Carregando...

Neoway Watcher: facilite a gestão de compliance e o monitoramento de riscos

Scroll Down

Conheça a ferramenta que monitora seus parceiros de negócio e ajuda a sua gestão de compliance e de riscos corporativos.

Identificar riscos e gerenciá-los é o dever de casa número um das empresas que, em paralelo, devem fazer uma gestão de compliance eficiente. Porém, essa não é uma tarefa fácil, tampouco realizável, sem a ajuda da tecnologia. Com a transformação digital, a quantidade de dados disponíveis cresce em ritmo acelerado. Diariamente, novas informações de Pessoas Físicas e Jurídicas são registradas, o que torna as análises preventivas mais complexas.

A boa notícia é que essa análise inteligente de um grande volume de dados já é possível graças ao Big Data Analytics e ao machine learning, que permitem mesclar informações internas e externas para que as empresas desenvolvam procedimentos precisos e rápidos na hora de realizar uma análise preditiva.

Nesse artigo, falaremos sobre a importância de estudar a fundo seus parceiros e clientes (internos e externos) e apresentaremos as funcionalidades do Neoway Watcher, ferramenta que monitora continuamente os comportamentos que impactam as decisões de Compliance das organizações.

Gestão de Compliance: uma exigência

As decisões no mundo corporativo têm que ser rápidas, mas a pressa não pode atrapalhar a qualidade. Por isso, para enfrentar os riscos que aparecem no caminho das oportunidades, é fundamental que as empresas estejam em conformidade com seus padrões internos (de conduta corporativa e ética) e com a legislação e regulamentações (de mercado e suas áreas específicas) em vigor. Se todas as operações estiverem protegidas por uma rotina de controle e mitigação de danos, as chances de vulnerabilidade diante do mercado — e da lei — diminuem bastante.

As plataformas de Big Data Analytics são aliadas porque oferecem ferramentas que conseguem reunir, em um único ambiente digital, um enorme volume de dados de múltiplas fontes públicas e oficiais e, portanto, confiáveis. E melhor: sem precisar destacar um número considerável de pessoas para o trabalho de pesquisa e análise — ou retrabalho, considerando que a consulta manual exige checagens periódicas, enquanto as ferramentas automatizadas alertam quaisquer alterações nos dados.

Uma gestão de Compliance apoiada pelo uso de tecnologia de ponta garante vazão ao volume de trabalho e confere produtividade ao time de analistas, que pode rastrear uma empresa ou Pessoa Física de diferentes perspectivas (cadastral, societária, fiscal, tributária, judicial, trabalhista) em questão de segundos e, dessa forma, prevenir seu negócio contra fraudes ou eventuais parceiros ineficientes.

Neoway Watcher: controle sobre os riscos

Quando se trata de gestão de riscos, é comum as empresas realizarem uma análise pontual dos seus prestadores de serviços, representantes, parceiros de negócios e fornecedores , mas não costumam manter um processo contínuo de diligência. Investigam e dão um parecer no momento da contratação e, dificilmente, devido à infinidade de tarefas do dia a dia, retornam para reavaliar um mesmo terceiro.

Diante desse cenário, a Neoway desenvolveu recentemente o Watcher – uma ferramenta para monitorar automaticamente milhões de dados públicos sobre Pessoas Físicas e Jurídicas, com o objetivo de apoiar decisões de Risk & Compliance. Com a aplicação, o cliente seleciona uma lista de empresas e/ou sócios que precisa monitorar e define quais são as regras e variáveis que deseja usar para fazer esse acompanhamento. Assim, quando é identificada qualquer alteração nas informações que foram pré configuradas, ele recebe um alerta na mesma hora.

Entre as variáveis que podem ser monitoradas estão a situação fiscal e alterações cadastrais na Receita Federal, a inclusão de processos judiciais, mudanças no quadro de funcionários, menções em listas restritivas, participação em infrações administrativas e envolvimento em irregularidades ambientais ou trabalho escravo. Com relação a Pessoas Físicas, atuação política, antecedentes criminais e menções em listas internacionais e participação (mesmo que passiva) em processos judiciais estão sob monitoramento.

Em um exemplo prático, você pode escolher ser notificado caso algum dos sócios de uma empresa que seja sua fornecedora se torne PEP (Pessoa Politicamente Exposta) ou alvo de um mandado de prisão. Ou quando um terceiro com o qual sua empresa tenha alguma relação de negócios entre em uma lista restritiva (CEPIM, CEIS, CNEP) ou faça uma doação política. Por meio da ferramenta, é possível definir quais variáveis representam “red flags” para sua empresa e selecionar as pessoas que deverão receber esses alertas sempre que houver alteração em alguma delas.

As regras de monitoramento podem ser personalizadas com poucos cliques, definindo prioridades, níveis de criticidade e variáveis do ramo de atividade da empresa — sem que haja um custo adicional para isso. O usuário do Watcher não precisa ter noções de programação e navegará em uma plataforma intuitiva e amigável para tomar suas decisões de forma rápida e eficiente.

Como vimos, o Watcher é capaz de oferecer uma gama de soluções para gestão de compliance e monitoramento contínuo de riscos. Entre em contato com a Neoway para conhecer mais detalhes e condições da aplicação.