Como um bom software de Know Your Customer ajuda a evitar fraudes e lavagem de dinheiro em Instituições financeiras

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Índice

  • Para que serve o Know Your Customer (KYC)?
  • Como o KYC atua no compliance corporativo?
  • Qual é a relação entre KYC e AML?
  • O que é um Know Your Customer Software?
  • Como um software de Know Your Customer auxilia na gestão de riscos financeiros?
  • Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway

Conheça seu cliente. Esta é a premissa do conjunto de estratégias que é mais conhecido pelo termo em inglês Know Your Customer ou pela sigla KYC.

Trata-se de uma prática essencial para as políticas de compliance de qualquer empresa, mas especialmente para organizações que estão expostas a riscos de fraudes financeiras, como corrupção, lavagem e desvio de dinheiro, entre outras. 

E este é o caso das instituições financeiras, como bancos, corretoras, fintechs, empresas de crédito e de meios de pagamento – para quem o KYC é não apenas recomendável, mas obrigatório.

Neste artigo, vamos mostrar como um bom software de KYC pode ser implementado nas IFs para tornar esse processo mais eficiente e eficaz.

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Para que serve o Know Your Customer (KYC)?

Os procedimentos de Know Your Customer podem ser usados para diversos fins, sendo estes os mais importantes:

  • confirmar a identidade do cliente;
  • detectar perfis fraudulentos;
  • entender a natureza das atividades do cliente;
  • avaliar perfil suspeito de envolvimento em lavagem de dinheiro;
  • avaliar a aderência do perfil de consumo à oferta de produtos e serviços;
  • garantir que as fontes de renda do cliente são legítimas.

Como o KYC atua no compliance corporativo?

Além de ser, em essência, uma ferramenta de prevenção e segurança, o KYC colabora para o cumprimento das exigências legais. 

Por isso, o KYC é uma parte fundamental das políticas de compliance de uma empresa. 

É importante lembrar que o compliance não é apenas um setor com atuação preventiva para detectar problemas rapidamente, mas também dá suporte às estratégias da empresa e integra sua missão, visão, valores, cultura e também a forma como a instituição gerencia riscos.

Qual é a relação entre KYC e AML?

AML é a sigla para o termo em inglês Anti-Money Laundering, ou seja, o combate à lavagem de dinheiro. 

No Brasil, assim como em todo o mundo, o Banco Central exige que as instituições financeiras implementem medidas de PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo) para estarem em dia com as leis e regulamentos do setor.

Há inclusive severas sanções por não cumprir as obrigações de PLDFT, incluindo multas, revogação de licenças bancárias e até mesmo ações criminais contra a instituição financeira ou seus diretores e funcionários.

E, entre as políticas e procedimentos para identificar e mitigar os riscos de lavagem de dinheiro, estão previstos pelas normas brasileiras:

  • a identificação de clientes;
  • o monitoramento de transações financeiras;
  • a análise de riscos;
  • e a manutenção de registros adequados.

Todos esses itens estão contemplados em uma boa estratégia de Know Your Customer, com a qual uma empresa consegue estruturar formas para monitorar transações e acompanhar o cadastro de clientes, cruzando dados e criando padrões que servirão como base para situações futuras.

O que é um Know Your Customer Software?

Homem de óculos segura uma caneta e aponta-a para o monitor do computador. Foto ilustra este artigo, sobre Know Your Customer Software.

É um software, solução ou ferramenta que facilita o processo de KYC pelas empresas, seja coletando os dados necessários para conhecer a fundo os clientes do negócio, seja detectando padrões que indicam eventuais irregularidades.

Imagine um grande banco tendo que verificar manualmente todos os dados de seus milhares ou milhões de clientes. É praticamente impossível que não haja falhas humanas ou problemas de toda ordem, ocasionados pelo volume de informações a se checar.

Leia mais: Verificação KYC: como detectar fraudes desde o onboarding

Um software permite que todos os dados sejam verificados em tempo real, com varreduras constantes de informações, capazes de disparar alertas em qualquer situação anômala, que possa configurar tentativa de fraude ou de lavagem de dinheiro, por exemplo.

Um bom KYC software deve conseguir garantir estes três processos em especial:

  1. Background check – a busca por informações sobre o cliente para analisar e entender quais são os dados mais importantes para o processo e, assim, priorizá-los durante a checagem. 
  2. Análise de quadro societário – no caso de pessoas jurídicas, a análise do quadro societário das empresas-clientes é fundamental para o cumprimento das normas brasileiras e está entre as análises de due diligence, sendo de extrema importância para validar se algum sócio dessa organização representa riscos no que se refere à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.
  3. Monitoramento de consultas – é um processo automatizado de validação de dados que consulta periodicamente o perfil de clientes, especialmente aqueles que representam um risco mais elevado, e gera alertas em caso de alterações. 

Como um software de Know Your Customer auxilia na gestão de riscos financeiros?

A adoção do KYC em instituições financeiras é obrigatória e segue algumas etapas. Para isso, é necessário que todos os setores da organização estejam envolvidos na construção dessas políticas e colaborem para a coleta de informações sobre os consumidores.

Nesse contexto, existem alguns pontos que merecem destaque, pois ajudam as empresas a se manterem seguras. São eles:

  • Classificação de risco: é necessário classificar os níveis de risco para identificar os graus de ameaça de cada cliente e garantir que as transações sejam feitas com baixo nível de exposição;
  • Conhecimento do patrimônio: a empresa deve buscar informações que comprovem o volume, a origem e a veracidade do patrimônio do cliente para evitar fazer negócios com perfis de risco;
  • Veto de relacionamento: devem ser negados os contratos com clientes de alto risco.

Essas etapas são feitas pelo software de KYC mediante a coleta de documentos – de identificação, financeiros etc. – e sua validação, feita por meio de pesquisas em fontes confiáveis, como bancos de dados e órgãos públicos.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway

A Neoway possui quatro soluções de KYC que unem as tecnologias de ponta no combate a fraudes e lavagem de dinheiro, como Big Data Analytics, machine learning, inteligência artificial e integração via APIs.

São elas:

  • Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: possibilita acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.
  • Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos reputacionais e legais..
  • Neoway Lawsuits: cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Com essas soluções, é possível prevenir as perdas em todas as frentes, evitando prejuízos decorrentes tanto de fraudes e golpes quanto de lavagem de dinheiro.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra crimes financeiros, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie no KYC da sua instituição financeira, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, fale com um de nossos especialistas em Prevenção de Perdas.

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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