Segmentação de clientes: como fazer e passo a passo para a implementação

SCROLL DOWN

Índice

  • Por que segmentar clientes?
  • Passo a passo para fazer uma segmentação de clientes eficaz
  • Segmentação de clientes precisa de dados e tecnologia
  • Benefícios com a segmentação de clientes

A segmentação de clientes tem contribuído para o sucesso das estratégias de negócios de diferentes portes e setores. Ao decidir segmentar sua base, a empresa consegue definir o seu cliente ideal, rever seu posicionamento, encontrar novos nichos ou adotar processos mais eficientes de prospecção, vendas e distribuição. 

Mas, para que tudo isso aconteça, a segmentação deve ser feita com base em alguns aspectos geográficos, demográficos, comportamentais e hábitos de consumo. Ou seja, é preciso executá-la de ponta a ponta para trazer bons resultados.

Neste post, veja por que segmentar clientes, o passo a passo para fazer isso de maneira eficiente, a importância dos dados e da tecnologia no processo, os benefícios dessa estratégia e como a Neoway pode ajudar a sua empresa.

Baixe agora o nosso Guia Data Driven e entenda como a análise de dados vai levar sua empresa além.

Por que segmentar clientes?

Infográfico: Por que segmentar clientes? Estratégias de marketing e vendas mais direcionadas; melhor experiência do cliente; retenção de clientes; otimização da solução.

A segmentação de clientes é um processo que, como o próprio nome sugere, consiste em dividir clientes e prospects (potenciais clientes) em diferentes grupos. 

A ideia é facilitar a atuação dos times de marketing e vendas ao longo de toda a jornada do cliente junto à empresa.

Dessa forma, por meio dos critérios de segmentação, o time comercial pode direcionar seus esforços para quem tem o perfil ideal, isto é, o cliente com dores e demandas que mais se alinham às soluções da empresa e que, por consequência, podem gerar mais engajamento e receita.

A segmentação de clientes permite, portanto, direcionar ações, campanhas e abordagens de uma forma geral para atrair, converter e reter mais clientes com esse mesmo perfil.

Leia mais: Como a segmentação de clientes impulsiona os negócios

Estratégias de marketing e vendas mais direcionadas

Para garantir uma venda, é necessário encantar o cliente, mostrando os valores do produto/serviço oferecido e o porquê daquela solução ser a melhor opção para ele.

E, para isso, é primordial criar um relacionamento próximo, que foque em uma comunicação direcionada e personalizada.

A segmentação de clientes permite filtrar demandas específicas de um determinado grupo para que, dessa forma, a empresa consiga mostrar empatia com as dores de seus clientes e provar que tem aquilo que eles precisam para solucionar o problema.

Neste caso, é indispensável considerar as personas do negócio. Este é o fator que vai determinar a linguagem, os canais, o tipo de abordagem e outros pontos importantes que vão ser direcionados para cada um desses perfis.

Com uma campanha orientada e focada nesse diagnóstico, a empresa consegue demonstrar que tem em mãos a solução ideal para o cliente alcançar seus objetivos.

E, na verdade, isso vale já desde a etapa de atração de leads pelo time de marketing. Afinal, por meio da produção de conteúdos focados em uma persona específica, considerando suas particularidades, há mais chances de atrair o interesse de potenciais clientes que se identificam com essas características.

Além de contribuir para uma definição de campanhas mais acuradas e de impulsionar a taxa de conversão, a segmentação de clientes aliada a estratégia de personas também auxilia a empresa a se tornar uma autoridade no assunto e uma fonte confiável – e confiança é um gatilho muito poderoso.

Melhor experiência do cliente

Um dos grandes benefícios da segmentação de clientes é proporcionar experiências mais personalizadas. 

Isso acontece porque, como dito anteriormente, essa estratégia favorece a construção de uma abordagem direcionada para um grupo específico de compradores, que compartilham interesses semelhantes. 

Com isso, a empresa consegue entregar mais valor a seus clientes e aumentar suas vendas.

De fato, uma experiência positiva passa diretamente pela personalização e pela entrega de soluções customizadas. 

Um estudo da Accenture mostra que 91% dos consumidores entrevistados tendem a comprar de marcas que enviam e oferecem ofertas personalizadas. E isso só é possível por meio da segmentação de clientes.

Ao estudar sobre seus clientes para segmentá-los, a empresa passa a conhecê-los melhor, o que é fundamental para entregar uma experiência única e atender (ou até superar) suas necessidades e expectativas.

Retenção de clientes

A segmentação de clientes não colabora apenas para o processo de aquisição de novos consumidores, mas também para sua retenção.

Um dos fatores que auxiliam na manutenção de clientes é a estruturação de uma área de Customer Success que seja especializada em cada um dos segmentos que a empresa atende, capacitando seus profissionais para os diferentes perfis de clientes.

Leia mais: O que é taxa de retenção e como calculá-la

Além disso, como vimos, a segmentação ajuda a aumentar a confiança do consumidor na empresa. E quando isso acontece, os clientes tendem a manter um relacionamento mais duradouro com a marca.. 

Afinal de contas, se ela o ajudou no passado, dando exatamente o que ele buscava, é provável que ela o ajude no futuro.

Quando feita de forma adequada, a segmentação de clientes permite que a organização conheça seus clientes profundamente. 

Ao dividi-los em grupos específicos, é possível ter mais insumos sobre o que se pode oferecer além da solução principal – cross e up selling – e mostrar que a empresa segue dedicada a oferecer a melhor experiência, e resolver os problemas de seus clientes.

Ao somarmos confiança à personalização e à experiência de valor, a segmentação ajuda a melhorar a satisfação geral dos clientes, potencializando sua lealdade à marca, e fazendo-os perceber o real valor da empresa – e, no melhor dos cenários, compartilhar esse sentimento com outros.

Veja mais sobre Retenção, Cross sell e Up Selling para aumentar as vendas neste webinar:

Otimização da solução

A segmentação de clientes também ajuda a identificar as lacunas do mercado em relação às dores de perfis semelhantes aos de sua base.

Assim, por meio da análise das informações dos diferentes segmentos, é possível obter insights sobre comportamento do público para a realização de ajustes na solução oferecida ou a criação de novos produtos e serviços.

Novamente, isso se relaciona com a personalização (os clientes vão se sentir como se a solução tivesse sido criada apenas para eles) e reflete na satisfação dos consumidores.

Passo a passo para fazer uma segmentação de clientes eficaz

Passo a passo para fazer uma segmentação de clientes eficaz: 1. Tenha uma base de dados completa e organizada 2. Estabeleça objetivos de segmentação de clientes 3. Determine as variáveis e faça filtros com sua base de dados 4. Segmente seus clientes em grupos 5. Faça análise de seus segmentos e realize ajustes, caso necessário]

Tenha uma base de dados completa e organizada

No centro de todas as estratégias de marketing e vendas temos os contatos da empresa, sua base de dados sobre seus clientes. 

No entanto, um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações é justamente saber o que fazer com essas milhares de informações e como transformá-las em conhecimento.

Para realizar uma boa segmentação de clientes, é essencial organizar e dar sentido à base de dados. Com o auxílio de ferramentas como CRMs e plataformas de Big Data Analytics, é possível transformá-la na principal fonte de informação sobre os clientes da empresa.

Estabeleça objetivos de segmentação de clientes

Antes de iniciar o processo, é vital pensar nos objetivos de adotar essa estratégia, ou seja, quais resultados a empresa espera alcançar. Alguns exemplos de objetivos são:

  • Adquirir novos clientes;
  • Migrar para um novo mercado;
  • Fidelizar a base atual;
  • Lançar novos produtos.

Seja qual for a finalidade, é a partir dessa definição que a organização vai desenvolver as estratégias necessárias para atingir essas metas.

Vale notar que a segmentação de clientes é um processo único e exclusivo para cada negócio. Não há fórmula pronta nem como copiar o que foi feito em outra organização. 

Sendo assim, é impreterível que a empresa defina seus próprios objetivos, conforme as suas necessidades e características, e estabeleça metas que sejam mensuráveis, relevantes e atingíveis.

Os objetivos traçados podem ser específicos para cada setor ou combinar marketing, vendas e produtos.

Determine as variáveis e faça filtros com sua base de dados

Após organizar a base de dados e definir os objetivos para a segmentação de clientes, a próxima etapa é a definição das variáveis que serão consideradas no processo.

Nesse caso, a empresa precisa refletir sobre quais casos são realmente relevantes para suas operações e se eles estão disponíveis na sua base.

Uma vez que elas foram estabelecidas, parte-se para a segmentação propriamente dita. E isso é feito com o auxílio de filtros, que serão aplicados à base de dados, ou por meio da contratação de serviços que forneçam os dados necessários segundo as variáveis definidas.

Em muitos casos, é possível começar com poucas variáveis. Diante disso, nessa fase, é importante definir se a empresa deseja que mais elementos sejam incluídos ou se prefere restringir a segmentação e manter a base de dados enxuta.

Segmente seus clientes em grupos

Este é o momento de decidir como os clientes serão segmentados, isto é, em quais grupos os diferentes perfis serão agrupados. 

Não existe resposta certa ou errada; novamente, a escolha vai depender das particularidades e características do negócio, dos clientes e dos objetivos preestabelecidos.

Existem diferentes formas de segmentação de clientes, que permitem agrupá-los de diferentes formas, seja por fatores demográficos, geográficos, psicográficos ou comportamentais.

O objetivo deste agrupamento deve ser a criação de segmentos ricos em informações que ajudem, de fato, a guiar o processo de vendas. 

Com intuito de ser mais eficaz, esse processo pode ser feito com o auxílio de ferramentas que permitam sua automatização, como CRMs ou outras soluções de Big Data Analytics.

Faça análise de seus segmentos e realize ajustes, caso necessário

A definição dos grupos não é a etapa final da segmentação de clientes. É preciso reavaliá-la constantemente e fazer ajustes sempre que necessário. 

Para isso, você deve consultar os times de marketing e vendas em busca de insights e informações que ajudem nesse processo.

Também é importante pedir  feedback dos próprios clientes por meio de pesquisas e questioná-los sobre como utilizam a solução, por exemplo.

Nada impede que a empresa também realize testes e experimente novas formas de segmentação. 

O mesmo vale para quando há qualquer atualização no produto ou serviço, ou até mesmo no momento em que a organização realiza a revisão das suas personas.

Afinal, quais são os tipos de segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é um processo que divide grupos de clientes para direcionar campanhas de marketing. Portanto, existem muitas maneiras de subdividi-los. Destacam-se os seguintes tipos de segmentação:

  • Segmentação demográfica: idade, renda, gênero, grau de escolaridade, estado civil etc.
  • Segmentação psicográfica: traços de personalidade, valores, interesses, lifestyles etc. 
  • Segmentação comportamental: comportamento de compra, recompra, links clicados, taxa de abertura de emails, ticket médio, estágio do funil de vendas etc. 
  • Segmentação geográfica: localização, país, bairro, cidade, região, clima, densidade populacional, IDH etc.

Segmentação de clientes precisa de dados e tecnologia

Segmentação de clientes precisa de dados e tecnologia: Soluções de Big Data Analytics; Sistema de CRM e Integração API.

O maior desafio das empresas que decidem criar uma estratégia de segmentação de clientes é primeiramente identificar o perfil do cliente ideal

Ele será o ponto de partida para direcionar as demais ações visando à conquista deste tipo de consumidor e, por consequência, a obtenção de melhores resultados em vendas e faturamento.

É recomendado reunir dados e analisar quem são os atuais clientes da empresa e como anda a relação com eles. Assim, tem-se noção de qual direção tomar para a futura segmentação de clientes.

Para exemplificar: clientes com renda média de X reais adquiriram mais produtos num determinado período de tempo do que os clientes com renda média de Y reais. 

Considerando o custo do produto, juntamente com o período da compra ou contratação, pode-se ter uma primeira ideia do perfil de cliente mais rentável para a empresa.

Leia mais: Segmentação de clientes: a vantagem de contar com bons processos

Além de fazer esse levantamento, o segredo para uma segmentação de clientes que dê bons resultados está na forma como a empresa estrutura sua estratégia. 

Isso inclui não olhar apenas para dentro, mas também trabalhar com informações de mercado confiáveis.

É por isso que, por trás da segmentação de clientes, há sempre um trabalho que inclui a exploração do Big Data, associada ao uso de sistemas de inteligência para análises precisas. 

Essa combinação ajuda a empresa a conhecer melhor quem é seu cliente ideal e, a partir disso, traçar o caminho para segmentar sua atuação.

É possível, por exemplo, optar por priorizar um nicho, apenas um grupo específico de clientes ou simplesmente otimizar todo o trabalho de distribuição, economizando tempo e dinheiro, além de conferir maior efetividade ao trabalho dos representantes de vendas.

Soluções de Inteligência Artificial

Ferramentas de Inteligência Artificial proporcionam às empresas a possibilidade de atrair clientes cujo perfil seja alinhado às suas soluções e atuar de maneira mais personalizada e direcionada.

Por meio dessa tecnologia, é possível conhecer mais profundamente as características de cada grupo segmentado, o que permite uma análise de dados mais produtiva. 

Como resultado, a empresa consegue identificar oportunidades para atuar em novos nichos de mercado ou desenvolver/aprimorar soluções voltadas às necessidades dos consumidores.

Outro recurso da Inteligência Artificial, fundamental para a segmentação de clientes, é a possibilidade de prever cenários. 

A IA consegue analisar os dados comportamentais dos clientes e reconhecer tendências como “qual será a próxima compra”, “o intervalo entre uma aquisição e outra”, entre outras.

Dentro da Inteligência Artificial, tecnologias como o Machine Learning (aprendizado de máquina) permitem cruzar e analisar dados para automatizar processos e escalar campanhas.

Soluções de Big Data Analytics

O Big Data Analytics é uma das soluções que ajudam a tornar o processo de segmentação de clientes mais eficiente. 

Essa tecnologia automatiza a seleção e o cruzamento de informações relevantes, agilizando e dando mais precisão para as análises.

As ferramentas de Big Data Analytics também facilitam o acesso a informações internas e externas, gerando cada vez mais valor para o negócio.

Entre as vantagens dessa tecnologia para a segmentação de clientes, estão:

  • Identificar padrões e comportamentos de compra dos diferentes segmentos;
  • Analisar os dados coletados com precisão, cruzando informações de fontes internas e externas;
  • Desenvolver ações conforme os interesses de cada grupo de clientes, otimizando o uso de recursos financeiros e fazendo com que o time de vendas possa atuar sem perder tempo;
  • Organizar a carteira de clientes, segmentando-os de acordo com uma série de características;
  • Ter informações sempre atualizadas, fator importante especialmente em setores muito voláteis, como o varejo.

Saiba mais sobre como as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial ajudam a errar menos, entregar valor e acertar na estratégia comercial neste episódio do nosso podcast:

Sistema de CRM

O CRM é uma das principais ferramentas para as empresas que desejam filtrar sua base de clientes e estruturar as informações mais relevantes. 

Porém, para que funcione da forma correta, o sistema precisa ser abastecido com regularidade, criando um banco de dados sobre cada consumidor.

Além de armazenar dados sobre os diferentes perfis e demandas, o CRM também guarda o histórico de compras e de interações do cliente com a empresa. 

E essas informações são fundamentais para analisar seus desejos e preferências.

Aliás, é esse histórico que vai permitir às empresas traçarem o perfil do cliente ideal e, a partir dessas informações, buscar novos consumidores que podem potencializar os resultados, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), aumentando o Lifetime Value (LTV) e reduzindo a taxa de churn.

Integração API

API é o recurso utilizado para integrar sistemas e conectar diferentes aplicações, independentemente da sua linguagem. 

Essa integração possibilita uma série de melhorias para o processo de segmentação de clientes, o que ajuda na relação entre marketing e vendas.

Por meio de APIs, é possível, por exemplo, integrar as informações entre o software e o CRM da empresa para automatizar a segmentação do público na ferramenta de automação de marketing.

Benefícios com a segmentação de clientes

Além de ajudar a descobrir o perfil do cliente ideal – o que beneficia diretamente as estratégias de marketing, prospecção e vendas -, a lista de ganhos gerados pela segmentação de clientes inclui também:

  • Ter uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros, distribuídos com base em necessidades e objetivos reais;
  • Avaliar a estrutura das principais áreas da empresa com base nos direcionamentos que a segmentação de clientes gera, podendo levar à redução de determinados setores e reforço em outros, tanto em termos de pessoal quanto de verba;
  • Rever a política de terceirização de processos e a relação com fornecedores a partir do foco em determinados clientes, nichos ou geolocalização, desta forma você pode adquirir aquilo que realmente precisa e dar uma nova dinâmica aos processos que envolvem a empresa e terceiros;
  • Tomar decisões mais precisas – como a compra de empresas, abertura de nova filial ou expansão para outras localidades – com muito mais garantia de acerto por conta das análises fundamentadas em informações confiáveis.
Infográfico traz 6 passos de como realizar a mensuração e segmentação de clientes]

Conheça a inteligência de dados da Neoway que ajuda na segmentação de clientes

A Neoway oferece soluções completas para auxiliar empresas nas suas estratégias de segmentação de clientes. As principais ferramentas para ter eficiência nesse processo são:

B2B Intelligence

O Neoway B2B Intelligence permite o acesso a uma base de dados com todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

É possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial.

Com o B2B Intelligence, a organização consegue descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar os resultados com outras ferramentas da Neoway para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes e conhecer em detalhes o perfil desses contatos.

A ferramenta também possibilita acompanhar cada etapa da evolução do funil de vendas e aprimorar o potencial da força de vendas.

B2B2C Intelligence

O Neoway B2B2C Intelligence dá acesso a uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil, fornecendo informações como idade, localização, renda estimada, profissão, histórico funcional, probabilidade empregatícia, entre outras.

Por meio da integração com outras aplicações da Neoway, permite conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial, além de realizar pesquisas e aplicar filtros para gerar leads mais qualificados.

On Target

O On Target é uma solução que usa a inteligência artificial preditiva da Neoway para identificar o tamanho exato do seu mercado (TAM e SAM) com muito mais agilidade.

Com a IA preditiva potencializada pelo algoritmo de recomendação do mercado, seu time de vendas poderá cruzar dados e saber o melhor perfil de cliente para a sua empresa. Isso resulta em otimização de tempo e produtividade na prospecção outbound, além de maior previsibilidade de vendas.

CRMin

CRMin é uma aplicação que funciona como integrador entre as soluções Neoway e os principais CRMs do mercado, como o Salesforce. 

Essa ferramenta permite importar dados para a plataforma e exportá-los para o sistema CRM da empresa.

Dessa forma, o CRMin traz benefícios como:

  • Aprimorar as estratégias de segmentação de clientes e cruzamento de dados;
  • Priorizar leads mais qualificados, otimizando o tempo do time de vendas, que não precisa lidar com contatos pouco propensos ao fechamento;
  • Enviar leads diretamente para a força de vendas;
  • Receber leads de forma automática no CRM e priorizá-los de acordo com a propensão à compra;
  • Mapear oportunidades;
  • Realizar importações de dados automatizadas, sem a necessidade de interferência humana;
  • Realizar estudos para conhecer o cliente, encontrar oportunidades de vendas e identificar motivos de churn;
  • Qualificar e enriquecer leads.

Neoway API

O Neoway API permite que os dados coletados pela Neoway sejam integrados a quaisquer outros produtos ou serviços da escolha dos clientes, de maneira rápida e segura.

Suas principais funcionalidades são:

  • Automatizar os processos de exportação de dados e aumentar a produtividade das suas análises;
  • Alcançar compatibilidade em integração de sistemas e agilidade na troca de informações;
  • Utilizar dados modelados por cientistas de dados da Neoway a partir das necessidades do negócio;
  • Integrar os dados da empresa aos da Neoway para análises mais completas.
  • Utilizar API customizável para atender às necessidades específicas de diferentes departamentos da empresa;
  • Realizar auditorias dos acessos aos dados que passam pela API, conforme as regras da LGPD e do Marco Civil da Internet;
  • Ter mais controle sobre os acessos e as informações que serão disponibilizadas para os times.

Conclusão

Com a segmentação de clientes, as empresas podem organizar seus diferentes públicos e conhecê-los melhor. Desta forma, conseguem desenvolver ações de marketing e vendas bem-sucedidas.

Hoje, a tecnologia ajuda a potencializar os benefícios da segmentação com soluções que automatizam tarefas e possibilitam aos times coletar dados relevantes, prever cenários e atuar com mais eficiência.

Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a sua empresa a definir estratégias de segmentação de clientes mais precisas e rentáveis.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura