Vantagens do Big Data Analytics para empresas de recuperação de crédito

SCROLL DOWN

As empresas de recuperação de crédito que trabalham extrajudicialmente na cobrança de valores devidos por consumidores ou outras empresas enfrentam sempre um grande desafio: conhecer o perfil dos devedores de forma abrangente para buscar meios eficazes de restituir o montante no menor tempo possível.

Isso porque quanto mais informações de qualidade se tem a respeito do devedor, maior a chance de resgate dos valores. Como normalmente a situação de quem obtém um crédito é diferente no momento em que passa a ser cobrado, os dados captados anteriormente para validar seu score de crédito já não serão suficientes nem darão um bom suporte para tomar as melhores decisões na recuperação.

Para maximizar o retorno de suas carteiras, as empresa de recuperação de crédito podem investir em soluções que as abasteçam de informações atualizadas e precisas. Unindo mais dados levantados junto a diferentes fontes – Receita Federal, Junta Comercial, Poder Judiciário etc. – a sua base interna, as equipes de cobrança podem decidir com eficiência quem tem mais possibilidade de quitar a dívida e de que forma realizar a negociação e evitar os custos de um litígio judicial.

Neste aspecto, as plataformas de Big Data Analytics podem realizar em poucos segundos a segmentação da carteira e a análise de ativos, além de trazer a localização de bens e devedores. Conheça as vantagens que esta tecnologia proporciona às empresas de recuperação de crédito.

Como maximizar o retorno das cobranças das empresas de recuperação de crédito?

De forma resumida, podemos dizer que as plataformas de Big Data Analytics como a da Neoway permitem que as empresas de recuperação de crédito utilizem um grande volume de dados confiáveis e atualizados para definir o perfil do devedor, os meios que ele tem para pagar a dívida e buscar seus contatos e endereços, tudo de forma muito rápida e fácil.
Saiba como é possível ter um maior retorno das cobranças ao:

Aumentar as variáveis para precificação de carteira

Descubra informações estruturais atualizadas da carteira, como situação do CPF/CNPJ, endereços, sociedades e histórico funcional, bens, processos judiciais, dívidas, entre outras variáveis. Assim, é possível conhecer o devedor em profundidade e definir com maior facilidade e precisão o seu Valor Estimado de Recuperação (VER).

Buscar ativos (tangíveis e intangíveis)

Faça a exaustão patrimonial de pessoas físicas, empresas e até Grupos Econômicos, com informações atualizadas sobre bens e ativos tangíveis (veículos, imóveis, aeronaves) e intangíveis (marcas, patentes, softwares), incluindo a relação de Processos Judiciais ligados a cada um. Vale lembrar que a penhora de bens pode ser a última alternativa para quitação da dívida.

Segmentar contatos (a serem cobrados x propensão a pagamento)

Cruze informações da sua carteira com as buscadas em fontes externas e entenda quais devedores devem ser contatados primeiros, pois possuem recursos e mais formas de pagamento dos valores. Saiba por exemplo qual a taxa de crescimento de uma empresa ano contra ano, a estabilidade de um indivíduo no emprego ou mesmo processos judiciais que podem interferir na quitação da dívida.

Encontrar a localização e o contato de devedores

Enriqueça a estratégia com informações de contato e localização geográfica atualizadas. Com isso, as chances de sua empresa se comunicar por diferentes meios (carta, email, SMS) aumentam, assim como a probabilidade de uma negociação. É possível combinar diferentes critérios de busca para diferenciar os homônimos e encontrar a pessoa ou entidade correta.

Quer entender na prática o que é possível fazer e onde é possível chegar com o Big Data Analytics aplicado a empresas de recuperação de crédito? Veja como a Recovery, maior empresa de recuperação do Brasil, aumentou em 20% sua eficiência em quantidade de casos e resultado bruto de cobrança.

Para conhecer melhor o funcionamento da Plataforma Neoway, fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura