Contratar fornecedores: o que considerar e qual a importância do compliance?

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No ambiente corporativo, há uma série de processos que dependem de elementos externos. Um deles é a contratação de fornecedores.  Além das negociações transacionais, que incluem orçamento e valores, é preciso se preocupar com outros fatores que vão além da entrega 

Se você quer saber como fazer uma contratação de fornecedores em acordo com as suas políticas de compliance, chegou ao lugar certo. Neste artigo, saiba tudo sobre o tema e descubra como realizar uma avaliação preditiva.

O que analisar na hora de contratar fornecedores?

O processo de contratação de fornecedores envolve muito mais do que simplesmente encontrar uma solução. Afinal, espera-se que dure por um bom tempo e, claro, preste um serviço de excelência. 

A seguir, veja alguns fatores que devem ser considerados para tomar essa decisão.  

  • Histórico da empresa: clientes anteriores, processos judiciais,etc.
  • Prazo: tempo para entrega, processos e regras ante potenciais problemas.
  • Situação financeira: potencial de inadimplência e atraso de entrega.
  • Colaboradores: condições de trabalho e situação jurídica dos envolvidos.
  • Certificações: aval de instituições quanto à credibilidade do fornecedor.
  • Credibilidade: imagem do fornecedor ante o mercado.
  • Background Check e Due Dilligence: identificação de conflito de interesses, análise de integridade, correspondência com código de conduta interno.
  • Segurança de dados: avaliação de conformidade com as diretrizes de proteção de dados.

Histórico da empresa

O histórico de mercado de uma empresa revela relações anteriores com antigos parceiros, fornecedores e clientes. Por exemplo, os processos jurídicos que precisou lidar, sua postura em relação a critérios ESG e transparência em relações comerciais. 

Além disso, revela sua expertise para decidir entre um e outro parceiro de negócios. Os executivos podem concluir que uma empresa com anos de atuação no mercado ou que já atenderam clientes do mesmo ramo oferecem soluções mais coerentes com seus objetivos.  

O histórico de mercado da empresa diz muito sobre suas relações anteriores. Esse tipo de verificação pode ser realizado de diversas maneiras.

Due diligence

Além disso, também é possível realizar uma atividade fundamental para investimentos e outras instituições financeiras: a diligência prévia (due diligence). Ela permite a visualização antecipada de riscos, observando atentamente processos, operações e situação fiscal do negócio com o qual há pretensão de envolvimento comercial. 

Há um importante case resultante da parceria entre a Neoway e a MRV, que serve como um exemplo interessante. A empresa de engenharia possuía um alto volume de stakeholders a ela relacionados – empreiteiros, patrocinadores, fornecedores e empresas intermediárias. 

Como tal, todos eles representam algum risco para a construtora em questões de imagem. Assim, foram elaborados processos de due diligence para mitigá-los, incluindo a avaliação de parceiros de alto risco, o monitoramento da base de mais de 26 CNPJs ativos e a criação de indicadores para mensuração. 

Ao compreender que a responsabilidade da organização não era somente avaliar terceiros, mas realizar uma segunda linha de defesa, por meio da ferramenta Neoway Compliance foi iniciado um processo de diligência prévia para monitoramento de todos aqueles que influenciam o ecossistema operacional. 

Como resultado, bons frutos foram colhidos, como a redução do tempo médio de due diligence, o aumento de fornecedores monitorados periodicamente e a prevenção de cenários que poderiam causar prejuízos à marca.

Prazo, condições de entrega e disposição de regras

Para que uma empresa alcance o sucesso, é preciso que estabeleça processos bem definidos. Afinal, atividades relacionadas à logística, estocagem, revenda e entrega aos consumidores não podem atrasar ou apresentar problemas como avaria ou defeito. 

Além disso, é preciso estabelecer regras quanto a potenciais problemas e barreiras. Produtos defeituosos, erro na quantidade de matéria-prima entregue ou eventos naturais que atrasem as atividades devem ser levados em conta para ações preditivas que resguardem o negócio ante os imprevistos. 

Equipes internas

Muitas vezes, ao considerar a contratação de um fornecedor, é realizada a avaliação do quadro geral de colaboradores da empresa. Isso porque algumas questões relacionadas a pessoas físicas podem gerar consequências na relação contratual entre as partes

Além disso, é possível que o fornecedor não possua uma equipe suficientemente estruturada para atender todas as demandas do negócio. Assim, antes de fechar o negócio, é preciso deixar claras as necessidades para que o fornecedor ofereça os recursos humanos necessários para abraçar a operação. 

Selos e certificações

Existem selos e certificações que comprovam a eficiência de processos e a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelo fornecedor. 

Um bom exemplo é a ISO 9001, que garante a fidelização dos clientes que recebem os produtos da companhia por meio da identificação de riscos, medição de desempenho e monitoramento dos índices de satisfação dos compradores.

Existem, ainda, muitas outras certificações. A ISO 14000, por exemplo, é responsável pela avaliação de fornecedores para que estejam de acordo com questões sustentáveis ao meio ambiente.

Outros selos que se destacam nesse cenário são o ISO 27001 e o ISO 37001

Credibilidade, autoridade e reputação

Fatores como credibilidade, autoridade e reputação do fornecedor podem ter impacto direto na companhia contratante. Para evitar eventuais problemas, uma das iniciativas pode ser a checagem do Neoway Compliance, que permite a realização de diligência prévia para prevenção de riscos. 

Nela, é possível observar todas as informações jurídicas e reputacionais, incluindo processos judiciais e redes de relacionamento, o que permite tomar uma decisão acertada. Conheça mais sobre a solução da Neoway  e confira todos os benefícios para a prevenção de riscos.  

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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