Como implementar um programa de integridade efetivo?

SCROLL DOWN

Table of Contents

Especialmente na última década, no Brasil, a preocupação com combate à corrupção tornou-se ponto central das políticas de compliance das empresas, sobretudo aquelas que possuem relações com o poder público.

A Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, foi um importante marco nessa guinada. O documento institui a responsabilização objetiva — civil e administrativa — das empresas envolvidas em atos ilícitos contra a administração pública e prevê a possibilidade de sanções severas.

No entanto, a lei, que abrange também o controle de integridade (leia mais abaixo), O documento reforça a importância da adoção de medidas de prevenção a atos de corrupção pela empresa, destacando, inclusive, seu papel como possível atenuante da gravidade das sanções em um processo de responsabilização.

Esse conjunto de medidas prevista na legislação constituem o chamado programa de integridade. Seu entendimento é aprofundado pelo Decreto nº 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção e traz esclarecimentos importantes acerca da responsabilização objetiva administrativa de pessoas jurídicas.

O que é programa de integridade e qual seu papel em empresas?

O programa de integridade é definido no art. 41 do Decreto nº 8.420 da seguinte maneira:

“(…) programa de integridade consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.”

Como podemos observar, o programa de política de integridade tem como foco medidas que visam a prevenção, detecção, punição e remediação de atos de fraude e corrupção. Trata-se de um recurso essencial para nortear as práticas da empresa, em todos os níveis hierárquicos (líderes, gestores e colaboradores), para garantir que estejam em acordo com a Lei.

Nesse sentido, é importante notar que o programa de integridade não deve ser confundido com o programa de compliance. Embora tenham muitos objetivos em comum, eles não são sinônimos.

De fato, o programa de integridade é uma extensão do programa de compliance. Empresas que desejam instituir um programa de integridade devem integrar o tipo de medida anticorrupção previsto na legislação ao seu programa de compliance, aproveitando-se da estrutura já consolidada para atuar em conformidade com as leis.

Qual é a importância de um programa de integridade empresarial?

Infográfico: qual a importância do programa de integridade

O programa de integridade é destinado a todas as organizações e não apenas àquelas que precisam cumprir requisitos legais. Isso porque, a partir de marcos como as legislações citadas, o mercado passou a exigir das empresas medidas de combate e prevenção à fraude e à corrupção.

Sendo assim, a adoção do programa de integridade tornou-se um importante fator para a competitividade do negócio, aos olhos do público consumidor, de parceiros e também de investidores.

Isso posto, podemos citar como vantagens do programa de integridade:

Evitar danos financeiros e reputacionais

Além de tornar-se mais atraente para o mercado, como comentamos, possuir uma estrutura voltada para a prevenção e remediação de atos ilícitos resguarda a reputação da empresa e a protege de possíveis sanções financeiras e administrativas.

Promover o fortalecimento institucional

Para que seja eficaz, o programa de integridade precisa da participação de todos dentro da organização. Isso fortalece a empresa internamente, além de assegurar ao público externo que as melhores práticas e condutas estão sendo adotadas.

Dar mais credibilidade

Com uma reputação ilibada e uma imagem institucional sólida, o resultado natural é o fortalecimento também da credibilidade da marca e sua valorização junto ao mercado. Isso é fundamental para atrair e reter talentos, além de dar mais confiança a investidores e parceiros.

Garantir o desenvolvimento sustentável

Com mais segurança, valorização e recursos, os negócios conseguem crescer de forma mais sustentável e longeva, criando um ciclo virtuoso de atração de investimentos e crescimento.

Como implementar um programa de compliance e integridade?

Infográfico: como implementar um programa de integridade

Alguns passos imprescindíveis para a implementação de um programa de integridade são:

Mapear e avaliar riscos

O mapeamento de riscos é necessário para identificar e avaliar as possíveis ameaças envolvidas nas atividades da empresa, assim como entender seu impacto e o que pode ser feito para que elas possam ser evitadas, mitigadas ou eliminadas.

Mais do que os riscos, é recomendado que a organização faça uma análise do seu perfil corporativo. O objetivo é conhecer seus processos e suas estruturas organizacionais, levando em conta a área de atuação, principais parceiros e o grau de relação com o setor público.

Envolver a alta administração

O apoio da alta direção da empresa é indispensável para a aplicação e consolidação do programa de integridade, para promover e fomentar uma cultura ética e de respeito às leis e normas.

Implementar um código de ética e conduta

O código de conduta é um importante documento que detalha o comportamento, as políticas e os procedimentos de integridade que devem ser seguidos por todos dentro da empresa, independentemente da função que exercem. O código também se aplica a terceiros,como fornecedores e prestadores de serviço.

Ademais, o documento deve estabelecer as regras e as punições para a prática de fraudes e atos que atentem contra a legislação e as políticas da empresa.

Disponibilizar mecanismos de detecção e reporte

Além do código de conduta, a organização deve criar instrumentos que permitam às pessoas relatar irregularidades ou suspeitas de más condutas. O estabelecimento de canais de denúncia, com os devidos mecanismos de anonimato e promoção do denunciante, são fundamentais nesse sentido.

Comunicar e promover treinamentos

De nada vão adiantar as medidas anteriores se não for feito um esforço para disseminar a cultura da integridade por toda e empresa. Isso passa por comunicar e divulgar claramente as diretrizes do programa e do código de ética, assim como a existência dos canais para denúncia.

Além disso, é preciso fornecer treinamentos periódicos para os colaboradores, a começar pelo seu onboarding, para garantir que todos saibam o que fazer e a quem consultar.

Criar estratégias de monitoramento contínuo

Novas ameaças surgem a todo instante e são inerentes às operações de uma empresa. Assim, é preciso definir procedimentos e mecanismos para garantir o monitoramento contínuo de riscos, bem como o aprendizado e o aperfeiçoamento constante das medidas colocadas em prática para combatê-los, evitá-los e preveni-los.

Nesse sentido, a organização precisa garantir que o programa de integridade seja efetivamente parte da sua rotina, permeando todas as áreas e atuando de forma integrada com o programa de compliance.Quer saber mais sobre o tema? Acesse nosso kit de conhecimento, com tudo o que você precisa saber sobre gestão de risco e compliance. Saiba como aprimorar suas análises com inteligência de dados para reduzir riscos e perdas significativas para o seu negócio.

Cadastre-se na newsletter da Neoway
Cadastre-se na newsletter da Neoway

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura