OFAC: Proteja sua empresa de atividades suspeitas

SCROLL DOWN

Índice


Com um mercado cada vez mais globalizado, as operações financeiras e relações comerciais entre empresas e indivíduos de diferentes países tornam-se mais intensas, exigindo dos governos o estabelecimento de uma série de medidas para garantir que todas essas transações sejam feitas de acordo com a Lei e com os diversos tratados internacionais.

Nesse sentido, o órgão norte-americano OFAC (Office of Foreign Assets Control) fornece algumas das regulamentações mais severas de todo o mundo. 

A OFAC estabelece uma lista com pessoas, organizações e empresas que não cumprem com uma série de normas definidas pelos Estados Unidos para as relações comerciais envolvendo seus cidadãos e empresas – e que têm impacto em todo o mundo.

Neste post, veja o que é OFAC, conheça a importância da SDN e por que utilizá-la, confira como realizar uma consulta, os principais programas e países e como proteger sua empresa de atividades suspeitas e crimes financeiros.

O que significa a sigla OFAC?

Office of Foreign Assets Control, ou simplesmente OFAC, é uma agência de inteligência ligada ao Departamento de Tesouro dos Estados Unidos (United States Department of the Treasury).

Sua função é administrar políticas de segurança contra países, regimes e indivíduos que são internacionalmente visados, aplicando sanções econômicas e comerciais quando necessário. 

Essas sanções já foram impostas, por exemplo, contra nações ou organizações envolvidas com atividades terroristas, tráfico de drogas e outros tipos de agressão.

A OFAC foi criada em 1950, após a entrada da China na Guerra da Coreia.

Na ocasião, o então presidente Harry Truman declarou emergência nacional e ordenou o bloqueio de todos os ativos chineses e norte-coreanos que estivessem sujeitos à jurisdição dos Estados Unidos.

Para cumprir com seus objetivos, a OFAC conta com uma lista de pessoas, entidades e organizações que são monitoradas e bloqueadas pelos Estados Unidos por estarem, de alguma forma, envolvidas com ações que possam ameaçar as políticas de segurança interna e externa do país.

Essa lista, que é atualizada periodicamente, é chamada de SDN (Specially Designated Nationals and Blocked Persons ou, em português, Cidadãos Especialmente Designados) e é considerada uma das ferramentas mais importantes para combater crimes econômicos.

Importância da SDN

A imagem mostra dois homens com semblantes de preocupação analisando documentos em frente a seus computadores.

Todo cidadão norte-americano, natural ou nacionalizado, e todas as entidades ligadas a empresas estadunidenses, bem como suas filiais e subsidiárias no exterior, estão sujeitos às políticas da OFAC, e, portanto, proibidos de realizar quaisquer tipos de transações com SDNs.

Caso descumpram as medidas, o órgão pode ordenar o bloqueio dos bens dos envolvidos e proibi-los de fazer negócio com qualquer empresa ou indivíduo que esteja sujeito à jurisdição dos EUA.

Empresas e pessoas que forneçam assistência, auxílio, apoio (financeiro, material ou tecnológico), bens ou serviços a terceiros que estejam incluídos na lista SDN também estão sujeitos a serem listados e a sofrerem as sanções previstas.

É importante notar que a lista da OFAC é considerada extraterritorial, ou seja, suas implicações não se restringem somente a organizações e pessoas em território norte-americano, mas abrangem também empresas de outros países que realizam transações por meio do sistema financeiro do país.

Nesse sentido, a lista de SDNs pode ser consultada como parte das boas práticas de compliance, servindo como ferramenta de prevenção para que organizações de outros países evitem fazer negócios com enteidades e indivíduos bloqueados pela OFAC e, assim, não desrespeitar as regumalmentações nacionais relativas à prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLDFT).

Sendo assim, a consulta frequente à lista SDN é uma excelente maneira para garantir a segurança e a conformidade das relações comerciais, tanto com clientes quanto com parceiros de negócios.

Empresas do Brasil estão sujeitas à lista SDN da OFAC?

Como comentamos, a lista de SDNs da OFAC é considerada extraterritorial, abrangendo subsidiárias de empresas norte-americanas, que adquiram tecnologia estadunidense ou que sejam lideradas por cidadãos dos EUA.

Organizações de qualquer país que se enquadram nessas condições estão sujeitas não apenas à legislação local, mas também às normas estabelecidas pela OFAC. 

Empresas instaladas no Brasil e que mantenham relação com entidades estadunidenses devem estar atentas para estar em conformidade tanto com as leis brasileiras quanto com as políticas externas dos Estados Unidos.

Para garantirem que a operação que desejam executar é permitida, às empresas brasileiras sujeitas às normas da OFAC devem consultar diariamente a SDN para identificar se seus fornecedores, parceiros e clientes no exterior não estão incluídos na lista por conta de alguma irregularidade que possam ter cometido. 

Sempre lembrando que o desconhecimento dessas determinações não podem ser considerados excludentes de culpabilidade em caso de sanções.

Veja como o Big Data Analytics ajuda no combate à lavagem de dinheiro no podcast Bytes & Business, que conta com a participação de André Balistrieri, Head de Pré-Vendas na Neoway, e Carlos Souza, Cofundador e COO da LogComex.

Por que é preciso consultar a lista SDN da OFAC?

A consulta à SDN deve integrar a rotina de procedimentos adotados pelas organizações, sobretudo no que se refere a compliance e prevenção a fraudes. 

Por meio dessas consultas, as empresas garantem que estão de acordo com comprimissos e tratados internacionais assumidos pelo Brasil no combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, além é claro, em conformidade com as normas da OFAC.

Vale lembrar que algumas das sanções previstas pelo órgão podem chegar a 30 anos de prisão e o pagamento de até US$ 10 milhões em multas, além de ter seu nome incluído na lista de embargados e restritos.

Como realizar a consulta à lista OFAC?

A OFAC disponibiliza o Sanctions List Search, um site destinado à consulta de pessoas e organizações. A lista de SDNs é atualizada regularmente e permite o acesso a informações sobre os listados desde 1994.

A busca pode ser feita a partir de diferentes parâmetros, como nome, endereço, país, entre outros. Também é possível filtrar os resultados pela pontuação desejada. 

Embora seja possível fazer pesquisas a partir de um único parâmetro, quanto mais informações forem fornecidas, menores as chances de falsos positivos.

Print Screen da ferramenta da OFAC para busca de sanções.

A ferramenta da OFAC também conta com detector de erros de digitação e apresenta scores semelhantes à busca digitada, além de trazer os códigos dos motivos que levaram aquele indivíduo ou entidade a ser inserido na lista.

Importante notar que, como a lista é atualizada de maneira reduzida, o nome pode sair e entrar dos resultados a cada nova consulta.

O site armazena um histórico com todas as alterações registradas.

Para empresas que necessitam realizar um alto volume de chegadas, vale destacar que a busca, por ser manual, pode ser bastante trabalhosa, sobretudo em função das mudanças frequentes na lista, da possibilidade de falsos positivos e da extensão da SDN, que conta com milhares de páginas. 

Por sorte, existem ferramentas que permitem automatizar essas consultas.

Quais os principais erros ao realizar a consulta da lista OFAC?

A consulta à lista OFAC é um importante passo para empresas que desejem se adequar às sanções americanas. Por isso, é crucial a atenção em alguns fatores que podem levar ao erro, como acessar listas desatualizadas distribuídas na internet, digitação errônea ou busca em idiomas diferentes do inglês.

Lista OFAC atualizada: confira os principais países listados

A imagem mostra um homem em frente ao computador realizando alguma tarefa. Ao seu lado há uma mulher apontando para o monitor.

As políticas da OFAC visam a ações não apenas de países e regimes, mas de indivíduos e entidades ligadas a atividades que representam ameaça à segurança nacional, política externa ou à economia dos Estados Unidos. 

Dessa forma, a maior parte das sanções se aplicam a pessoas e organizações específicas, e não a países.

Quais são os países sancionados da lista da OFAC?

A OFAC não mantém uma lista com os países com os quais empresas e cidadãos norte-americanos podem ou não se relacionar. 

Isso porque as sanções do país possuem escopos variados: enquanto algumas são focadas em uma determinada região, como Irã e Cuba, outras são focadas em entidades e pessoas específicas.

Assim, por conta dessa diversidade de medidas, o que existe são programas de sanções voltados para alguns países, regiões e atividades, que se baseiam no bloqueio de ativos e restrições comerciais com o objetivo de atuar de acordo com os objetivos de política externa e segurança nacional dos EUA.

Os programas de sanções ativos envolvem regiões como:

  • Bálcãs
  • Bielorrúsia
  • Burundi
  • China
  • Cuba
  • Congo
  • Hong Kong
  • Iêmen
  • Irã
  • Iraque
  • Líbano
  • Mali
  • Myanmar
  • Nicarágua
  • Coreia do Norte
  • República Centro-Africana
  • Rússia
  • Somalia
  • Sudão e Sudão do Sul
  • Síria
  • Ucrânia
  • Venezuela
  • Zimbábue

Na ferramenta de busca da OFAC, é possível fazer consultas de todos os países do mundo, além de utilizar filtros para os programas citados acima.

Veja como proteger sua empresa de atividades suspeitas e crimes financeiros

Fazer consultas frequentes na lista de SDNs no site da OFAC é apenas um dos passos que devem ser tomados para identificar possíveis riscos advindos de clientes, parceiros e colaboradores.

Proteger a empresa de atividades suspeitas e crimes financeiros passa pelo estabelecimento de políticas de compliance claras e que sejam efetivamente colocadas em prática.

Junto a isso, algumas medidas podem ser tomadas, como:

  • Análise do histórico de cliente, parceiros e colaboradores;
  • Avaliação de risco;
  • Elaboração de políticas internas para análise de riscos;
  • Estruturação de equipes especializadas em análise e mitigação de risco;
  • Implementação de ferramentas para identificação de clientes e operações de alto risco;
  • Realização de auditorias;
  • Treinamentos frequentes dos colaboradores;
  • Uso de soluções automatizadas para tornar o processo de análise de risco e validação de identidade mais robusto e eficiente.

Conheça as soluções de Fraude da Neoway

A Neoway, por meio da ferramenta de Fraud Prevention, oferece soluções para a prevenção contra fraudes que centralizam, organizam e entregam tudo o que a sua empresa precisa para se prevenir. 

Nossa ferramenta oferece precisão e agilidade para validar documentos, cruzar informações, gerenciar processos e monitorar clientes e fornecedores.

As principais funcionalidades são:

  • Análise em detalhes: identifique ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. Pesquise termos na web para análises reputacionais.
  • Arquivamento de histórico: armazene evidências que comprovem verificações prévias e mantenha-se em conformidade com os prazos regulatórios. Controle e rastreie históricos de criação e edição dos arquivos.
  • Coleta de informações: acesse dados internos e externos de diferentes sites e fontes, inclusive, uma base histórica de fraudadores. Combine critérios para descartar homônimos.
  • Monitoramento contínuo: receba alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros e previna-se contra fraudes e riscos reputacionais.
  • Onboarding digital massificado: valide documentos de identidade (RG, CNH etc.) por meio de tecnologias como reconhecimento facial, óptico e documentoscopia digital, para evitar ações fraudulentas.
  • Scores antifraude: utilize scores antifraude para validar e-mails, telefones e CPFs, encontrar o endereço mais provável, entre outras informações relevantes para a análise de riscos.

Além disso, o pilar de Fraud Prevention abrange soluções como:

  • Neoway Check: confirme informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: acesse dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. Faça diligências completas, evite riscos e tome decisões rapidamente.
  • Neoway Watcher: monitore automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios. Identifique e aja de forma rápida para evitar riscos legais e reputacionais.
  • Neoway Lawsuits: crie relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Conclusão sobre OFAC

Ilustração: A imagem mostra ícones que mostram pessoas e documentos interconectados por linhas, trazendo a ideia de conexões.

A OFAC traz alguns dos mecanismos mais importantes de todo o mundo para o combate a práticas ilícitas, sobretudo a prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, tráfico de drogas, armas e pessoas, entre outras.

Por meio da sua ferramenta de pesquisa de Cidadãos Especialmente Designados (SDN), a OFAC permite  consultar indivíduos e empresas de todo o mundo que estão sob alguma sanção das autoridades dos Estados Unidos.

Esse recurso é fundamental para empresas brasileiras que queiram agir em conformidade com as leis americanas e tratados internacionais, garantindo que não se envolvam com pessoas ou entidades suspeitas ou sancionadas, o que ajuda na prevenção a fraudes e crimes financeiros.

Saiba como as soluções Neoway podem ser aplicadas ao seu negócio, fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura