Lei antiterrorismo: como proteger sua empresa de perdas e multas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é a Lei Antiterrorismo?
  • Como as legislações antiterrorismo e lavagem de dinheiro afetam as empresas
  • Qual a relação entre a lei e lavagem de dinheiro?
  • Como ficar em conformidade com a Lei Antiterrorismo utilizando ferramentas para gestão de riscos

A Lei Antiterrorismo definiu e reformulou os conceitos de terrorismo, organização terrorista e financiamento ao terrorismo no Brasil. Conhecida formalmente como Lei nº 13.260/16, a legislação foi promulgada no dia 16 de março de 2016 e é uma resposta aos desafios globais relacionados ao terrorismo.

Embora a legislação tenha como objetivo proteger a nação contra ameaças, as empresas precisam entender os termos e atuar de forma proativa para se manterem em conformidade com a lei.

Neste post, você vai entender o que é a Lei Antiterrorismo, qual a relação entre terrorismo com outros crimes, como a lavagem de dinheiro, por exemplo, e conhecer ferramentas que ajudam as empresas nesse processo de conformidade.

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

O que é a Lei Antiterrorismo?

O terrorismo engloba a prática de atos que visam provocar terror social ou generalizado, mediante ameaça ou prática de violência, com o objetivo de atingir o Estado, suas instituições ou a população em geral. 

A legislação, que completa oito anos nesta semana, tem uma série de desdobramentos por conta de sua relação com outros crimes, como a lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

Embora os conceitos de financiamento ao terrorismo e lavagem de dinheiro sejam diferentes, eles estão ligados de forma íntima, pois muitas vezes esses criminosos exploram as mesmas vulnerabilidades para cometê-los.

Como as legislações antiterrorismo e lavagem de dinheiro afetam as empresas

As empresas têm a necessidade de adotar métodos de detecção e prevenção de indícios tanto da lavagem de dinheiro quanto do financiamento ao terrorismo. Por isso, é tão importante que as companhias implementem políticas e regras de compliance e prevenção a fraudes para evitar o financiamento do terrorismo e outras atividades ilícitas.

Por esse motivo, outra legislação que é um marco no tema e está ligada de forma próxima à Lei Antiterrorismo é de 1998. Conhecida como Lei de Lavagem de Dinheiro, a Lei 9613 tipifica esse crime, define as penas, majorantes e minorantes, além de estabelecer procedimentos de prevenção, sobretudo relacionados à atuação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Leia mais: Entenda a Lei Anticorrupção e as penalizações aplicáveis

Além disso, essa legislação se mostrou um marco relevante pois determina quem são os sujeitos responsáveis pela identificação de clientes, manutenção de registros e comunicação de operações financeiras que representem indícios de crimes, sendo eles: bolsas de valores e mercadorias, seguradoras, administradoras, pessoas jurídicas que exerçam atividades de promoção imobiliária, dentre outras elencadas pela Lei.

Qual a relação entre a lei e lavagem de dinheiro?

O conjunto de mecanismos utilizado pelo poder público, juntamente com as instituições financeiras e empresas para evitar o crime de lavagem de dinheiro é chamado de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ou simplesmente PLD.

Como a lavagem de dinheiro pode ser usada como subterfúgio para o financiamento de atividades terroristas, é importante que as companhias tenham medidas de monitoramento proativo de seus parceiros, colaboradores e outros relacionamentos.

Além disso, o envolvimento de uma marca com esse tipo de crime causa prejuízos financeiros e reputacionais, seja na aplicação de multas e processos ou pela exposição negativa das companhias – especialmente em um contexto de alta competitividade.

Como ficar em conformidade com a Lei Antiterrorismo utilizando ferramentas para gestão de riscos

Dentre os procedimentos que podem ser empregados para prevenção à lavagem de dinheiro está o Conheça seu Cliente, também conhecido como KYC (sigla para a expressão em inglês Know Your Customer).O KYC é um dos mais importantes pilares na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O KYC é um conjunto de estratégias utilizado por empresas para reunir o maior número possível de informações sobre os consumidores. A mesma lógica é usada para parceiros (KYP), fornecedores (KYS) e funcionários (KYE).

Investir em soluções de compliance é crucial para garantir que sua empresa esteja em conformidade com a Lei Antiterrorismo, reduzindo riscos legais, evitando perdas de negócios e protegendo sua reputação.

Com a plataforma Neoway é possível usar o poder dos dados para impulsionar os processos de onboarding de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros, Due Diligence e background check, além de consultar listas restritivas nacionais e internacionais e proteger os negócios contra lavagem de dinheiro e outros crimes.

A Neoway reúne em sua plataforma digital uma série de soluções que podem ajudar a sua empresa a se adequar às melhores práticas de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. 

Aprimore a segurança e eficácia de sua estratégia de prevenção de perdas, incorporando a inteligência analítica e os dados únicos da Neoway para proteger seus negócios.

Faça um teste grátis da plataforma Neoway por até 5 dias e veja na prática como a melhor solução de due diligence do mercado funciona.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura