, legais, tributárias, proteção de dados, adequação aos critérios ESG e conflitos de interesses são apenas alguns pontos que podem interferir no crescimento de um negócio.

Muitas vezes, essa avaliação se faz necessária com parceiros, fornecedores, clientes e até mesmo em aquisições, fusões e investimentos. Esse processo é chamado de diligência prévia. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

Neste artigo, descubra o que é diligência prévia e qual é a sua importância para as empresas. 

Quer reduzir riscos e aumentar a produtividade da sua área de compliance? Conheça ferramentas que irão auxiliá-lo nessa tarefa.

O que é diligência prévia?

Diligência prévia (ou due diligence, em inglês) é um processo de investigação acerca de fatores relevantes de uma empresa com a qual se pretende fazer negócios. Seu principal objetivo é prever potenciais riscos que podem irromper no futuro. 

Ou seja, leva em consideração tanto dados atuais, relacionados às finanças e à contabilidade, quanto informações anteriores, como crises reputacionais ou processos trabalhistas. Mas, também, antevê potenciais ameaças ou perspectivas de crescimento para tomada de decisões estratégicas. 

A diligência prévia é realizada em muitas situações por diferentes públicos interessados: investidores, fornecedores, clientes, instituições de concessão de crédito, compradores ou partes interessadas em fusão de empresas, apenas para citar alguns exemplos. 

Assim, é comumente associada à auditoria, embora leve a inquirição a um patamar mais aprofundado e, muitas vezes, em áreas mais específicas. 

Qual a importância da diligência prévia?

Uma instituição financeira, por exemplo, precisa se adequar a diversos pré-requisitos para garantir que seus clientes não estejam envolvidas em fraudes, escândalos fiscais ou financiamento ao terrorismo. 

Já um investidor precisa garantir a idoneidade da empresa na qual irá aplicar recursos.

Uma aquisição corporativa (quando uma empresa compra outra) deve realizar uma averiguação completa, pois quaisquer problemas legais, fiscais ou tributários serão repassados ao novo proprietário.

É importante, até mesmo, atentar-se a questões reputacionais de fornecedores com relação às condições de trabalho de seus funcionários. Isso porque, mesmo que não gere prejuízos financeiros diretos, pode causar impactos negativos à reputação da empresa contratante. 

Em caráter estratégico, a diligência prévia permite, inclusive, identificar oportunidades e ameaças das companhias parceiras. Por exemplo, uma associação, mesmo que temporária, a uma organização, pode aproximar novos públicos. Ou, pensando pelo outro lado, ameaçar a credibilidade da empresa por alguma crise de imagem de um executivo no passado.

Por motivos como os supracitados, a diligência prévia é essencial na gestão de riscos

Quais são os tipos de diligência prévia?

Diligência de compliance

Abrange uma ampla gama de investigações relacionadas à conformidade legal de uma empresa. Envolve análises fiscal, trabalhista e tributária, sendo uma das mais completas e populares.

Diligência financeira

A avaliação concentra-se no fluxo de capital para verificar a situação financeira do negócio. Também são observados empréstimos, investimentos, projeções de lucratividade, bens, dívidas e plano de negócios.

Diligência trabalhista

Considera questões relacionadas ao tratamento adequado dos colaboradores dentro do ambiente corporativo. Além disso, verifica o histórico de processos trabalhistas para evitar problemas legais futuros que possam prejudicar o negócio.

Diligência de terceiros

Ocorre quando é necessário investigar as operações de um parceiro de negócios. É comumente realizado em transações comerciais B2B ou instituições financeiras que concedem crédito.

Diligência de fusão e aquisição

Considerada uma das mais importantes, analisa dívidas, atividades ilícitas, histórico de processos e outras atividades relacionadas à empresa-alvo. Isso permite que sejam identificados e avaliados os potenciais riscos associados à transação.

Diligência ambiental

São verificados critérios ambientais, como uso eficiente de recursos naturais, adoção de tecnologias verdes e controle de resíduos e emissões poluentes. Essa análise está alinhada aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance).

Diligência jurídica

Busca identificar passivos judiciais. Isso proporciona uma análise completa dos potenciais riscos envolvidos ao fazer negócios com uma empresa.

Diligência de proteção de dados

Também conhecida como diligência tecnológica, visa garantir que uma empresa esteja em conformidade com a legislação de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo é assegurar a privacidade dos usuários e a proteção adequada das informações.

Existem diferentes tipos de diligência prévia. Esse processo pode ter como objetivo uma avaliação 360° ou considerar apenas alguns aspectos. Há, inclusive, casos em que a diligência é realizada a partir de critérios pouco convencionais, como a reputação em veículos de imprensa ou avaliações no ambiente digital. 

Quais são os critérios utilizados nessas diligências?

Os critérios utilizados para a avaliação podem variar de acordo com as necessidades da empresa ou o tipo de negociação que será realizada. Alguns dos tipos mais populares são: 

Diligência de compliance

A diligência prévia de compliance é aquela que agrega diversos outros tipos de diligências relacionadas à conformidade legal de uma empresa. Por cobrir um amplo leque de investigações, como fiscal, trabalhista e tributária, é uma das mais completas e populares.

Diligência financeira

Na análise financeira, a avaliação é realizada ao redor do fluxo de capital para verificar a situação monetária do negócio, mas também observar empréstimos, investimentos, projeção de lucratividade, bens, dívidas e plano de negócios. 

Diligência trabalhista

A diligência prévia trabalhista considera questões relacionadas ao bom tratamento dos colaboradores no ambiente corporativo, assim como o histórico de processos trabalhistas para evitar futuros imbróglios jurídicos que possam prejudicar a empresa. 

Diligência de terceiros

A diligência prévia de terceiros ocorre quando há a necessidade de esquadrinhamento das operações de um parceiro. Isso ocorre, por exemplo, em negócios B2B ou instituições financeiras de concessão de crédito. 

Diligência de fusão e aquisição

A diligência prévia de fusão e aquisição é considerada uma das mais importantes, pois as dívidas, atividades ilícitas, Pessoas Politicamente Expostas, histórico de processos e todas as demais atividades são herdadas ou associadas ao novo negócio. 

Diligência ambiental

No modelo de diligência prévia ambiental, como o próprio nome diz, há a verificação de critérios ambientais semelhantes aos descritos em ESG. Ou seja, questões como uso eficiente de recursos naturais, tecnologias verdes e controle de resíduos e gases poluentes. 

Diligência jurídica

A diligência prévia jurídica é realizada por meio de avaliações de advogados que buscam passivos judiciais, sejam eles em andamento ou anteriores. Isso permite uma análise completa para avaliar os potenciais riscos de se fazer negócios com uma empresa. 

Diligência de proteção de dados

A diligência prévia de proteção de dados, também chamada de diligência tecnológica, visa garantir que uma empresa esteja em conformidade com a legislação de proteção de dados (LGPD) e garanta a privacidade dos usuários. 

Para a realização desses e outros modelos de diligência, existem plataformas completas de recolhimento de dados e atualizações em tempo real. É o caso da Neoway Compliance, que oferece em um só lugar dados e variáveis modeladas sobre diversos públicos de interesse. 

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura