Due diligence e compliance: entenda a diferença entre os conceitos

SCROLL DOWN

Índice

  • Afinal, qual é a diferença entre due diligence e compliance?
    – Due diligence
    – Quais são os modelos de diligência?
    – Como due diligence e compliance mitigam riscos?
  • Como a plataforma Neoway Compliance une os dois conceitos?

Due diligence e compliance são dois termos que andam de mãos dadas. Isso porque as empresas são cada vez mais pressionadas por investidores e autoridades pela adoção de agendas que mantenham a responsabilidade social e financeira (corrupção, lavagem de dinheiro e mão de obra escrava, por exemplo). Mas, apesar de relacionados, têm significados diferentes. 

É crucial entender os conceitos de ambos (e também aqueles que os circundam) para estabelecer processos individuais seguros e éticos, mas também conceber uma cultura de transparência aplicada a todas as operações da empresa, para evitar perdas e mitigar possíveis riscos. 

Então, se você quer entender as principais diferenças entre due diligence e compliance, sua relação e como se complementam, continue a leitura. Neste artigo, descubra essas e outras informações essenciais para prevenir e mitigar riscos corporativos. 

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Afinal, qual é a diferença entre due diligence e compliance?

Antes de entrar na explicação da diferença entre due diligence e compliance, vamos ao conceito individual de cada um dos termos.  

Due diligence

Due diligence é um termo que, em português, é comumente traduzido como diligência prévia. Trata-se de um processo de análise e investigação que visa identificar as ameaças em uma possível parceria comercial. 

Isso quer dizer que se adapta à necessidade, podendo se estender a clientes, fornecedores, fusões, aquisições, colaboradores, acionistas, investidores ou serviços terceirizados sob contrato. 

Ou seja, antes de firmar um acordo ou realizar uma transação, esses stakeholders são minuciosamente examinados. Nesse diagnóstico são contempladas desde informações sobre a saúde financeira do negócio até sua conformidade legal. 

Compliance

Compliance (conformidade, em português) é um conjunto de políticas e práticas aplicadas dentro de uma empresa que garante que as operações atuem dentro dos padrões estabelecidos na regulamentação. Essas diretrizes podem ser tanto internas quanto externas (governamentais). 

Ou seja, foca o cumprimento de padrões éticos acordados pelo código de conduta empresarial e a legislação, garantindo tanto uma cultura ética quanto uma situação de legalidade operacional. 

Sua principal função é evitar perdas para o negócio ao mitigar riscos jurídicos, fiscais, financeiros, reputacionais, operacionais, entre outros. 

Principal diferença entre ambos

Apesar de associados, existem diferenças fundamentais nos conceitos de due diligence e compliance. 

Na due diligence são investigados dados específicos de uma transação ou evento para melhorar a capacidade de tomada de decisão. Já o compliance abarca uma série de processos com o intuito de melhorar continuamente os padrões de mitigação de risco, transparência e conformidade do negócio. 

Assim sendo, pode se dizer que a diligência prévia é o principal procedimento aplicado à cadeia analítica dentro do ecossistema de compliance. Em outras palavras, o processo de diligência é complementar à política de compliance como um todo. 

Quais são os modelos de diligência?

Modelos de diligência são frameworks de estruturas sistemáticas para realizar due diligence. Ou seja, metodologias reutilizáveis que seguem padrões de eficiência. Contudo, estão sujeitas a melhoria constante, já que as normas são atualizadas com recorrência. 

É importante frisar que o modelo de diligência deve ser adaptado às necessidades do negócio e da situação. Afinal, por se tratar de um processo verificativo, possui diferentes termos de diligência ou foco em aspectos específicos. 

Infográfico traz exemplos de modelos de diligência, como due diligence de clientes; due diligence de parceiros; due diligence de fusões e aquisições; due diligence financeira; due diligence jurídica; due diligence reputacional e due diligence social e ambiental.

Como due diligence e compliance mitigam riscos?

A combinação entre a due diligence e as práticas de compliance exerce um papel fundamental na prevenção de riscos em uma empresa. 

A diligência prévia ocorre antes de transações, durante a etapa de negociação, e atua na identificação de potenciais ameaças ao antecipar eventuais problemas. Ou seja, reduz a possibilidade de ocorrências danosas. 

Os demais procedimentos de compliance visam estruturar a política de conformidade de uma empresa e estabelecer uma cultura organizacional responsável. Isso quer dizer que é realizada uma gestão proativa de riscos que auxiliam na prevenção de adversidades durante qualquer circunstância comercial. 

Como a plataforma Neoway Compliance une os dois conceitos?

Tanto a diligência prévia quanto a adaptação à regulamentação são processos que necessitam de auxílio tecnológico para evitar erros e acelerar os processos. Para tal, é utilizada uma plataforma de compliance. 

Nesse tipo de solução, é possível encontrar todas as informações necessárias para avaliar previamente os stakeholders. É o que ocorre com a Neoway Compliance, que oferece um vasto banco de dados atualizado em tempo real para automatizar processos complexos. 

Por meio da inteligência artificial, é possível realizar a due diligence de maneira rápida e prática. Ao mesmo tempo, o algoritmo aprende por meio do conceito conhecido como aprendizado de máquina (também conhecido pelo termo em inglês, machine learning). Isso aperfeiçoa o processo de diligência prévia, mantendo a instituição sempre na vanguarda da gestão de riscos. 

Se você deseja conhecer essa plataforma, fale com um de nossos especialistas e verifique se é a solução ideal para o seu negócio. 

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura