Índice
- O que é a análise de dados para empresas?
- Para que serve a análise de dados?
- Como os dados podem ser usados em marketing e vendas?
- A importância da inteligência de dados para a saúde financeira de negócios
- Como os bancos de dados B2B geram oportunidades de negócio?
- Conheça a solução Neoway para análise de dados para empresas
Com o uso de análise de dados e de inteligência comercial, a Mercedes-Benz conseguiu aumentar seu ROI em 34 vezes, a partir da potencialização e qualificação de seus leads. Como a adoção de uma estratégia de análise de dados para empresas pode levar a resultados tão expressivos? Veja no artigo a seguir.
Quer acelerar a chegada da sua empresa ao próximo nível?
Soluções completas e adaptadas para o momento do seu negócio.
O que é a análise de dados para empresas?
A análise de dados é a utilização dos dados a que uma empresa tem acesso para tomar decisões melhores, maximizar resultados e reduzir riscos.
Com um volume progressivamente maior de dados produzidos diariamente e sem qualquer sinal de desaceleração, essas informações, que em muitos casos parecem desconexas, podem apontar padrões.
A capacidade de identificar esses padrões e transformá-los em base para um planejamento estratégico virou um diferencial competitivo, capaz de ajudar uma empresa a conquistar mercado e se sobrepor aos concorrentes.
Para que serve a análise de dados?
A análise de dados é uma ferramenta cada dia mais importante e que tem se tornado um diferencial competitivo em qualquer ramo de atividade.
Praticamente todos os movimentos realizados virtualmente deixam um rastro de dados. Uma compra qualquer e o acesso a uma página são exemplos básicos de informações geradas rotineiramente na internet.
Essas informações permitem olhar para o passado para observar o que já aconteceu e, a partir disso, projetar o futuro. Portanto, o processo de análise de dados visa encontrar padrões para definir estratégias e aumentar as chances de sucesso.
Assim, por exemplo, se um consumidor comprou um livro, a análise de dados permite inferir que ele pode se interessar por outros títulos com base nos hábitos de outras pessoas que também adquiriram o mesmo produto.
Essa é uma das formas mais conhecidas de utilização de dados para alavancar negócios, presente em basicamente todas as plataformas de e-commerce.
A análise de dados é justamente a técnica pela qual é possível dar sentido a informações aparentemente desconexas, mas que, quando observadas pelo prisma correto, apoiam as tomadas de decisão e minimizam o espaço para subjetividades.
Como os dados podem ser usados em marketing e vendas?
O Marketing Analytics é uma das disciplinas do marketing que trabalha com dados para detectar padrões que permitam entender o passado e projetar o futuro, além de apresentar caminhos de ação para o presente.
A partir das técnicas de analytics, uma empresa pode quantificar com clareza o ROI de estratégias no ambiente digital e focar esforços naquilo que produz os melhores resultados.
Leia mais: 5 passos para obter previsão de vendas com machine learning
Além disso, é possível entender melhor o comportamento dos clientes para alcançá-los de maneira mais efetiva, monitorar a concorrência e aumentar a previsibilidade dos negócios por meio de técnicas preditivas.
Em vendas, a análise de dados também tem um papel importante na melhoria de resultados a partir de decisões mais precisas, com um CRM capaz de apresentar informações relevantes em tempo real.
Marcela Costa, Coordenadora de CS de produto de Marketing e Vendas, fala sobre o processo de enriquecimento de dados no CRM e como ele é fundamental no planejamento estratégico de uma empresa.
É possível aprimorar a geração de leads, já que os dados permitem entender e refinar o funil de vendas. Assim, dá para identificar os clientes que valem a pena ser abordados.
Dados também ajudam a qualificar a equipe de vendas para desenvolver novas estratégias que sejam mais eficazes, permitindo uma renovação sempre que for necessário.
Por fim, a análise de dados apoia na maximização do ciclo de vida dos clientes dentro das empresas, com a possibilidade de prever o churn e detectar potenciais pontos de insatisfação antes mesmo que o consumidor se manifeste. Essa inteligência comercial permite agir preventivamente para sua retenção e fidelização.
A importância da inteligência de dados para a saúde financeira de negócios
Aqui estamos falando de um campo importantíssimo para as empresas que é o da Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI).
Trata-se de uma abordagem que ajuda nas tomadas de decisão baseadas em dados, e envolve coletar, organizar, analisar e visualizar dados de negócios para fornecer insights sobre o desempenho, permitindo tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Essa inteligência de dados pode ajudar as empresas em cinco principais frentes, como na saúde financeira dos negócios, a primeira listada a seguir.
- Análise financeira: o BI pode ajudar empresas a monitorar a saúde financeira, analisar tendências de desempenho e identificar oportunidades de redução de custos.
- Análise de marketing: é possível usar dados para avaliar o desempenho de campanhas de marketing, segmentar clientes com precisão e identificar melhores oportunidades.
- Análise de estoque e logística: uso de dados para automatizar processos de estoque e logística, rastrear o desempenho de fornecedores e identificar gargalos na cadeia de suprimentos, por exemplo.
- Análise de RH: a análise de dados pode ajudar a supervisionar a satisfação do funcionário, identificar áreas de treinamento e desenvolvimento e melhorar a gestão de desempenho.
- Análise de operações: ter dados auxilia no monitoramento do desempenho operacional, identifica gargalos de produção e melhora a eficiência geral.
Como os bancos de dados B2B geram oportunidades de negócio?
Um bom banco de dados sobre outras empresas que podem se tornar clientes, parceiras ou fornecedoras, pode ajudar a incrementar um negócio de várias maneiras.
A partir da análise desses dados, que pode ser integrada ao CRM da empresa, é possível, por exemplo, segmentar grupos e indivíduos, oferecendo a possibilidade de personalização de campanhas em ações de inbound marketing, outbound marketing, ABM e ABS.
Os dados, relativos a clientes e potenciais clientes, podem considerar critérios diversos, como:
- geográficos;
- demográficos;
- comportamentais;
- psicográficos;
- relacionais;
- processuais, entre outros.
Com os dados em mãos, equipes de marketing e de vendas podem obter insights para elaboração de planos de ação, criação abordagens hiperpersonalizadas e podem oferecer um melhor entendimento das preferências do público, acelerando, assim, a jornada de compra.
Outra vantagem dos softwares que fazem análise de dados corporativos é o aumento da produtividade. Com todos os dados relativos ao cliente organizados e atualizados em um único local, um colaborador tem a possibilidade de averiguar atividades prévias e focar em soluções de maneira mais ágil e preditiva.
Renata Contidio, do time da PJ Neblina, conta como a empresa obteve um aumento de 43% de faturamento utilizando a inteligência de dados da Neoway:
Conheça a solução Neoway para análise de dados para empresas
A Neoway possui uma solução de inteligência ideal para acelerar os resultados em todos os estágios de um negócio. Além de ferramentas como B2B Intelligence e B2B2C Intelligence, que usam uma sólida base de dados para apresentar estratégias embasadas de marketing aos seus clientes, a Neoway desenvolveu um modelo de machine learning para Marketing e Vendas que é focado na predição para trazer mais antecipação para as vendas e garantir o acesso ao potencial de mercado.
O On Target utiliza machine learning e Big Data Analytics para determinar, a partir dos dados das próprias empresas, o padrão do seu cliente ideal e encontrar perfis semelhantes no mercado.
Ao cruzar informações cadastrais internas (CRM, por exemplo) com outras informações externas, de bases públicas, o On Target aplica diferentes variáveis para criar grupos de clientes e listar uma espécie de ranking dos que têm mais similaridade de aderência e intenção de compra. A ferramenta alcança precisão de 95% na indicação de leads relevantes.
Você sabia que a Inteligência Artificial que recomenda para você seu próximo filme ou música também já é capaz de indicar o melhor caminho para impulsionar as suas vendas? Esse é o propósito do Neoway On Target. Assista ao vídeo e entenda mais:
Para cada um desses leads em potencial, o modelo consegue projetar predições de ticket médio e ciclo de vendas, gerando mais previsibilidade de receita e recomendando os melhores produtos para aquele lead específico, o que maximiza a conversão.
Esse sistema de recomendação de leads qualificados mantém a ferramenta aprendendo constantemente, gerando leads cada vez mais aderentes ao negócio da empresa e criando um modelo a longo prazo, com retroalimentação inteligente.
Quer saber como sua empresa pode conseguir mais leads qualificados e aumentar o ticket médio? Acesse e veja mais detalhes da solução On Target.