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Base de dados: saiba a importância de ter na sua empresa

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Veja o que é e para que serve uma base de dados, sua importância, para quem é indicada, os tipos e como a Neoway pode ajudar a sua empresa!

Nunca antes dados foram tão importantes para a atuação das empresas no mercado. Devido à alta competitividade, o uso dos diferentes tipos de informações que podem ser coletadas e armazenadas é fundamental para direcionar a tomada de decisões estratégicas na empresa. E por esse motivo é que cada vez mais empresas têm investido em bases de dados.

Neste post, veja o que é e para que serve uma base de dados, qual a sua importância, para quem é indicada, quais são os tipos e como a Neoway pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!

Base de dados: saiba a importância de ter na sua empresa

O que é e para que serve uma Base de Dados?

Base de dados é um recurso para coleta, armazenamento e organização de dados estruturados de maneira consistente, protegida e acessível.

Essas bases podem armazenar informações sobre qualquer assunto ou finalidade, como pessoas, empresas, produtos, lugares etc.

Para isso, é preciso que os dados estejam estruturados para permitir que sejam atualizados, modificados, adicionados, excluídos e acessados sempre que necessário.

As bases de dados são configuradas e gerenciadas por meio de diferentes linguagens de programação e busca, como SQL, Javascript, entre outras.

Já a sua operação é feita mediante o uso de sistemas de gestão de base de dados (DBMS ou database management system).

Em empresas, as bases de dados são utilizadas para fazer o gerenciamento de diversos conjuntos de informação com o objetivo de facilitar sua organização, manutenção e pesquisa de dados. 

Em outras palavras,é uma ferramenta capaz de estruturar informações e integrá-las aos demais sistemas da organização, disponibilizando-as ao usuário.

Essas informações são essenciais para embasar a tomada de decisão na empresa, permitindo uma gestão baseada em dados concretos, e não mais em achismos ou em instintos.

Importância de ter uma Base de Dados na sua empresa

Base de dados: saiba a importância de ter na sua empresa

A base de dados armazena e gerencia o que há de mais valioso para uma empresa: informações. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações devem ser capazes de dar respostas mais rápidas e assertivas, por meio de estratégias bem planejadas e executadas. 

Nesse sentido, a base de dados é aliada fundamental na disputa por maior espaço no mercado, transformando esses dados em conhecimento.

Uma base de dados bem estruturada vai pautar todo o funcionamento da empresa. 

Por meio da análise dessas informações, o gestor tem em mãos os recursos necessários para avaliar o caminho que a organização está tomando e a necessidade de corrigir rumos ou intensificar as ações que estão dando certo. Ou seja, é fator fundamental para a tomada de decisões.

Do controle interno da empresa – de estoque a funcionários – ao relacionamento com o público, a base de dados permite um controle muito mais fluido dos processos e procedimentos da organização, fator que comumente acarreta em melhores resultados.

Veja alguns dos benefícios que uma base de dados pode trazer para empresas:

    • Transforma a mentalidade da empresa, que passa a atuar com base em indicadores práticas e empíricos;
    • Aprimora a gestão das informações, permitindo à empresa manter somente os dados que são relevantes para a sua atuação;
    • Aumenta a produtividade, eliminando redundâncias, reduzindo gastos e otimizando processos;
    • Fornece análises e comparativos, aumentando o nível de acerto por meio de informações estratégicas para a tomada de decisão;
    • Melhora a comunicação entre as diferentes áreas da empresa, evitando conflitos e falhas operacionais;
    • Reduz os riscos operacionais, uma vez que as ações serão comandadas em conjunto;
    • Reforça a segurança por meio de mecanismos de defesa e da restrição de acesso ao sistema.

Leia mais: Como implementar uma rotina de administração de informações na empresa

Para quem é indicado ter uma Base de Dados?

Bases de dados podem ser utilizadas por quaisquer empresas que necessitem manter informações estruturadas, organizadas e de fácil acesso sobre o segmento em que atuam, seus clientes, produtos e serviços, concorrentes, fornecedores etc.

Assim, podem contar com bases de dados organizações da área de vendas, marketing e inteligência de mercado em diversos segmentos, como automotivo, bens de consumo, construção civil, advocacia, instituições financeiras, saúde, tecnologia, telecom, transporte, entre outros.

Quais são os tipos de Base de Dados?

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Existem diversos modelos de base de dados disponíveis. Destacamos os principais:

Relacional

A base de dados relacional é um modelo em que as informações são tabeladas, isto é, estruturadas em linhas e colunas relacionáveis. 

Nesse modelo, a inserção de informações é muito mais simples e permite a recuperação de forma bastante prática.

A ideia é cruzar dados e fazer relações que sirvam para auxiliar na tomada de decisões. Por isso, é muito utilizado em sistemas ERP, CRM ou de gerenciamento financeiro.

Não relacional

A base de dados não relacional não conta com a mesma versatilidade da anterior, mas é fundamental para atender as demandas que o modelo relacional não consegue suprir. 

É o caso, por exemplo, de dados mistos, em que há elementos além de tabelas, como imagens e mapas, que não podem ser colocados em colunas e linhas.

Esse modelo também é muito utilizado em soluções baseadas em nuvem. As bases não relacionais buscam uma maior consistência nas informações armazenadas e tolerância no particionamento das informações.

Orientado a objetos

Este tipo de base de dados tem como principal diferença o tipo de dado que armazena. Como o nome sugere, trata-se de uma base voltada para objetos, e não dados pessoais. Isso faz com que seja uma boa alternativa para empresas que comercializam produtos.

Esse modelo não trabalha com tabelas e, por isso, é mais flexível, permitindo que cada ativo tenha diferentes tipos de dados e que novas estruturas sejam criadas, sem que isso comprometa sua estruturação.

Servidor

Embora não seja base de dados propriamente dita, os servidores são uma alternativa para empresas que necessitam gastar muito tempo na busca por documentos. 

Esse é um modelo não relacional focado no alto desempenho para a recuperação de informações, voltado exclusivamente para consultas e análises rápidas. 

Sua principal vantagem é a escalabilidade do volume de dados, além da eficiência nas buscas.

Nuvem

A base de dados em nuvem é uma inovação que foi puxada pela evolução do acesso à internet. É um repositório de dados que se encontra em uma plataforma hospedada na nuvem.

Esse modelo pode seguir os padrões tradicionais ou ainda ser ofertado como um serviço, os chamados DBaaS (database as a service). 

Nesse caso, as tarefas administrativas são feitas de forma terceirizada, por meio de um provedor de serviços.

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Uma boa base de dados é composta por alguns elementos-chave. São eles:

Definição

Uma base de dados depende não apenas da coleta das informações, mas também da sua disponibilidade e da facilidade com que podem ser interpretados. Afinal, reunir dados e não saber se eles podem ser de fato utilizados não têm grande valia. 

Nesse sentido, o primeiro passo para ter uma base de dados é definir quais são as informações mais relevantes para a empresa.

Organização

Organizar os dados é o passo seguinte. Para isso, a empresa deve categorizá-los em grupos relacionáveis, facilitando o acesso a essas informações. 

A padronização dos dados também deve ser seguida, de modo a evitar erros e inconsistências.

Acesso

Bases de dados modernas, incluindo o modelo relacional, são baseadas em uma linguagem de programação chamada SQL (Structured Query Language). 

Ela permite acessar, atualizar e excluir os dados das tabelas, além de permitir o acesso de outros programas.

Relacionamento

Outro ponto fundamental para ter uma base de dados é permitir que as diferentes tabelas se relacionem entre si. 

Portanto, além da relação entre os elementos de uma tabela, o sistema pode organizar e fazer a relação entre duas ou mais tabelas. 

Esse controle possibilita à empresa fazer uma análise mais precisa das informações.

Atualização

Como vimos, a possibilidade de atualização dos dados é algo intrínseco às bases de dados. 

Afinal, é necessário que os usuários possam inserir novas informações, atualizá-las e excluir dados que estejam desatualizados.

Pesquisa

A consulta de informações é outro ponto-chave. O sistema de gerenciamento utilizado deve permitir que a empresa construa e mantenha seus dados, garantir o acesso aos usuários e possibilitar que eles pesquisem determinadas informações utilizando diferentes critérios. 

Para isso, a base deve armazenar os dados de maneira organizada e sequencial.

Leia mais: Processo de inovação com Big Data: use fontes externas em suas análises 

Base de Dados e a tecnologia: veja a correlação

 

Muitas empresas buscam mais clientes e procuram formas para segmentá-los com mais precisão para chegar nos melhores perfis de conversão. 

Além disso, é necessário saber quais são os mercados com maior potencial para, assim, expandir as atividades e ter segurança para analisar os riscos de todas as operações.

O problema é que existem organizações que ainda utilizam uma base de dados genérica, como listas compradas de birôs e consultorias; e esse não é o melhor caminho. 

Na verdade, a empresa que faz isso está perdendo tempo e dinheiro que poderiam ser destinados a outras ações e investimentos para aumentar sua competitividade no mercado.

Há dois grandes problemas em usar bases de dados estáticas e offline. O primeiro é ter que segmentar e validar manualmente os leads comprados. 

Isso exige tempo  – especialmente para grandes volumes de dados – e, quando chega o momento de o time de vendas entrar em contato, as informações normalmente já estão desatualizadas. 

O outro é a qualificação desses leads, que dificilmente pode ser refinada a ponto de otimizar o trabalho de vendas.

E na solução desses dois problemas entra a importância da tecnologia para a construção de base de dados. 

Ferramentas de  Big Data Analytics levaram  esses processos a um outro patamar de eficiência e segurança, permitindo a coleta, análise e armazenamento de grandes volumes de dados. Tudo isso de forma automatizada e extremamente ágil, algo que seria impensável em um modelo estático.

Em suma, a tecnologia facilitou o uso de base de dados nas empresas, simplificando sua implementação e seu uso. 

Como resultado, cada vez mais negócios podem se beneficiar de uma atuação baseada em dados concretos para conquistar mais espaço no mercado.

Leia mais: Por que a Plataforma Neoway é muito mais do que uma base de dados?

A Neoway pode ajudar você a formar uma Base de Dados para sua empresa

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A Neoway desenvolve soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial que geram precisão para a tomada de decisão e produtividade para processos de marketing, compliance, prevenção contra fraudes, análises jurídicas, gestão de crédito, entre outros.

A Plataforma Neoway conta com um banco de informações unificado e inteligente, com diferentes fontes e sempre atualizado, o que torna as pesquisas mais rápidas, precisas e confiáveis. 

Assim, nossa solução transforma dados em conhecimento para ajudar os nossos clientes a ganhar mais e a perder menos.

Dentre as principais ferramentas da Plataforma Neoway, destacamos:

    • Neoway B2B Intelligence: para obter informações de todas as empresas do Brasil.
    • Neoway B2BC Intelligence: para encontrar dados sobre pessoas físicas.
    • Neoway Digital: para identificar visitantes de um site e os enriquecer com informações detalhadas sobre empresas e pessoas.
    • Neoway Construction: para entender o perfil das empresas da construção e arquitetos do país e identificar obras qualificadas.
    • Neoway Health: para acessar informações sobre estabelecimentos, profissionais de saúde e planos de saúde.
    • Neoway Lawsuits: para navegar na maior base de processos do Brasil.
    • Neoway Motors: para reconhecer leads com maior potencial de compra e direcionar vendedores, a partir de scores veiculares exclusivos.

Benefícios da Plataforma Neoway

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Fontes públicas, variadas, seguras e atualizadas

Com a Plataforma Neoway,é possível ter acesso a informações relevantes provenientes de fontes públicas e oficiais como: 

    • Portais de transparência dos órgãos governamentais;
    • Receita Federal;
    • IBGE;
    • Juntas comerciais; 
    • Tribunais e Fóruns; 
    • Banco Central; 
    • IBAMA; 
    • CNEP; 
    • Listas de restrições nacionais e internacionais (Lista Francesa, Offshore Leaks, OFAC, entre outras); 
    • Estudos de mercado e packs de dados estratégicos de diferentes segmentos – construção civil, saúde, telecomunicações, agronegócio, financeiro, varejo, tecnologia;entre tantos outros.

Empresas com foco em B2B podem, por exemplo, analisar mais de 150 parâmetros diferentes de um perfil de Pessoa Jurídica. 

Já as B2C, conseguem incrementar o perfil de consumidores ao incluir informações sobre potencial de consumo, condições sociodemográficas, preferências e estilo de vida.

Todos esses insumos são revisados e atualizados periodicamente, e todos os dados disponíveis já estão adequados à LGPD. 

Além disso, como a Neoway utiliza metadados, é possível validar a fonte e a data da informação, para, assim, comprovar sua veracidade e atualidade.

Cruzamento de dados para análises preditivas

Além dos insumos externos, a plataforma é ‘carregada’ com os dados estratégicos do cliente para o cruzamento rápido de informações. Combinados, esses dados ajudam a determinar com maior precisão uma probabilidade ou tendência para o segmento, sendo possível estabelecer um prognóstico mais sólido para cada ação.

Assim, há mais possibilidades de entendimento do mercado e refinamento de perfis de clientes para segmentação e prospecção. 

Pode-se, por exemplo, buscar por perfis semelhantes aos já atendidos (clonagem de perfil) para que se encontre o cliente ideal, ou agrupar os perfis desejados para uma estratégia específica. 

É possível, ainda, conhecer o tamanho real do mercado de atuação, entender o potencial de outros nichos e identificar oportunidades de expansão.

Outras possibilidades proporcionadas pela Plataforma Neoway estão ligadas à análise de risco, no contexto de compliance.

Rapidamente, a empresa pode rastrear uma organização e/ou uma Pessoa Física e entender como cada uma delas está posicionada no mercado sob diferentes perspectivas – cadastral, societária, fiscal e tributária, judicial e extrajudicial, trabalhista, política (PEP), socioambiental, entre outras.

Também é possível conhecer seus possíveis relacionamentos empregatícios, societários e familiares. 

Assim, a ferramenta permite que se detecte e corrija possíveis ameaças à integridade da organização em diferentes operações e em várias frentes de atuação, como concessão de crédito, recuperação de ativos, fechamento de parceria com fornecedores, onboarding de novos clientes, entre outros.

Modelagens estatísticas personalizadas

Outro fator importante e que amplia ainda mais as possibilidades de uso da Plataforma Neoway é a criação de modelos estatísticos para as análises.

Feitas de acordo com as necessidades e características de cada modelo de negócio, as modelagens personalizadas ampliam as análises preditivas para a tomada de decisão em cada setor e são usadas em alinhamento com os objetivos e  estratégias da empresa. Hoje, mais de 7 mil variáveis podem ser trabalhadas nesses modelos estatísticos.

Para o setor bancário, por exemplo, temos as modelagens de dados para conhecer a faixa de renda de clientes e raio de atuação por agência. Já para o segmento de seguros, é possível antecipar a identificação de fraudes em sinistros a partir de scores personalizados e, assim, obter mais previsibilidade. 

Compliance e segurança de dados

Além de monitorar as ameaças externas, a Plataforma Neoway garante a segurança da informação de seus clientes – e também dos clientes deles – por meio de recursos alocados em seu sistema.

Oferece, ainda, criptografia, manuseio seguro de dados, controles de acesso baseados em funções, auditabilidade e integridade dos dados – todos recursos desenvolvidos por especialistas em segurança de dados. Também armazena históricos de criação e edição dos arquivos por até 5 anos.

Além disso, a ferramenta está completamente adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e já possui uma estrutura de governança de dados que segue os padrões mais elevados do setor de Tecnologia da Informação

Assim, a Neoway garante que todo o processo de armazenamento das informações estratégicas dos seus clientes, captura de dados externos e diferentes análises realizadas estejam em perfeita conformidade com os recursos de proteção, evitando, assim, vazamentos, compartilhamentos e usos indevidos.

Base de dados: saiba a importância de ter na sua empresa

Conclusão: recapitulando sobre Base de Dados

Base de dados é um sistema que armazena e relaciona informações. Seu grande trunfo é substituir modelos estáticos e físicos por uma tecnologia que permite dar mais acessibilidade e segurança aos dados sensíveis da organização, sejam eles sobre a própria empresa, seus clientes, seus colaboradores, seus estoques ou quaisquer outras informações.

As bases trazem mudanças significativas para as empresas, proporcionando uma nova cultura organizacional e operacional que coloca os dados no centro da tomada de decisões, utilizando-os como ferramentas estratégicas.

Por isso, qualquer organização que busca ter sucesso em um mercado altamente competitivo e avançado tecnologicamente não pode ignorar as vantagens que uma base de dados pode trazer para sua atuação.

Afinal, sem dados, as empresas não têm informações estratégicas que melhor direcionam seus rumos. O poder da informação não pode ser menosprezado, e aqueles que se deram conta disso ocupam, hoje, um lugar de destaque no mercado.

Veja o case da SKF, uma empresa centenária que implementou um mindset data driven e aprimorou o processo de prospecção  

Quer entender na prática como a Plataforma Neoway funciona? Fale com os nossos especialistas. 

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
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