Como formular um programa de compliance ambiental

SCROLL DOWN

A exigência de responsabilidade ambiental por parte das empresas nunca foi tão clara, seja por investidores, parceiros, clientes ou governos. Nesse sentido, a elaboração de um programa de compliance ambiental torna-se um importante recurso para que as organizações possam atender a essas demandas.

Neste post, veja o que é compliance ambiental, quais são seus objetivos e sua importância, as leis e os órgãos que regem essa área e como formular um programa. Acompanhe!

O que é compliance ambiental

Infográfico: O que é compliance ambiental e os 3 pilares fundamentais

Compliance ambiental se refere aos processos que visam garantir a conformidade e o comprometimento da empresa em relação à legislação ambiental. Para isso, dispõe de uma série de mecanismos de controle interno e externo das práticas da organização.

Existem três pilares fundamentais para o compliance ambiental:

  • Prevenção e diminuição de riscos ambientais advindos das atividades da empresa;
  • Monitoramento e análise de eventuais danos provocados ao meio ambiente;
  • Estabelecimento de controles internos para garantir o cumprimento das normas e a difusão do programa de compliance por toda a companhia, em todos os níveis hierárquicos.

Nesse sentido, o compliance ambiental também está diretamente relacionado às práticas ESG, em que as empresas buscam reduzir seus impactos no meio ambiente, proteger as comunidades em seu entorno e adotar os melhores processos de gestão.

Aliás, a governança corporativa é extremamente importante quando falamos em compliance ambiental. Isso porque esta é a ferramenta que vai conciliar os interesses de stakeholders da organização com os interesses dos órgãos de fiscalização e regulamentação do próprio governo.

Quais são os seus objetivos e sua importância para a empresa

A legislação ambiental brasileira é reconhecidamente rigorosa. Empresas que incorrem em qualquer dano ao meio ambiente estão expostas a responsabilização penal, civil e administrativa por seus atos.

Isso, por si só, já justificaria a importância do compliance ambiental como um recurso imprescindível para evitar ilícitos ambientais, que possam comprometer a reputação da empresa e, consequentemente, seu caixa e sua capacidade de fazer novos negócios.

No entanto, não se trata apenas disso. A realidade impõe a questão ambiental como ponto-chave para o futuro, e cabe às empresas atuarem de forma a garantir o desenvolvimento sustentável dos seus negócios e da cadeia de produção como um todo.

A agenda ESG é um importante passo para alertar a organização sobre a importância de atuar com responsabilidade com os recursos naturais e as comunidades próximas a eles. Essa preocupação vem se refletindo nas ações de investidores, competidores, governos e dos próprios consumidores.

Diante desse cenário, o compliance ambiental é fundamental para que as empresas consigam manter-se em conformidade com as regras, leis e normas ambientais, ao mesmo tempo que permanecem competitivas e em sintonia com as mudanças globais.

Para que isso seja possível, porém, o compliance ambiental deve ser capaz de promover uma mudança na cultura organizacional, assegurando que todos os processos, atividades e pessoas estejam alinhados ao código de conduta, às normas internas e, claro, à legislação.

Mais do que o cumprimento dessas regras, o compliance ambiental trata — até mais do que em outras áreas — da antecipação dos riscos e da gestão de possíveis problemas. O objetivo é, juntamente com o Poder Público, atuar na prevenção de danos ambientais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Leis e órgãos que regem a área

O compliance ambiental é, acima de tudo, uma matéria constitucional. O parágrafo 3º do art. 225 da Constituição Federal de 1988 determina que:

“As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.”

A carta magna também traz apontamentos para setores específicos. Vale destacar o parágrafo 2º do mesmo artigo:

“Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.”À parte do texto constitucional, o compliance ambiental também se viu afetado pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), um dos recursos mais importantes para o combate a atos ilícitos e antiéticos cometidos por empresas. Isso porque o documento prevê a aplicação de programas de integridade que atendam os riscos das atividades da pessoa jurídica. Entre eles, o ambiental.

Hoje está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5.442/19. Esse PL tem por objetivo regulamentar os programas de compliance de empresas que desempenhem atividades com potencial para causar danos ao meio ambiente.

O art. 1° do projeto estipula que é “obrigatória a implementação de programa de conformidade ambiental no âmbito das empresas públicas e das sociedades de economia mista”. Já o art. 2º traz a definição de tal programa:

“(…) conjunto de mecanismos e procedimentos internos de conformidade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar, prevenir e sanar irregularidades e atos ilícitos lesivos ao meio ambiente.”

Ainda vale a pena citar o papel das autoridades do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) na regulamentação das diretrizes e na fiscalização das empresas do ponto de vista ambiental.

Como formular um programa de compliance ambiental

Infográfico: 7 passos de como formular um programa de compliance ambiental

Para a formulação do programa de compliance ambiental, deve-se realizar um mapeamento dos riscos ambientais ligados às atividades da empresa e das legislações e normas às quais ela está submetida.

Esses fatores vão influenciar diretamente na elaboração de um código de ética, que define os valores da organização, sobretudo transparência e responsabilidade corporativa. A estruturação da governança da empresa é outro aspecto importante. O programa de compliance ambiental deve ter mecanismos concretos para o combate a ações ilícitas ou suspeitas.

Para isso, é preciso criar canais de auditores, internos e externos, para garantir o cumprimento das regras, assim como estipular hotlines para o recebimento de denúncias de irregularidades.

É fundamental que a preocupação com a integridade e conformidade ambiental seja incutida na cultura da empresa. Ter essa mentalidade em todos os níveis da empresa, desde a alta direção aos colaboradores, garante o cumprimento dos padrões de conduta esperados.

Nesse sentido, a realização de treinamentos torna-se elemento preponderante para sustentar essas políticas ao longo do tempo.

Gostou do artigo? Entenda o que é ESG e quais são os impactos para os investimentos nas empresas. Acesso o conteúdo Dados Sobre o Comprometimento das Empresas Brasileiras com Práticas ESG e descubra a relação das organizações com as práticas socioambientais.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura